Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Bares e boates de Porto de Galinhas devem fechar entre 23h e 7h e ônibus e vans são vetados na orla no fim de semana

Decreto entrou em vigor neste sábado (16) para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus. Quem descumprir horários, ficará sem alvará para funcionar.

Redação PortalPE10

Publicado

Áreas mais movimentadas de Porto de Galinhas serão sanitizadas, segundo a prefeitura de Ipojuca — (Foto: Prefeitura de Ipojuca/Divulgação)

Entrou em vigor neste sábado (16) um decreto para coibir aglomerações e evitar a transmissão da Covid-19, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Com isso, fica proibido o funcionamento de bares, boates e restaurantes em Porto de Galinhas, entre 23h e 7h. Além disso, ônibus e vans de turismo não terão autorização para entrar na orla, nos fins de semana e feriados.

O Decreto 762/2021, assinado na sexta (15), foi divulgado pela prefeitura, neste sábado, por meio de nota. Segundo a administração municipal, as decisões foram tomadas a partir de orientações de um comitê que avalia a pandemia na cidade.

Na vila de Porto de Galinhas, um dos principais destinos turísticos do estado, foram adotadas medidas para coibir aglomerações nas áreas de lazer.

Depois de seguir o protocolo do governo, que veta o som ao vivo e mecânico em estabelecimentos comerciais, a prefeitura determinou que serão suspensos alvarás e autorizações de funcionamento de bares, restaurante, boates e comércio ambulante. Isso será válido para quem descumprir os horários estabelecidos.

Além disso, a administração determinou a ordenação do fluxo de pessoas na faixa do litoral. Por isso, ficam vetados a entrada, circulação, parada e estacionamento de ônibus de turismo, micro-ônibus, vans e similares, nas modalidades ”day use” e “city tour”, aos sábados, domingos e feriados.

A prefeitura explicou que neste fim de semana poderão entrar os veículos que já estavam agendados previamente na Secretaria de Turismo.

Antes da nova medida, o município já tinha limitado a 16 o número de veículos desses tipos entrando nas praias.

Os veículos que levam turistas do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/Gilberto Freyre para as praias de Ipojuca serão autorizados a entrar, para isso, no entanto, deverão ter relação de hóspedes e a confirmação de reservas em hotéis ou pousadas de todos eles.

Outra medida trata do comércio e serviços na faixa de areia. Estão proibidas todas as atividades, das 18h às 8h.

Por fim, o decreto determina a limpeza e a sanitização de áreas de grande movimento de pessoas, como o calçadão de Porto de Galinhas. Os agentes de trânsito estão autorizados a fazer bloqueios de vias. Quem desrespeitar, alerta a prefeitura, estará sujeito a medidas administrativa e penais.

Orientação

A partir deste fim de semana, o governo de Pernambuco dá início a uma campanha de verão para reforçar o combate à Covid-19.

A ação acontecerá durante todo os fins de semana do mês de janeiro nas praias de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré e Ilha de Itamaracá.

Com o slogan “Viva este verão com cuidado. O coronavírus não está de férias”, a campanha colocará nas praias 72 promotores.

Equipados de walkmídia, face shield, máscara e álcool em gel, os atendentes alertarão as pessoas sobre a importância dos cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19.

Nas abordagens, os profissionais vão ressaltar a importância de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas de boxes diferentes; respeitar o distanciamento mínimo de quatro metros entre as hastes dos guarda-sóis, além de priorizar o uso da máscara após os banhos de mar e refeições.

Durante os fins de semana de janeiro, a ação funcionará nos seguintes horários: às sextas-feiras, das 10h às 14h; sábados e domingos, nas praias do Recife, Olinda e Jaboatão, das 9h às 17h; e demais praias, das 10h às 14h.

Além do divulgadores, haverá placas de sinalização rodoviárias nas vias que ligam as praias. A campanha prevê ainda, propaganda em rádios do Litoral e Região Metropolitana, alertando sobre os cuidados que todos não devemos esquecer para preservar a saúde.

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco contabilizou, na sexta-feira (15), mais 1.702 casos da Covid-19 e 18 mortes relacionadas à doença, elevando o total no estado para 239.155 confirmações e 9.964 óbitos. Os dados começaram a ser registrados em março de 2020

Pernambuco

Alepe vota por manter Igrejas em atividades não essenciais

O deputado Cleiton Collins (PP), da bancada evangélica da Casa, é o autor do projeto.

