Nos siga nas redes sociais

Brasil

Campanha “Salve o Ralph” pede o fim dos testes em animais e pressiona marcas que ainda usam este meio

Marcos Philipe Passos

Publicado

(Foto: Reprodução)

O curta-metragem “Salve o Ralph” ganhou a atenção da internet nos últimos dias ao mostrar o coelho Ralph apresentando um pouco da sua rotina de ‘trabalho’ para as câmeras.

A ação faz parte da campanha global promovida pela Humane Society International (HSI) para conscientizar e proibir os testes de cosméticos em animais. Ralph é o porta-voz da #SaveRalph​​, que usa a animação para mostrar a crueldade dos testes em animais e a situação dos animais nos laboratórios em todo o mundo.

“Nossa campanha é focada em 16 países prioritários, incluindo Brasil, Canadá, Chile, México, África do Sul e 10 nações do sudoeste asiático. Nossas organizações parceiras são Humane Society dos Estados Unidos e Humane Society Fundo Legislativo, focada em legislação americana. Nós também estamos levantando lugares que já estão com a proibição em vigor, como na Europa, onde autoridades estão tentando explorar uma brecha legal para pedir novos testes em animais para ingredientes em cosméticos, de acordo com a legislação química. #SaveRalph irá iluminar esses países, levando-os em direção ao futuro livre de crueldade animal que o público e os consumidores esperam“.

Embora já seja proibida em 40 países, incluindo o Brasil, a prática ainda é regulamentada em lugares como a China, onde os testes em animais são obrigatórios por Lei para obter o registro e certificação oficiais da segurança de determinadas categorias de produtos. Fabricantes de cosméticos como a Avon, Dior, MAC, Kylie Cosmetics, Vichy e Lancôme Paris são apontada como marcas que ainda testam em animais.

No vídeo, dublado pelo ator Rodrigo Santoro na versão em português, Ralph é entrevistado por uma equipe de filmagem para um documentário e apresenta a rotina diária como “cobaia” em um laboratório. Logo no início, ele já mostra algumas sequelas dos testes que é submetido: “Eu tô cego no olho direito e essa orelha [direita] não consigo ouvir nada a não ser zumbido. Meu pelo já foi raspado, tenho queimadura química nas costas”, diz o personagem.

Confira:

Ralph aceita todas os procedimentos, mas faz um alerta discreto no final: “Só gostaria de dizer a todos que ainda estão comprando cosméticos testados em animais como rímel, Shampoo, protetor solar, praticamente tudo que está no seu banheiro, sem vocês e sem países que permitem testes em animais, eu estaria nas ruas, bem, não nas ruas, mas nos campos… como um coelho normal”.

Segundo a HSI, o coelho é o animal que mais sofre com a indústria de cosméticos. Eles são amarrados pelo pescoço, tendo produtos cosméticos e seus ingredientes pingados nos olhos e na pele raspada das costas. Os porquinhos da Índia e ratos também são usados como cobaias, com produtos químicos espalhados nas peles raspadas e nas orelhas. Os animais não recebem alívio de dor e são mortos no final dos testes.

Desde que o vídeo saiu, uma lista com marcas populares e que ainda testam em animais foi divulgada, com isso começou um movimento para que esses produtos não sejam mais comprados até que essas marcas tomem uma providência quanto ao assunto.

No Brasil, Estados como o Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo já têm leis que proíbem o uso de animais em determinadas indústrias. Para identificar se um produto não faz teste em animais, o indicado é sempre se atentar ao seu rótulo, em que deve conter um selo cruelty free.

Fonte/Créditos: Revista Cenarium.

Brasil

Atrás de Lula no Datafolha, Bolsonaro diz que petista só ganha eleição na fraude em 2022

Redação PortalPE10

Publicado

O presidente Jair Bolsonaro voltou nesta sexta-feira (14) a colocar o sistema eleitoral brasileiro em xeque, defendeu a aprovação do voto impresso e afirmou que o ex-presidente Lula (PT) só ganhará as eleições de 2022 na fraude.

“Um bandido foi posto em liberdade, foi tornado elegível, no meu entender para ser presidente. Na fraude. Ele só ganha na fraude no ano que vem”, disse Bolsonaro em Terenos (MS), onde participou de um ato para a entrega de títulos de posse de terra.

As declarações do presidente foram feitas dois dias após a divulgação da pesquisa Datafolha que apontou o ex-presidente Lula liderando a corrida eleitoral do próximo ano.

Segundo o Datafolha, Lula tem 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro. No segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 55% a 32%, desempenho puxado sobretudo pelas intenções de voto no Nordeste. A pesquisa ainda apontou queda de popularidade do presidente.

