Nos siga nas redes sociais

Esportes

A pressão de abrir uma Copa em casa existe mesmo. E a Seleção a superou

Após susto, Neymar brilha e leva Brasil ao triunfo na estreia da Copa

Avatar

Publicado

A pressão de abrir uma Copa em casa existe mesmo. E a Seleção a superou

Ninguém falou que ia ser fácil. Todo o script-padrão a respeito do nervosismo de uma estreia e a dificuldade do favorito – e, no caso, anfitrião – de desenvolver seu jogo foi cumprido à risca na abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, numa Arena de São Paulo com mais de 62 mil pessoas. Teve gol contra, sufoco, sofrimento e, graças sobretudo a Neymar e Oscar, uma vitória brasileira por 3 a 1, com dois gols do camisa 10.

Foi a nona campanha de Copa do Mundo consecutiva que o Brasil iniciou com vitória – desde 1982. A última vez que os brasileiros caíram na primeira partida foi em 1934. Agora, com a tensão da abertura passada para trás, é a vez de ir para a seguinte: terça-feira, dia 17, diante do México.

Nos primeiros minutos, sem conseguir tomar conta da partida, a Seleção de Felipão abriu espaços e, em vez de exercer pressão como habitualmente faz sobre seus rivais, desta vez a sofreu. Com dez minutos, em arrancada de Ivica Olic, pela esquerda, seu cruzamento fez a bola, rasteira, cruzar toda a área. Quando retornava para a cobertura, Marcelo esbarrou na bola e a desviou para dentro do próprio gol: o primeiro gol contra brasileiro na história das Copas.

Foi preciso que algum tempo se passasse e os nervos se assentassem, apesar desse choque. Só assim o Brasil começou a criar como é capaz – e não foi pouco. Depois da primeira chance aos 21, quando Paulinho bateu para boa defesa de Pletikosa, o que se viu foi uma avalanche brasileira e, especificamente, de Neymar Jr.. Primeiro foi uma linda jogada individual até a linha de fundo, após a qual, no rebote, Oscar, de canhota, obrigou o goleiro croata a mais uma defesaça. Depois, outra canhota, a do próprio Neymar, decretou o empate: avançou, se livrou de dois jogadores e bateu rasteiro no cantinho. Primeiro gol de um camisa 10 brasileiro em Copas desde Rivaldo em 2002 e aquele que fez a Arena de São Paulo – como o Brasil todo – voltar a respirar. 

O problema é retornar com esse ritmo aos 45 minutos finais e não deixar o nervosismo aparecer de novo. Tudo o que a primeira etapa teve de emocionante e cheia de chances, o início da segunda teve de truncado. Quase não houve oportunidades, e a defesa croata assumiu a posição de se trancar. Foi só numa enfiada para Fred aos 24 minutos que o Brasil se aproximou para valer da área: o centroavante foi derrubado por Lovren e, na cobrança, Neymar bateu à meia altura, Pletikosa voou para espalmar… para dentro. Era o gol da virada e do início de novo sufoco, ainda que sem chances reais, dos croatas. E, na dúvida, no finalzinho, Oscar – que, contestado, jogou muita bola – fechou o placar ao puxar um contra-ataque e concluir de bico no santinho direito.

Para a história, pode acabar nem parecendo, ao olhar o placar, mas foi duro, e nem haveria como ser de outra forma. Era, afinal, o maior campeão das Copas abrindo a primeira edição em casa em 64 anos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Neymar deixa marca dos pés na calçada da fama do Maracanã

Redação PortalPE10

Publicado

O atacante Neymar passará a ter a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. Neste fim de semana, o jogador se reuniu com uma equipe do estádio para tirar os moldes que serão exibidos no local.

O jogador do PSG e da seleção brasileira foi recebido pelo secretário de esportes do Rio, Leandro Alves, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos posaram ao lado do atleta e do pai dele, Neymar da Silva Santos.

“Muito feliz e orgulhoso de poder fazer da história do futebol e me juntar ao lado de tantos craques que deixaram seus pés marcados no Maracanã”, escreveu Neymar no Instagram.

A calçada da fama do Maracanã reúne pegadas de mais de 100 personalidades do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Sócrates, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Ainda não há data para a inclusão da homenagem a Neymar no local.

O jogador do PSG passou as festas de fim de ano no Brasil e, logo após tirar os moldes dos pés, postou uma foto anunciando seu retorno à França. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando pra casa” escreveu o atleta.

Continuar Lendo

Esportes

São Paulo anuncia volta de Muricy Ramalho como coordenador de futebol

Tricampeão brasileiro com o clube, Muricy volta ao Morumbi após 6 anos.

Redação PortalPE10

Publicado

Muricy voltará ao São Paulo após período como comentarista – (Foto: Raw Image/Folhapress)

O São Paulo anunciou no sábado (2) o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O ex-técnico assumirá o cargo de coordenador de futebol.

A promessa havia sido feita em dezembro pelo então candidato à presidência Julio Casares, que assumiu nesta sexta-feira (1º) o comando do São Paulo no triênio 2021-2023. O treinador tricampeão brasileiro no Morumbi (2006-2008) deixou a Globo, em que era comentarista, no início do último mês.

Na nova função, Muricy deve acompanhar o trabalho cotidiano da comissão técnica, liderada por Fernando Diniz, e atuar em setores específicos, como os departamentos físico e médico.

Além disso, o ex-treinador deve ser responsável pela interface com outros dirigentes do clube e pela coordenação das categorias de base do São Paulo, facilitando o ingresso de jovens jogadores no CT da Barra Funda.

A última passagem de Muricy pelo clube foi de 2013 a 2015. Ele estava fora de times do futebol brasileiro desde maio de 2016, quando se afastou do comando técnico do Flamengo por problemas de saúde.

*Com informações FolhaPress.

Continuar Lendo

Esportes

Neymar ironiza festa para 500 pessoas e diz que todos “merecem celebrar a vida”

PortalPE10 com informações UOL

Publicado

Após ficar dias sem se pronunciar sobre a polêmica festa de Réveillon em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, Neymar publicou no Instagram nesta quinta (31), os preparativos para a sua celebração de Ano-Novo.

Nas imagens, ele mostra a decoração de sua casa, que tem uma enorme mesa de jantar com flores brancas e velas. “Jantarzinho de casa, com distanciamento entre uma cadeira e outra. E não é para 500 pessoas, tá”, ironizou o jogador do PSG sobre notícias que a festa reuniria esse número de pessoas.

“Na legenda do vídeo, Neymar escreveu: “Todos aqui para sermos felizes, depois de um longo e difícil ano! Nós merecemos celebrar as nossas vidas! Momentos únicos ficarão eternos em nossa memória.” Mais cedo, ele já havia publicado vídeo fazendo o exame para a detecção da Covid. Mostrou também o seu filho, Davi Lucca, realizando o teste.

Não fica claro se o jogador está em Mangaratiba ou em Santa Catarina. A assessoria de imprensa de Neymar informou na quarta (30) que ele deveria passar o Réveillon com a família e os amigos no estado catarinense.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.