Nos siga nas redes sociais

Sem categoria

Após quase treze anos, Microsoft ‘aposenta’ Windows XP

Computadores com o sistema operacional, lançado em 2001, deixam de receber atualizações de segurança e desempenho

Avatar

Publicado

A Microsoft encerra nesta terça-feira o suporte ao Windows XP, segundo sistema operacional mais popular do mundo. A partir de agora, a fabricante deixa de oferecer atualizações de segurança, desempenho e estabilidade para esta versão do Windows, que chegou ao mercado há quase treze anos. Na prática, ao continuar a usar um PC com esta versão do sistema, os usuários ficam vulneráveis a vírus e invasões, já que novas falhas encontradas no software não serão corrigidas.

“O Windows XP é um sistema operacional muito querido pelos usuários, mas muita coisa mudou nos últimos doze anos.

Segundo a consultoria StatCounter, que analisa dados de uma rede global de sites com audiência de 15 milhões de page views por mês, o Windows XP está presente em 18,6% dos computadores. Ele fica atrás somente do Windows 7, que detém 54,7% de participação de mercado. Na América do Sul, a presença do XP é similar à média mundial, com 17,8% do total. “O Brasil é um dos países onde a presença do Windows XP é menor, por conta do crescimento nas vendas de PCs no país ao longo dos últimos cinco anos”, diz Gaspar.as muita coisa mudou nos últimos doze anos. Os sistemas e as ameaças evoluíram e está na hora de seguir em frente”, diz Fábio Gaspar, gerente de produto da Microsoft para Windows. Além do suporte ao Windows XP, a Microsoft também não enviará novas atualizações para o Security Essentials, aplicativo básico de segurança, para Windows XP e para o Office 2003, que inclui a versão antiga do Word, Excel e Power Point.

A Microsoft iniciou as vendas do Windows XP em 31 de dezembro de 2001. O ciclo de vida do produto deveria terminar em 2009, dois anos após o lançamento do Windows Vista. Contudo, grande parte das pessoas não atualizou a versão do software, o que obrigou a Microsoft a adiar o fim do suporte ao Windows XP em cinco anos e a lançar o Windows 7. Apesar do sucesso de vendas, o sistema lançado em 2009 levou dois anos para superar a participação de mercado do XP.

 

“Caso alguma falha de segurança grave do Windows seja descoberta após o fim do suporte, os usuários do XP serão os primeiros a ser infectados”, diz Fábio Assolini, pesquisador sênior de segurança da fabricante de antivírus Kaspersky. A empresa prevê que os cibercriminosos continuarão a desenvolver vírus e outras ameaças para computadores com Windows XP enquanto o sistema operacional estiver em um grande número de PCs. Segundo a StatCounter, o sistema ainda é o mais popular em vários países, entre eles a China.

Atualização – Para evitar riscos, a Microsoft recomenda que os usuários do Windows XP troquem suas máquinas por computadores com a versão mais recente do sistema, o Windows 8. Lançado em dezembro de 2012, o Windows 8 traz duas interfaces distintas: a tradicional permite acessar aplicativos e documentos a partir da área de trabalho; a nova tela otimizada para tablets inclui uma tela inicial com apps organizados em blocos dinâmicos que oferecem atualizações em tempo real. É possível baixar aplicativos gratuitos e pagos a partir da loja oficial da Microsoft.

“O Windows 8 é dez vezes mais seguro que o XP. É como comparar um carro fabricado em 1900 com outro produzido em 2014”, explica Gaspar. Segundo a fabricante, os brasileiros podem encontrar nas lojas desktops e notebooks com Windows 8 vendidos a preços a partir de 800 reais, valor que torna mais acessível a troca do computador.

Outra opção para quem não pretende substituir a máquina é atualizar instalar o Windows 8 no lugar do XP. Contudo, nem todos os PCs são compatíveis e devem atender a requisitos mínimos para que o usuário complete a atualização. Para instalar a versão de 32 bits, é preciso ter um PC com processador de ao menos 1 GHz, 1 GB de memória RAM, 16 GB de espaço livre no disco rígido e placa gráfica DirectX. A Microsoft oferece um assistente de atualização que verifica, de forma automática, se o computador é compatível com o Windows 8.