Em um segundo pelotão, embolados, aparecem o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (sem partido), com 7%, o ex-ministro da Integração Ciro Gomes (PDT), com 6%, o apresentador Luciano Huck (sem partido), com 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que obtém 3%, e, empatados com 2%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o empresário João Amoêdo (Novo).

Continuar Lendo

Brasil

Video: Defesa Civil alerta para risco de transbordamento no Rio Jacuípe

Redação PortalPE10

Publicado

Defesa Civil alerta para risco de transbordamento no Rio Jacuípe

O Rio Jacuípe, no interior de Alagoas, pode transbordar por conta das chuvas registradas nas últimas horas, segundo a Defesa Civil Estadual.

Nesta sexta-feira (14), o monitoramento hidrometeorológico realizado pela Sala de Alerta, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), informou que o nível do Rio Jacuípe voltou a elevar e poderá transpor a sua calha principal, impactando o município de Jacuípe.

Os órgãos de Proteção e Defesa Civil do Estado de Alagoas já foram comunicados.

De acordo com as informações da Plataforma de Coleta de Dados da Semarh, situada no município de Jacuípe, o nível do Rio atingiu a cota de 456 cm às 09h00 desta sexta-feira e encontra-se 74 cm abaixo da cota de Inundação, que é de 530 cm.

A previsão é de pancadas de chuva durante o dia de hoje em toda a região. As informações são do TNH1

 

Continuar Lendo

Brasil

Presidente dos EUA, Biden é ‘vacinado em MS’ em publicação da prefeitura

Post da prefeitura de Costa Rica virou meme na Internet por trazer Joe Biden e SUS na mesma imagem.

Redação PortalPE10

Publicado

Joe Biden virou garoto propaganda do SUS em post da prefeitura – (Foto: Reprodução/Twitter)

Que a vacinação em Mato Grosso do Sul está acontecendo, isso todo mundo sabe. Mas ninguém imaginava que o garoto propaganda da imunização ia ser…Joe Biden, ninguém menos que o presidente dos Estados Unidos! Ficou perdido? Então senta aí que eu te explico. A prefeitura de Costa Rica, a 418 km de Campo Grande, cometeu uma gafe nesta quinta-feira (13). Ela usou a foto do mandatário mais poderoso do mundo em uma campanha de vacinação que incentiva a imunização contra a Influenza. As informações são do MídiaMax.

Segundo os internautas, post ainda continha as seguintes orientações: “Idosos acima de 60 anos começam a ser vacinados contra Influenza nesta quinta em Costa Rica”, esclareceu a prefeitura. Logo nos primeiros minutos, as pessoas perceberam que o “modelo” se tratava de Joe Biden que estava sendo vacinado, inclusive, pelo SUS (sistema de saúde brasileiro).

“O SUS faz tudo novamente.” (Foto: Reprodução/Twitter)

“A prefeitura de Costa Rica” (Foto: Reprodução/Twitter)

O ocorrido logo virou meme na Internet e a prefeitura tirou o post do ar. Joe Biden, no auge dos seus 78 anos de idade, até que está dentro da faixa etária e poderia tomar a vacina…isso se não estivesse em outro país e claro, se não fosse o presidente dos Estados Unidos.

Confira abaixo a foto original e a montagem:

Foto original de Joe Biden sendo vacinado contra Covid, em 21 de dezembro de 2020 (Foto: Reprodução/Instagram)

Em nota, após a publicação da reportagem, a prefeitura de Costa Rica informou que o uso da imagem do presidente americano faz parte de uma campanha “viral” para chamar atenção dos moradores sobre a importância da imunização contra a gripe.

Elon Musk no Sinpol-MS

Não é a primeira vez que as campanhas de Mato Grosso do Sul envolvem rostos famosos. Em 2016, o CEO da Tesla Motos e cofundador do Paypal Elon Musk apareceu na campanha publicitária do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (SINPOL-MS). O rosto do empresário mundialmente conhecido estava em um imenso outdoor como policial civil, brasão no peito e mensagem “O policial civil exige respeito para continuar a garantir sua segurança”.

A foto tinha o objetivo de conscientizar a população local sobre a necessidade de se revisar os salários pagos aos policiais civis sul-mato-grossenses, mas aparentemente a entidade não sabia que o “modelo” em questão é um dos homens mais ricos do mundo, dono de uma fortuna estimada em US$ 19,6 bilhões (R$ 73,4 bilhões) e para quem, portanto, dinheiro é o menor dos problemas.

Outdoor com o rosto de Elon Musk representando a classe dos policiais civis em MS (Foto: Reprodução/Twitter)

O próprio Musk fez piada na época. “Meu trabalho como policial clandestino no Brasil não é mais segredo”, ele tuitou junto com uma foto do outdoor.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.