Redação PortalPE10

Publicado

Deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) – (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira, membros da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiram, por 5 a 3 votos, negar o projeto de lei que defendia tornar as igrejas atividades essenciais no estado.

O deputado Cleiton Collins (PP), da bancada evangélica da Casa, é o autor do projeto. Com o novo decreto do governo do estado, que vai até o dia 17 de março, as atividades não essenciais, como as igrejas, só podem funcionar nos dias de semana entre 5h e 20h. As informações são do Diário de Pernambuco.

A decisão ainda está aberta a recursos. Votaram a favor do projeto os deputados Alberto Feitosa (PSC), Priscila Krause (DEM) e Romero Sales (PTB). O restante da Comissão, Antônio Moraes (PP), Tony Gel (MDB), Aluisio Lessa (PSB), Diogo Moraes (PTB) e o relator da sessão,João Paulo (PCdoB), votaram contra.

Continuar Lendo

Pernambuco

Cabo da PM e homem morrem após serem baleados durante discussão em Paulista

Um terceiro homem ficou ferido. Polícia Civil afirma que, segundo informações preliminares, homens estavam em uma festa, quando houve desentendimento e os tiros foram disparados.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Segundo testemunhas, confusão em que cabo da PM e outro homem foram baleados aconteceu em casa em Pau Amarelo, em Paulista, no Grande Recife — (Foto: Bruno Lafaete/TV Globo)

Dois homens morreram após serem baleados e um ficou ferido após uma discussão no domingo (7), no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, no Grande Recife, segundo a Polícia Civil. Um mortos era um cabo da Polícia Militar, lotado no 1° Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

A Polícia Civil afirmou que, de acordo com informações preliminares, os três estavam em uma festa quando houve um desentendimento e troca de tiros. O motivo da confusão não foi divulgado.

A Polícia Militar confirmou que o cabo pertencia à corporação, mas não divulgou o nome dele. “As circunstancias do fato estão sendo apuradas pela Polícia Civil, órgão responsável pelas investigações”, disse em nota.

Um dos homens, de 36 anos, morreu ainda no local. Os outros dois, de 27 e 36 anos, foram socorridos para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Segundo a Polícia Civil, o homem de 27 anos faleceu no hospital, enquanto o outro teria passado por cirurgia. As informações são do G1.

O G1 entrou em contato com o Hospital Miguel Arraes para saber o estado de saúde do ferido, mas a unidade afirmou que, como o nome não foi divulgado, não havia como obter informação.

Um inquérito para apurar a situação foi aberto na 6ª Delegacia de Polícia de Homicídios, em Paulista.

Após serem atingidos, feridos foram encaminhados ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife — (Foto: Bruno Lafaiete/TV Globo)

Outro caso

Pistola nove milímetros israelense, 800 pedras de crack e embalagens de maconha foram apreendidas após tiroteio, em Paulista, no Grande Recife — (Foto: Tenente Pestrello/Cortesia)

Um adolescente de 16 anos, suspeito de tráfico de drogas, ficou ferido em uma troca de tiros com agentes da Polícia Militar, na sexta-feira (5), também em Paulista, no Grande Recife. Na data, foram apreendidas drogas como 41 embalagens de maconha e 800 pedras de crack, além de uma pistola israelense.

Segundo a polícia, o adolescente foi levado ao Hospital Miguel Arraes com um tiro na barriga. Ele passou por cirurgia e ficou sob custódia policial. Além do jovem, outros cinco homens estavam no local, no Jardim Maranguape, em Paulista, quando a polícia chegou. Eles conseguiram fugir.

O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, no Recife.

Continuar Lendo

Pernambuco

Pernambuco confirma 373 novos casos da Covid-19 e 34 óbitos

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Heudes Regis/SEI)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda (08/03), 373 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 114 (30,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 259 (69,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 308.657 casos confirmados da doença, sendo 33.079 graves e 275.578 leves.

Também foram confirmados 34 óbitos, ocorridos entre 21/11/2020 e 07/03/2021. Com isso, o Estado totaliza 11.207 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.