Ao fazer a atualização é preciso tomar cuidado para não perder arquivos. A Microsoft recomenda que o usuário faça um backup de todos os arquivos antes de iniciar a instalação da nova versão. A Microsoft disponibiliza, no site oficial, um guia que orienta o consumidor a atualizar a migrar do Windows XP para o Windows 8. A Microsoft oferece a atualização para Windows 8 por 269 reais, que só pode ser instalada em computadores que usem licenças originais (após a instalação, é possível atualizar o sistema gratuitamente para a versão 8.1); quem usa Windows XP “pirata”, deve comprar a versão completa do Windows 8.1 por 410 reais ou a versão profissional do Windows 8.1 por 699 reais.

Seja por meio da venda de computadores novos ou da nova versão do software ao consumidor, a Microsoft aproveita o fim do suporte ao Windows XP para acelerar a adoção da nova versão do Windows. O sistema, que chegou ao mercado em meio a críticas, ainda representa uma pequena parte da base instalada de computadores. Segundo a StatCounter, as versões 8 e 8.1 têm, em conjunto, pouco mais de 12% de participação de mercado. “A experiência do Windows foi adaptada à realidade atual”, diz Gaspar.

No mesmo dia em que encerra o suporte ao Windows XP, a Microsoft libera a primeira atualização gratuita para o Windows 8.1. Ela facilita o uso do sistema operacional com mouse e teclado em computadores que não são equipados com tela sensível ao toque. A nova versão também marca a volta do botão “Iniciar” na versão desktop do Windows. O recurso desapareceu na versão 8, mas a Microsoft voltou atrás na decisão após reclamações dos usuários.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Mutação da Covid-19 fecha fronteiras e acende novo alerta às vésperas do Natal

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação/Getty Imagens)

O alerta veio do Reino Unido, que classificou como “fora de controle” uma variação do novo coronavírus, em uma cepa que indica ser muito mais contagiosa do que a que se disseminava até então no país.

O sinal amarelo provocou uma reação em cadeia, com diversos países anunciando restrições a viajantes oriundos do Reino Unido e de outras nações onde há indicativos ou casos confirmados dessa mutação da Covid-19.

Em solo britânico, o primeiro-ministro Boris Johnson fez um recuo brusco na reabertura do país e anunciou uma série de novas restrições, a fim de conter a disseminação do novo coronavírus.

O primeiro-ministro vinha indicando que iria no sentido contrário, flexibilizando as orientações com a proximidade das festas de final de ano. “Isso agora está se espalhando muito rápido”, alertou Johnson. “É com o coração muito pesado que digo que não podemos continuar com o Natal como planejado.”

Como quase tudo que diz respeito à pandemia, as decisões políticas estão tendo de ser tomadas com o carro andando, quando ainda não se sabe tudo a respeito dos desafios pela frente. Até agora, o panorama é de uma contaminação mais rápida, mas não mais mortal ou imune a uma vacina.

“Existe alguma evidência de que esta cepa pode ser mais infecciosa. Não há evidência de que seja mais mortal e não há evidência de que será mais resistente a uma vacina”, resumiu, em entrevista à analista da CNN Abby Philip, o médico Ashish Jha, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Brown.

Origem e disseminação
Em entrevista à rede britânica BBC nesse domingo (20), a líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou que os dados atuais indicam que a nova variante surgiu na Inglaterra, entre o sudeste do país e a capital, Londres.

Maria afirmou que casos de Covid-19 causados pela cepa mais contagiosa foram verificados na Dinamarca, na Holanda e na Austrália. No final do domingo, ao menos um caso já havia sido registrado também na Itália.

O final de semana se encerrou com crescentes anúncios de países impondo restrições de viagem a passageiros oriundos do Reino Unido.

A Holanda adotou uma das restrições mais longas, decidindo que voos oriundos do Reino Unido estarão impedidos de pousar no país até o final de 2020. O governo holandês afirmou que a cepa foi identificada em um paciente, diagnosticado no início de dezembro, e que está investigando se há outros casos.

Continuar Lendo

Sem categoria

Suspeitos de matar adolescente de 13 anos por causa de R$ 10,00 são presos em Caruaru

Os dois suspeitos foram levados para Delegacia de Polícia Civil de Bezerros onde prestam depoimento.

