Nos siga nas redes sociais

Mata Sul

Catende: MPPE recomenda à prefeita Dona Graça que exonere familiares de cargos públicos

A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de quarta-feira (17).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

Após a Promotoria de Justiça de Catende tomar conhecimento de uma notícia sobre a prática de nepotismo no município, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à prefeita de Catende que exonere, no prazo de 48 horas, cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau e/ou que não detenham a devida habilitação técnica.

Na recomendação, o 1º Promotor de Justiça de Catende, Rômulo Siqueira França, ressaltou que o Supremo Tribunal Federal diz expressamente, na Súmula Vinculante 13, que essa prática de nomeação de parentes viola a Constituição Federal. Segundo entendimento do STF, a aplicação da súmula sobre nepotismo deve sempre levar em conta se o nomeado possui qualificação profissional compatível com as atribuições do cargo.

Assim, o MPPE também recomendou à gestora do município que se abstenha de nomear cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneos ou por afinidade até o terceiro grau da prefeita, do vice-prefeito, dos secretários municipais e de todos os demais agentes públicos, e/ou demonstre a devida habilitação técnica para o exercício de cargos políticos.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de quarta-feira (17).

Mata Sul

Vereador eleito em Xéxeu, Veio de Helena morre vítima da covid-19

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Instagram)

Morreu na madrugada desse domingo, 07, vítima da covid-19, o vereador eleito pelo PSB em Xexéu (PE), Jose Valdelicio Da Silva Filho,bastante conhecido por “Veio de Helena”.

Eleito com 555 votos, ele estava internado no Hospital Regional de Palmares. Veio de Helena deixa a esposa, e filhos.

A cidade de Xexéu registrou ate o dia 05 de março, 367 casos confirmados,344 recuperados e 19 óbitos da doença.

Mais informações em instantes 

Continuar Lendo

Mata Sul

Palmares tem manhã de sábado, com parte do comércio fechado por causa da pandemia pela Covid-19

Redação PortalPE10

Publicado

No dia em que o decreto estadual com medidas mais rígidas de enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco,a movimentação de pessoas e veículos foi  tranquila no centro da cidade de Palmares , na manhã deste sábado (6).

Ao contrário do que se viu durante os últimos dias, apenas os estabelecimentos comerciais consideradas atividades essenciais pareciam estar abertos.

Ainda assim, as entidades de segurança e de fiscalização do Estado e do Município estão atentas a denúncias de irregularidades, inclusive durante a noite, com o efetivo da Policia Militar.

As medidas começaram a valer na última quarta-feira (3) e vigoram até o próximo dia 17

Neste fim de semana e no próximo (13 e 14), apenas serviços essenciais podem funcionar. Está proibida, assim, a abertura de shoppings centers, comércios de rua, academias, clubes sociais, igrejas e tempos religiosos. Bares e restaurantes estão liberados apenas com sistemas de retirada de pedidos no local ou delivery. Parques também devem estar fechados e nas praias está permitida apenas a prática individual de atividades esportivas.

Já durante a semana, atividades não essenciais estão proibidas entre 20h e 5h de segunda a sexta.

Continuar Lendo

Mata Sul

Durante assalto R$ 11 mil são levados de deposito de gás, em Ribeirão

Três criminosos conseguiram fugir.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação)

No final da tarde de quinta-feira (04), três elementos praticaram um assalto contra um depósito de gás, que fica localizado na rua Conceição Lustosa, no bairro da Cohab, em Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco.

Os criminosos renderam os funcionários e de acordo com a polícia teriam subtraído a quantia de R$ 11 mil . Segundo a PM, após o ocorrido o proprietário do estabelecimento teria realizado o acompanhamento do veículo utilizado pelos bandidos

Após alguma metros o veículo da vítima veio a colidir com o veículo dos envolvidos, que veio a perder o controle e sair da pista, momento em que 3 indivíduos saíram do veículo e adentraram em um matagal, deixando para trás dois documentos de identificação pessoal, reconhecidos pela vítima como os autores do roubo.

A PM realizou diversas diligências a procura dos imputados, mas não se obteve êxito. O efetivo foi até a DP local, juntamente com a vítima, para os procedimentos legais.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.