Nos siga nas redes sociais

Sem categoria

Brasil volta a competir pelo Urso de Ouro depois de seis anos

Com Wagner Moura, o filme ‘Praia do Futuro’, do cearense Karim Aïnouz, marca o retorno do país ao Festival de Berlim

Avatar

Publicado

Wagner Moura em cena do filme "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz

Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, marca a volta do Brasil à competição do Festival de Berlim, que começa na próxima quinta-feira e termina em 16 de fevereiro. O país estava ausente da disputa desde que Tropa de Elite, de José Padilha, ganhou o segundo Urso de Ouro brasileiro, em 2008 (o primeiro foi vencido por Central do Brasil, de Walter Salles, em 1998).

A coprodução Brasil-Alemanha dirigida pelo cineasta cearense, autor de Madame Satã (2002),O Céu de Suely (2006) e O Abismo Prateado (2011), traz Wagner Moura como Donato, um salva-vidas que resgata o turista alemão Konrad (Clemens Schick) na Praia do Futuro, em Fortaleza. Os dois se apaixonam e Donato decide ir embora para Berlim. Anos mais tarde, seu irmão mais novo, Ayrton (Jesuita Barbosa), vai até a Alemanha para procurá-lo e saber por que partiu sem dizer nada.

A presença de Praia do Futuro se dá num ano relativamente forte para a América do Sul, que teve apenas um representante em Berlim no ano passado (o chileno Gloria, de Sebastián Lelio, que levou o prêmio de atriz para Paulina García) e esteve ausente de Cannes e Veneza em 2013. Também lutam pelo Urso de Ouro Historia del Miedo (História do Medo, na tradução livre), uma coprodução Argentina-Uruguai-Alemanha dirigida pelo argentino Benjamin Naishtat, e a coprodução Argentina-Alemanha-Holanda La Tercera Orilla (A Terceira Margem, na tradução literal), de Celina Murga. A diretora peruana Claudia Llosa, vencedora do Urso de Ouro em 2009 com A Teta Assustada, retorna à disputa com uma coprodução entre Espanha, Canadá e França, Aloft (algo como “no alto”, na tradução livre), estrelada por Jennifer Connelly e Cillian Murphy.

Versão sem cortes de ‘Ninfomaníaca’ estreia no Festival de Berlim

Já a América do Norte só tem um participante oficial, Boyhood (Infância, na tradução livre), de Richard Linklater – verdade que The Grand Budapest Hotel é dirigido pelo texano Wes Anderson, mas trata-se de uma coprodução entre o Reino Unido e a Alemanha. Quatro asiáticos também estão na competição – o japonês Chisai Ouchi (A Casa Pequena, na tradução literal do inglês), de Yoji Yamada; a coprodução China-França Tui Na (nome de uma técnica de massagem), de Lou Ye; a coprodução China-Hong Kong Bai Ri Yan Huo (Carvão Negro, Gelo Fino, na tradução literal do inglês), de Dinao Yinan; e o chinês Wu Ren Qu (Terra de Ninguém, na tradução do inglês), de Ning Hao.

A maior parte dos competidores vem mesmo da Europa. Ao todo, são dez filmes, quatro deles alemães: Die Geliebten Schwestern (As Irmãs Amadas, na tradução livre) de Dominic Graf; Jack, de Edward Berger; Kreuzweg (Via-Crúcis, na tradução livre), de Dietrich Brüggemann; e Zwichen Welten (Entre Mundos, na tradução livre) de Feo Aladag. Além de The Grand Budapest Hotel, há outro concorrente do Reino Unido, ‘71, de Yann Demange; o escandinavo Kraftidioten (Em Ordem de Desaparecimento, em tradução literal do título em inglês), de Hans Petter Moland, coprodução entre Noruega, Suécia e Dinamarca; o grego To Mikro Psari, de Yannis Economides; e o austríaco Macondo, de Sudabeh Mortezai. Dois franceses completam a disputa: Aimer, Boire et Chanter (Amar, Beber e Cantar, em tradução livre), de Alain Resnais, e La Voie de L’Ennemi (O Caminho do Inimigo, em tradução livre), de Rachid Bouchareb.

