Nos siga nas redes sociais

Esportes

Brasil completa 100 anos do seu 1º jogo oficial

A não ser que você seja um ancião, dificilmente saberá dizer o que aconteceu naquele dia.

Avatar

Publicado

Nesta segunda, dia 21 de julho de 2014, o Brasil completa 100 anos do seu primeiro jogo oficial. A não ser que você seja um ancião, dificilmente saberá dizer o que aconteceu naquele dia. Por isso, o Blog de Primeira relata a história da primeira partida oficial da Seleção Brasileira.

Charles Miller, Friedenreich e Laranjeiras: O Brasil há 100 anos

Rapazes de terno, gravata e chapéu. Moças de vestidos longos e sombrinhas. Todos acomodados em arquibancadas de madeira com um telhado improvisado. Em 1914, o contexto poderia destacar algum evento social ligado a corridas de cavalo ou provas de remo, atividades tradicionais na época. Mas naquela tarde do dia 21 de julho, há 100 anos, pouco mais de 10 mil pessoas estavam ansiosas para acompanharam um esporte ainda pouco conhecido no País: o “football”. Nascia ali, no gramado das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira.

Marcos Carneiro de Mendonça; Píndaro de Carvalho, Nery e Sylvio Lagreca; Rubens Salles, Rolando, Abelardo, Oswaldo Gomes e Friedenreich; Osman e Formiga. Essa foi a escalação da primeira versão da Canarinho. Sete jogadores de clubes cariocas e quatro de paulistas formaram o time que venceria a equipe inglesa Exeter City por 2×0. Mas para se chegar nesse amistoso, foi preciso ajuda do “pai do futebol”.

Charles William Miller, paulistano filho de ingleses, desembarcou em Santos em 1894 e trouxe consigo uma bola de futebol. Não demorou muito para o esporte ganhar adeptos e surgirem as primeiras entidades. Em 1902, aconteceu o primeiro Campeonato Paulista. E quatro anos mais tarde Internacional, Mackenzie, Paulistano e SPAC aproveitaram uma excursão de uma equipe sul-africana chamada South Africa Football Club e montaram um “combinado” para enfrentar os estrangeiros. Sabe quem era o centroavante do Brasil? Charles Miller. Mesmo assim, veio a derrota por 6×0.

Outros jogos aconteceram desta mesma forma, entre um time formado por vários atletas que atuavam em São Paulo e Rio de Janeiro contra equipes internacionais. Como havia diversos estrangeiros nos combinados locais e não existia uma federação reconhecida pela Fifa, as partidas não tiveram autoridade para serem consideradas as primeiras do Brasil.

Em 1914, veio a solução. A APSA (Associação Paulista de Sports Athléticos), de São Paulo, se uniu à LMSA (Liga Metropolitana de Sports Athléticos), do Rio de Janeiro. Juntas, formaram a Federação Brasileira de Sports, futura Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em duelo arranjado pela LMSA, um time formado por apenas jogadores brasileiros – atitude até então inédita – enfrentaria o clube inglês Exeter City.

O jogo, apesar de ter conquistado a atenção da imprensa brasileira na época, não teve a presença do presidente da República, Hermes da Fonseca. O prefeito da capital carioca Bento Ribeiro também não compareceu a partida. No jogo, Oswaldo e Osman foram os autores dos primeiros dois gols oficiais da seleção brasileira. Friedenreich ainda sairia de campo ensaguentado, após perder dois dentes. No final, aplausos. O pontapé inicial estava dado para o surgimento da seleção mais bem sucedida da história do futebol. (do FolhaPE)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Neymar deixa marca dos pés na calçada da fama do Maracanã

Redação PortalPE10

Publicado

O atacante Neymar passará a ter a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. Neste fim de semana, o jogador se reuniu com uma equipe do estádio para tirar os moldes que serão exibidos no local.

O jogador do PSG e da seleção brasileira foi recebido pelo secretário de esportes do Rio, Leandro Alves, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos posaram ao lado do atleta e do pai dele, Neymar da Silva Santos.

“Muito feliz e orgulhoso de poder fazer da história do futebol e me juntar ao lado de tantos craques que deixaram seus pés marcados no Maracanã”, escreveu Neymar no Instagram.

A calçada da fama do Maracanã reúne pegadas de mais de 100 personalidades do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Sócrates, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Ainda não há data para a inclusão da homenagem a Neymar no local.

O jogador do PSG passou as festas de fim de ano no Brasil e, logo após tirar os moldes dos pés, postou uma foto anunciando seu retorno à França. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando pra casa” escreveu o atleta.

Continuar Lendo

Esportes

São Paulo anuncia volta de Muricy Ramalho como coordenador de futebol

Tricampeão brasileiro com o clube, Muricy volta ao Morumbi após 6 anos.

Redação PortalPE10

Publicado

Muricy voltará ao São Paulo após período como comentarista – (Foto: Raw Image/Folhapress)

O São Paulo anunciou no sábado (2) o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O ex-técnico assumirá o cargo de coordenador de futebol.

A promessa havia sido feita em dezembro pelo então candidato à presidência Julio Casares, que assumiu nesta sexta-feira (1º) o comando do São Paulo no triênio 2021-2023. O treinador tricampeão brasileiro no Morumbi (2006-2008) deixou a Globo, em que era comentarista, no início do último mês.

Na nova função, Muricy deve acompanhar o trabalho cotidiano da comissão técnica, liderada por Fernando Diniz, e atuar em setores específicos, como os departamentos físico e médico.

Além disso, o ex-treinador deve ser responsável pela interface com outros dirigentes do clube e pela coordenação das categorias de base do São Paulo, facilitando o ingresso de jovens jogadores no CT da Barra Funda.

A última passagem de Muricy pelo clube foi de 2013 a 2015. Ele estava fora de times do futebol brasileiro desde maio de 2016, quando se afastou do comando técnico do Flamengo por problemas de saúde.

*Com informações FolhaPress.

Continuar Lendo

Esportes

Neymar ironiza festa para 500 pessoas e diz que todos “merecem celebrar a vida”

PortalPE10 com informações UOL

Publicado

Após ficar dias sem se pronunciar sobre a polêmica festa de Réveillon em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, Neymar publicou no Instagram nesta quinta (31), os preparativos para a sua celebração de Ano-Novo.

Nas imagens, ele mostra a decoração de sua casa, que tem uma enorme mesa de jantar com flores brancas e velas. “Jantarzinho de casa, com distanciamento entre uma cadeira e outra. E não é para 500 pessoas, tá”, ironizou o jogador do PSG sobre notícias que a festa reuniria esse número de pessoas.

“Na legenda do vídeo, Neymar escreveu: “Todos aqui para sermos felizes, depois de um longo e difícil ano! Nós merecemos celebrar as nossas vidas! Momentos únicos ficarão eternos em nossa memória.” Mais cedo, ele já havia publicado vídeo fazendo o exame para a detecção da Covid. Mostrou também o seu filho, Davi Lucca, realizando o teste.

Não fica claro se o jogador está em Mangaratiba ou em Santa Catarina. A assessoria de imprensa de Neymar informou na quarta (30) que ele deveria passar o Réveillon com a família e os amigos no estado catarinense.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.