Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Chuva de granizo é registrada no Sertão de Pernambuco

Agência Pernambucana de Águas e Clima disse que esse é um fenômeno raro na região

Lucas Passos

Publicado

Chuva derruba telhado em Custódia — Foto: WhatsApp/Reprodução

Uma forte chuva acompanhada de granizo foi registrada em Custódia, no Sertão de Pernambuco, no fim da tarde da segunda-feira (28). Durante a chuva, o vento derrubou um telhado de posto de gasolina, casas e de uma chaminé de fábrica de doces.

Sobre o granizo, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) informou que a junção da temperatura elevada com a umidade faz surgir uma nuvem de grande desenvolvimento vertical, e que deve ter sido este fenômeno que aconteceu em Custódia.

A APAC disse ainda que esse é um fenômeno raro na região. Segundo a Prefeitura de Custódia, ninguém ficou ferido.

Fonte: G1

Pernambuco

Bares e boates de Porto de Galinhas devem fechar entre 23h e 7h e ônibus e vans são vetados na orla no fim de semana

Decreto entrou em vigor neste sábado (16) para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus. Quem descumprir horários, ficará sem alvará para funcionar.

Redação PortalPE10

Publicado

Áreas mais movimentadas de Porto de Galinhas serão sanitizadas, segundo a prefeitura de Ipojuca — (Foto: Prefeitura de Ipojuca/Divulgação)

Entrou em vigor neste sábado (16) um decreto para coibir aglomerações e evitar a transmissão da Covid-19, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. Com isso, fica proibido o funcionamento de bares, boates e restaurantes em Porto de Galinhas, entre 23h e 7h. Além disso, ônibus e vans de turismo não terão autorização para entrar na orla, nos fins de semana e feriados.

O Decreto 762/2021, assinado na sexta (15), foi divulgado pela prefeitura, neste sábado, por meio de nota. Segundo a administração municipal, as decisões foram tomadas a partir de orientações de um comitê que avalia a pandemia na cidade.

Na vila de Porto de Galinhas, um dos principais destinos turísticos do estado, foram adotadas medidas para coibir aglomerações nas áreas de lazer.

Depois de seguir o protocolo do governo, que veta o som ao vivo e mecânico em estabelecimentos comerciais, a prefeitura determinou que serão suspensos alvarás e autorizações de funcionamento de bares, restaurante, boates e comércio ambulante. Isso será válido para quem descumprir os horários estabelecidos.

Além disso, a administração determinou a ordenação do fluxo de pessoas na faixa do litoral. Por isso, ficam vetados a entrada, circulação, parada e estacionamento de ônibus de turismo, micro-ônibus, vans e similares, nas modalidades ”day use” e “city tour”, aos sábados, domingos e feriados.

A prefeitura explicou que neste fim de semana poderão entrar os veículos que já estavam agendados previamente na Secretaria de Turismo.

Antes da nova medida, o município já tinha limitado a 16 o número de veículos desses tipos entrando nas praias.

Os veículos que levam turistas do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes/Gilberto Freyre para as praias de Ipojuca serão autorizados a entrar, para isso, no entanto, deverão ter relação de hóspedes e a confirmação de reservas em hotéis ou pousadas de todos eles.

Outra medida trata do comércio e serviços na faixa de areia. Estão proibidas todas as atividades, das 18h às 8h.

Por fim, o decreto determina a limpeza e a sanitização de áreas de grande movimento de pessoas, como o calçadão de Porto de Galinhas. Os agentes de trânsito estão autorizados a fazer bloqueios de vias. Quem desrespeitar, alerta a prefeitura, estará sujeito a medidas administrativa e penais.

Orientação

A partir deste fim de semana, o governo de Pernambuco dá início a uma campanha de verão para reforçar o combate à Covid-19.

A ação acontecerá durante todo os fins de semana do mês de janeiro nas praias de Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré e Ilha de Itamaracá.

Com o slogan “Viva este verão com cuidado. O coronavírus não está de férias”, a campanha colocará nas praias 72 promotores.

Equipados de walkmídia, face shield, máscara e álcool em gel, os atendentes alertarão as pessoas sobre a importância dos cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19.

Nas abordagens, os profissionais vão ressaltar a importância de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas de boxes diferentes; respeitar o distanciamento mínimo de quatro metros entre as hastes dos guarda-sóis, além de priorizar o uso da máscara após os banhos de mar e refeições.

