Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Boletim desta segunda-feira: Pernambuco registra mais 12 mortes por covid-19

Marcos Philipe Passos

Publicado

Foto: Saulo Angelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

Foto: Saulo Angelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste domingo (20.09), 475 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 22 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 453 (95%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 141.517 casos confirmados, sendo 26.054 graves e 115.463 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 123.023 pacientes recuperados da doença. Destes, 16.126 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 106.897 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 12 óbitos (sendo 4 do sexo masculino e 8 do sexo feminino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Aliança (1), Bezerros (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Caruaru (1), Escada (1), Igarassu (1), Mirandiba (1), Petrolina (1), Recife (1), Santa Cruz da Baixa Verde (1), Trindade (1) e Vitória de Santo Antão (1). Com isso, o Estado totaliza 8.016 mortes pela doença.

As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 30 de abril e 19 de setembro. Do total de mortes do informe de hoje, um ocorreu no mês de abril e cinco ocorreram em maio.

Os pacientes tinham idades entre 51 e 88 anos. As faixas etárias são: 50 a 59 (3), 60 a 69 (1), 70 a 79 (6), 80 anos ou mais (2). Dos 12 pacientes que vieram a óbito, 5 apresentavam comorbidades confirmadas: doença cardiovascular (3), diabetes (2), doença renal crônica (2), doença respiratória (1), lúpus (1), hipertensão (1), tabagismo (1) e obesidade (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um paciente não apresentava comorbidades e os demais estão em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 21.621 casos foram confirmados 35.341 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

OAB vai ao CNJ contra o fechamento de 43 comarcas em Pernambuco

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação/OAB Palmares)

A OAB Pernambuco protocolou junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um Procedimento de Controle Administrativo (PCA), com pedido liminar, contra a resolução 445/2020 do Tribunal de Justiça (TJPE), que prevê a desativação de 43 comarcas no Estado. A seccional pernambucana sustenta que a resolução é inconstitucional, ilegal e ainda ressalta o enorme óbice que causará no acesso à Justiça no Estado, já que serão fechadas praticamente 30% das 150 comarcas existentes.

No PCA, a OAB-PE classifica como inconstitucional a resolução por ela ter sido aprovada pelo TJPE sem abrir debate junto à sociedade civil sobre seu mérito, principalmente sem ouvir os mais afetados com a medida, no caso, a Ordem, como representante da advocacia, e os municípios atingidos.

Também enfatiza que o fechamento não pode ser tratado por meio de uma resolução administrativa do tribunal. Seguindo a Constituição Estadual e a Lei de Organização Judiciária, o encerramento de comarcas só pode acontecer por meio de projeto de lei a ser apreciado pela Assembleia Legislativa.

Outra ilegalidade apontada pela OAB-PE refere-se ao artigo 81 da Constituição Estadual, que prevê que todo município será sede de comarca. “Entretanto, o TJPE ao invés de honrar o texto constitucional e legal, espezinhou tais comandos, uma vez que, teratologicamente, editou Resolução para agregar/extinguir Comarca em total descompasso aos referidos comandos”, expôs a OAB-PE, no PCA.

Continuar Lendo

Palmares

Vacina contra Covid-19: Palmares recebe mais 440 doses para vacinar idosos com mais de 85 anos

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Pernambuco iniciou, nesta terça-feira (26.01), a imunização dos idosos com mais de 85 anos de idade. O ato simbólico, que contou com a presença do governador Paulo Câmara, aconteceu no Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro de San Martin, no Recife, e teve, ao todo, dez pessoas desse público-alvo vacinadas. As 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford, que chegaram ao Estado no último domingo, estão sendo destinadas à imunização de pernambucanos desse grupo prioritário. Palmares na Mata Sul já recebeu doses da vacina.O município recebeu 440 doses, que serão aplicadas nos idosos com mais de 85 anos, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da SES-PE.

De acordo com a prefeitura nesta segunda etapa, a vacinação destinada para os idosos com mais de 85 anos será realizada de duas formas: nas unidades básicas de saúde do município e também em domicílio para os idosos que apresentarem dificuldade de locomoção ou forem acamados.

“As vacinas já saíram de toda a nossa distribuição, e devem chegar à última Gerência Regional de Saúde no interior até o final do dia. O Governo do Estado está cumprindo com o planejamento. As vacinas chegam a Pernambuco, são redistribuídas para todas as Geres e os municípios ficam aptos a buscar suas doses”, enfatizou Paulo Câmara. O insumo da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, em sua primeira remessa, é voltado para os idosos a partir dos 85 anos. Das 84 mil doses, 79,9 mil foram para os municípios e pouco mais de 4 mil ficaram com o Estado para possíveis ajustes posteriores com as cidades. O montante total desse fabricante será apenas para a primeira dose. A segunda, que deve ser feita três meses após a primeira, será encaminhada posteriormente pelo Ministério da Saúde.

A primeira a receber a vacina contra a Covid-19 foi Maria das Neves, de 91 anos. Acompanhada de uma das filhas, ela se disse realizada com o momento. “Agora vou poder abraçar meus filhos e meus netos, mas sempre mantendo todos os cuidados necessários. Estou voltando para casa aliviada e feliz”, contou. A filha de Maria das Neves, Lucia Valença, disse estar esperançosa em dias melhores. “É um momento de alívio e de esperança que marca o começo do fim dessa pandemia. Minha mãe é uma pessoa de risco, então estávamos todos angustiados”, ressaltou.

A população a partir dos 85 anos de idade representa 5% de todos os idosos de Pernambuco. A escolha desse público foi baseada nos dados epidemiológicos. Atualmente, 2/3 dessa faixa etária vem a falecer ao contrair a síndrome respiratória aguda grave (Srag) pelo novo coronavírus. Ou seja, 66% dos adoecimentos a partir dos 85 anos tiveram como desfecho o óbito. Do total das mortes no Estado, 15% são de idosos a partir de 85 anos, que representam apenas 1% de todos os pernambucanos.

Continuar Lendo

Cotidiano

Com mais 2.124 casos da Covid-19 e 22 óbitos, Pernambuco totaliza 253.415 infectados e 10.222 mortes

Com os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (26), estado chegou a 30.800 casos graves e 222.615 quadros leves da doença.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

(Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)

Com mais 2.124 casos da Covid-19 e 22 óbitos registrados no estado nesta terça-feira (26), Pernambuco passou a totalizar 253.415 infectados pelo novo coronavírus e 10.222 mortes causadas pela doença na pandemia. Os dados são contabilizados desde março de 2020.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que os novos registros no estado incluem 79 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 2.045 quadros leves da Covid-19. Com isso, Pernambuco chegou a 30.800 pacientes graves e 222.615 leves.

Com relação aos 22 óbitos, eles aconteceram entre o dia 12 de janeiro e a segunda-feira (25). “Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde”, informou o governo de Pernambuco, em nota.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.