Redação PortalPE10

Publicado

Menina de 13 anos foi encontrada com ferimento no pescoço em Encruzilhada de São João.

Os suspeitos de matar uma adolescente de 13 anos em Encruzilhada de São João, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, foram presos nesta sexta-feira (18), em Caruaru. Segundo a Polícia Civil, um dos homens assumiu que teria matado a menina por causa de R$ 10.

Ainda de acordo com a polícia, a vítima, que tinha envolvimento com droga, comprou maconha ao suspeito. A polícia está investigando se o outro homem teve participação no crime.

Os dois suspeitos foram levados para Delegacia de Polícia Civil de Bezerros onde prestam depoimento.

Continuar Lendo

Mata Sul

Em São Benedito do Sul, Paulo Câmara entrega restauração da APE-48 e anuncia obra de abastecimento de água

Governador inaugurou o novo acesso, totalmente requalificado, e anunciou obra hídrica que vai eliminar o rodízio de abastecimento no município.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Douglas Fagner/SEI)

SÃO BENEDITO DO SUL – O governador Paulo Câmara esteve, na manhã desta quinta-feira (17.12), neste município da Mata Sul de Pernambuco, onde inaugurou a total restauração da APE-48, com o novo acesso à cidade, e anunciou o projeto de construção da barragem de nível no Riacho Bom Destino, além de uma estação elevatória de água bruta. A ação na rodovia, que contempla um trecho de 3 km de extensão, faz parte do programa Caminhos de Pernambuco, e teve um investimento de cerca de R$ 1 milhão.

“Estamos inaugurando o novo acesso da APE-48. São três quilômetros totalmente recuperados, um pleito da prefeitura. Agora, a gente vai iniciar uma nova etapa de uma obra que também é fundamental, que vai acabar com qualquer tipo de rodízio no abastecimento de água aqui em São Benedito do Sul. Vai haver a licitação e a gente quer, no máximo em março, iniciar a obra, para que no segundo semestre São Benedito já esteja totalmente livre de rodízio. É mais uma obra importante que vai se juntar a tantas outras que temos feito em parceria com o município”, afirmou Paulo Câmara.

Foram realizados na rodovia serviços de limpeza dos dispositivos de drenagem e recapeamento da pista, além da sinalização vertical e horizontal, incluindo tachas luminosas para garantir a segurança na trafegabilidade no período noturno. As obras foram executadas de setembro a novembro deste ano.

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, destacou o potencial turístico de São Benedito do Sul e afirmou que novo acesso totalmente requalificado vai melhorar ainda mais essa vocação. “Esse investimento de R$ 1 milhão, em que três quilômetros foram totalmente reconstruídos, além da sinalização feita, vai melhorar a vida dos moradores e de quem passa por aqui. O governador também autorizou novos investimentos para retirar o município do rodízio de abastecimento de água. Essa obra vai ser iniciada no primeiro semestre de 2021 e vai ser concluída no segundo semestre”, ressaltou.

O caminhoneiro Alexandro Campos da Silva, de 45 anos, faz o trajeto pela via todos os dias. Para ele, depois da restauração, a estrada ficou bem melhor. “Agora melhorou nosso tempo de viagem, porque tem menos buraco para desviar. Além disso, também melhorou a iluminação e sinalização, então temos mais segurança no caminho”, avaliou.

MAIS ÁGUA – O projeto de construção da barragem de nível no Riacho Bom Destino, anunciado pelo governador, inclui ainda uma estação elevatória de água bruta, com vazão de 19 litros por segundo, a reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a instalação de um macromedidor para controle da vazão de água na ETA. Na prática, será possível eliminar totalmente o rodízio da cidade e as pessoas vão receber água todos os dias, 24 horas por dia. A obra, que terá um investimento de R$ 315 mil, beneficiará cerca de 14 mil habitantes.

O diretor Regional do Interior da Compesa, Mário Heitor, explicou que a captação que era feita no riacho Água Fria sofria um problema de intermitência ao longo do ano. “O rio secava e a gente parava o abastecimento da cidade, que hoje fica 24 horas sem água. Com essa captação agora, no riacho Bom Destino, a gente vai conseguir ter uma continuidade no abastecimento da cidade e beneficiará toda a população de São Benedito do Sul”, disse o gestor, complementando que a obra terá duração de quatro meses, após a licitação.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.