A disputa pelo Urso de Ouro coloca, lado a lado, estreantes como o argentino Benjamin Naishtat, de 27 anos, o francês radicado na Inglaterra Yann Demange, 37, e a austríaca de ascendência iraniana Sudabeh Mortezai, 45, além dos veteranos Alain Resnais, diretor de clássicos como Hiroshima Mon Amour e O Ano Passado em Marienbad, de 91 anos, e Yoji Yamada, de 82. Entre os vinte concorrentes, há quatro produções dirigidas por mulheres (AloftMacondoLa Tercera Orilla e Zwischen Welten), um número até que expressivo, comparado aos anos anteriores.

O vencedor do Urso de Ouro será anunciado no sábado, dia 15 de fevereiro.

Com VEJA

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Pernambuco registra 724 novos casos e 11 óbitos por Covid-19

Agora, Pernambuco totaliza 159.220 casos confirmados da doença, sendo 26.874 graves e 132.346 leves.

Marcelo Passos

Publicado

Total de mortos por covid-19 no mundo passa de 1,1 milhão. - (Foto: Sebastien Bozon/AFP)

Total de mortos por covid-19 no mundo passa de 1,1 milhão. – (Foto: Sebastien Bozon/AFP)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (24), 724 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 21 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 703 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 159.220 casos confirmados da doença, sendo 26.874 graves e 132.346 leves.

Também foram confirmados 11 novos óbitos, ocorridos desde o dia 17 de agosto. Com isso, o Estado totaliza 8.542 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Continuar Lendo

Sem categoria

Funcionário da prefeitura de São Bento do Una morre após acidente na PE-180, em Belo Jardim

Servidor público perdeu o controle do carro e colidiu com um caminhão.

Marcelo Passos

Publicado

Servidor público perdeu o controle do carro e colidiu com um caminhão.

Um funcionário público da Prefeitura de São Bento do Una morreu na madrugada da quarta-feira (14) após um acidente na PE-180, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, Sandro José Cavalcante dos Santos, de 40 anos, conduzia um carro quando perdeu o controle do veículo.

O acidente ocorreu em uma lombada, quando a vítima colidiu o veículo na lateral de um caminhão. O servidor público foi socorrido para o hospital local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.

O motorista do caminhão acionou o Corpo de Bombeiros e permaneceu no local do acidente.

O acidente ocorreu em uma lombada, quando a vítima colidiu o veículo na lateral de um caminhão.

Continuar Lendo

Pernambuco

EventosLAB chega ao Cabo de Santo Agostinho

A ação é gratuita e acontece nesta sexta-feira no Vila Galé Eco Resort.

Marcos Philipe Passos

Publicado

(Foto: Francisco Andrade/Divulgação)

(Foto: Francisco Andrade/Divulgação)

O projeto EventosLAB – Prepara Pernambuco desembarca nesta sexta-feira (16), na cidade do Cabo de Santo Agostinho. O evento acontece das 14h às 16h, no auditório do Vila Galé Eco Resort. O projeto do Sebrae-PE, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, mais a Abeoc/PE, o Recife CVB e o Porto de Galinhas CVB, percorre nove destinos, passando por todas as regiões do Estado.

O EventosLAB tem por objetivo trazer à normalidade o setor de eventos, por meio de oficinas voltadas aos empresários do segmento. O intuito é capacitar os profissionais de eventos para a prática dos protocolos sanitários, buscando ainda identificar ajustes e melhorias nos serviços oferecidos, definir padronização, documentar os processos e, sobretudo, motivar a indústria de eventos do Estado.

“Nossa meta é capacitar os produtores de eventos do Cabo e das cidades vizinhas acerca dos novos protocolos, informando o que é necessário para que se tenha um evento de qualidade e que respeite a saúde dos participantes”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

O EventosLAB acontece sempre das 14h às 17h e os interessados podem realizar as inscrições gratuitamente pelo site https://www.even3.com.br/eventoslab A próxima edição será nesta terça-feira (20), em Garanhuns.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.