Nos siga nas redes sociais

Esportes

Após espera de fiasco, imprensa muda discurso e diz que Copa foi sucesso fora do país

Depois da edição realizada no Brasil, publicações estrangeiras destacam hospitalidade do povo brasileiro

Avatar

Publicado

Se a imprensa do mundo inteiro estava apreensiva com o desempenho do país durante o Mundial antes da Copa começar, agora a situação é diferente. Desde o último domingo, quando a Alemanha sagrou-se tetracampeã no Maracanã, alguns jornais estrangeiros já apresentam um balanço positivo sobre a competição.

Maracanã jogo final Copa do Mundo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O “New York Times” Jornal dos Estados Unidos diz que o Copa no Brasil foi um sucesso fora das quatro linhas. Para o diário, apesar da atuação da Seleção decepcionante dentro de campo, a organização do evento foi impecável. Além disso, destaca que alguns dizem que esta foi a “melhor Copa do Mundo na memória recente” dos torcedores.

O britânico “The Guardian” segue a mesma linha e faz questão de destacar a hospitalidade: “Brasil comprova ser um perfeito anfitrião para inspirar uma comovente festa de Copa do Mundo”, diz o título da matéria. No entanto, o jornal fala também que o país precisa de uma reformulação no futebol, assim como também de explicações sobre os  valores gastos nas obras do evento. 

 

Montagem Jornais Copa do Mundo (Foto: Reprodução)Já o “Wall Street Journal” é mais pessimista e chega a falar em volta à realidade.  “O Brasil está passando por provações, incluindo o desafio de uma economia moribunda e eleições que potencialmente provocarão divisões em outubro. O país precisa se preparar para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, outro evento que os organizadores dizem que está atrasado e que mais uma vez provoca críticas sobre as prioridades de gastos do país”, cita.

Antes do início da Copa, as principais publicações internacionais já davam indícios claros de que não acreditavam que o Brasil conseguisse realizar um Mundial sem problemas.  Talvez a crítica mais emblemática  tenha sido a da revista alemã “Der Spiegel”, que publicou a montagem de uma bola pegando fogo em direção ao Rio de Janeiro com a manchete “A morte e os jogos”. 

O “The Times” também fez severas críticas ao Brasil. O diário publicou uma entrevista com o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, em que ele afirmava estar preocupado com os atrasos, sobretudo, das telecomunicações. O texto destacava ainda a distância que os torcedores teriam que enfrentar, “desde a Floresta Amazônica até a dominada pelo crime São Paulo”.

Revista "Der Spiegel", da Alemanha, destaca violência no Brasil antes da Copa (Foto: Reprodução)Protestos e a corrupção política também foram outros pontos levantados pela imprensa internacional neste período.No entanto, durante o campeonato, já era possível observar uma mudança de discurso.  O jornal francês “Le Monde” citou o “jeitinho brasileiro” como uma autêntica forma de improviso para que tudo desse certo, assim como o “El País”, da Espanha, que afirmou que o país superou as expectativas.

O conceituado “Financial Times”, cerca de dez dias antes do Mundial acabar, já classificava a competição como “vencedora”. Segundo a publicação – que ressaltou muito as belezas naturais do país –  o futebol ofensivo mostrado na Copa e o calor do povo brasileiro foram fundamentais para o sucesso. O jornal vai além e diz que o clima nas ruas era animado e ninguém sentia medo.

 

Até um pesquisador opinou sobre o evento. O francês David Ranc, especialista em esportes e relações internacionais que faz parte do projeto Pesquisa em Futebol em uma Europa Expandida (Free, na sigla em inglês), se manifestou dizendo o Mundial no Brasil foi mais bem organizado que as Olimpíadas de Londres em 2012.

Com informações :BBC Brasil

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Jogadores e presidente do Palmas-TO morrem após queda de avião

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Avião ficou completamente destruído após cair em Luzimangues — Foto: Divulgação

Um avião particular caiu momentos após decolar de uma pista de pouso no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional no Tocantis. A aeronave tinha acabado de decolar e acabou atingindo o solo em um matagal logo após a cabeceira da pista.

A assessoria do Palmas Futebol e Regatas informou que o presidente do time, Lucas Meira e quatro jogadores estavam na aeronave. Os atletas são Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari. Há ainda o piloto, identificado apenas como ‘Comandante Wagner’. Não houve sobreviventes.

A equipe enfrentaria o Vila Nova pela Copa Verde em Goiânia. A partida estava programada para esta segunda-feira (25). O Vila Nova emitiu nota lamentando o acidente e informando que vai colaborar para o adiamento da partida.

Imagens feitas no local mostram que a aeronave ficou completamente destruída com o choque. Além do IML e dos Bombeiros, equipes da Polícia Militar estão no local prestando apoio.

Continuar Lendo

Esportes

Neymar deixa marca dos pés na calçada da fama do Maracanã

Redação PortalPE10

Publicado

O atacante Neymar passará a ter a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. Neste fim de semana, o jogador se reuniu com uma equipe do estádio para tirar os moldes que serão exibidos no local.

O jogador do PSG e da seleção brasileira foi recebido pelo secretário de esportes do Rio, Leandro Alves, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos posaram ao lado do atleta e do pai dele, Neymar da Silva Santos.

“Muito feliz e orgulhoso de poder fazer da história do futebol e me juntar ao lado de tantos craques que deixaram seus pés marcados no Maracanã”, escreveu Neymar no Instagram.

A calçada da fama do Maracanã reúne pegadas de mais de 100 personalidades do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Sócrates, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Ainda não há data para a inclusão da homenagem a Neymar no local.

O jogador do PSG passou as festas de fim de ano no Brasil e, logo após tirar os moldes dos pés, postou uma foto anunciando seu retorno à França. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando pra casa” escreveu o atleta.

Continuar Lendo

Esportes

São Paulo anuncia volta de Muricy Ramalho como coordenador de futebol

Tricampeão brasileiro com o clube, Muricy volta ao Morumbi após 6 anos.

Redação PortalPE10

Publicado

Muricy voltará ao São Paulo após período como comentarista – (Foto: Raw Image/Folhapress)

O São Paulo anunciou no sábado (2) o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O ex-técnico assumirá o cargo de coordenador de futebol.

A promessa havia sido feita em dezembro pelo então candidato à presidência Julio Casares, que assumiu nesta sexta-feira (1º) o comando do São Paulo no triênio 2021-2023. O treinador tricampeão brasileiro no Morumbi (2006-2008) deixou a Globo, em que era comentarista, no início do último mês.

Na nova função, Muricy deve acompanhar o trabalho cotidiano da comissão técnica, liderada por Fernando Diniz, e atuar em setores específicos, como os departamentos físico e médico.

Além disso, o ex-treinador deve ser responsável pela interface com outros dirigentes do clube e pela coordenação das categorias de base do São Paulo, facilitando o ingresso de jovens jogadores no CT da Barra Funda.

A última passagem de Muricy pelo clube foi de 2013 a 2015. Ele estava fora de times do futebol brasileiro desde maio de 2016, quando se afastou do comando técnico do Flamengo por problemas de saúde.

*Com informações FolhaPress.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.