Durante os fins de semana de janeiro, a ação funcionará nos seguintes horários: às sextas-feiras, das 10h às 14h; sábados e domingos, nas praias do Recife, Olinda e Jaboatão, das 9h às 17h; e demais praias, das 10h às 14h.

Além do divulgadores, haverá placas de sinalização rodoviárias nas vias que ligam as praias. A campanha prevê ainda, propaganda em rádios do Litoral e Região Metropolitana, alertando sobre os cuidados que todos não devemos esquecer para preservar a saúde.

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco contabilizou, na sexta-feira (15), mais 1.702 casos da Covid-19 e 18 mortes relacionadas à doença, elevando o total no estado para 239.155 confirmações e 9.964 óbitos. Os dados começaram a ser registrados em março de 2020

Continuar Lendo

Pernambuco

Pernambuco envia 3 toneladas de equipamentos para o Amazonas

Duzentos concentradores de oxigênio serão encaminhados para reforçar assistência aos pacientes.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

Diante da situação crítica vivenciada pelo Estado do Amazonas em meio à pandemia da Covid-19, o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife (PCR) estão realizando a entrega de 200 concentradores de oxigênio para serem distribuídos às unidades hospitalares da rede pública de saúde do Estado do Norte do país. Cem equipamentos serão disponibilizados pela gestão estadual pernambucana e outros cem pela PCR. Os concentradores de oxigênio foram utilizados pelos hospitais de campanha que foram desmobilizados.

A companhia aérea Azul vai disponibilizar uma aeronave para levar, ainda neste sábado (16/01), os equipamentos, que correspondem a um aparato total de mais de três toneladas, do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre para Manaus.

“O enfrentamento da Covid-19 é um desafio de toda a Nação brasileira e neste momento estamos todos embuídos do sentimento de ajudar nossos irmãos amazonenses nesse momento difícil. Este é um gesto humanitário e que não tem impacto na assistência aos pernambucanos”, afirma o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Os equipamentos são indicados para o tratamento de pacientes que precisam de suporte de oxigênio para darem continuidade à assistência. Os concentradores são máquinas que funcionam abastecendo o O2 a partir do ambiente, concentrando o oxigênio que fica com pureza de até 95%, sendo capaz de fornecer até 5 litros de O2 por minuto ao paciente.

Na noite da última quinta-feira (14/01), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara conversou com o governador Wilson Lima e ofereceu ajuda. “Coloquei o Estado de Pernambuco à disposição dos cidadãos amazonenses, nesse momento tão difícil. Faremos tudo que esteja ao nosso alcance para ajudar os irmãos do Amazonas a superar esse momento crítico da pandemia”, disse Paulo Câmara.

Continuar Lendo

Brasil

Avião que estava em Recife e iria buscar vacinas na Índia,vai entregar oxigênio em Manaus

Redação PortalPE10

Publicado


O avião que estava no Recife e iria buscar 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em Mumbai, na Índia, retornou a Campinas na madrugada deste sábado (16). Com o adiamento da viagem para trazer o imunizante ao país, ele será usado para levar cilindros de oxigênio aos hospitais de Manaus (AM), que vive um colapso na saúde.

A aeronave da Azul Linhas Aéreas A330neo, a maior da empresa, decolou às 3h58 de Recife e pousou às 06h43 no Aeroporto Internacional de Viracopos. A previsão da companhia é que decole ainda neste sábado com os cilindros com destino a capital amazonense.

Por meio de nota, a Azul informou que o pedido para levar oxigênio para a capital do Amazonas foi feito pelo Ministério da Saúde.

“O voo será feito pela mesma aeronave que partiria hoje [esta sexta] para Mumbai, na Índia, uma vez que a missão terá seu início reprogramado enquanto às questões diplomáticas entre os dois países são resolvidas e as doses da vacina Astrazeneca/Oxford possam ser trazidas ao Brasil”, disse o comunicado da companhia aérea.

A aeronave da companhia levará sua capacidade máxima para esse tipo de carga, segundo a nota. “Nossa intenção é ajudar o Brasil e os brasileiros e não mediremos esforços para oferecer apoio logístico no transporte de matérias para o combate à Covid-19. Estamos prontos para voar à Índia e também para transportar o que for necessário dentro do Brasil”, disse a empresa, no comunicado.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.