Nos siga nas redes sociais

Mata Sul

Com 367 casos e 20 óbitos,prefeito de Xexéu contraria decreto estadual, e libera cultos religiosos, finais de semana

Redação PortalPE10

Publicado

Thiago De Miel (PSC),prefeito de Xexéu (PE)

O prefeito de Xexéu (PE), Thiago De Miel (PSC), divulgou nas suas redes sociais (4), um decreto liberando o funcionamento dos templos religiosos de qualquer culto. A permissão de funcionamento vale inclusive para os finais de semana.

A medida  tomada contraria um aparte do decreto estadual que está limitando o funcionamento de parte do comércio e aumentando as restrições aos finais de semana. O documento do governo de Pernambuco também proibia a realização de cultos religiosos presenciais finais de semana.

O decreto municipal de Xexéu começa a valer a partir da assinatura do prefeito. Com isso, as liberações já estão valendo neste domingo (7).

Apesar de conter disposições contrárias ao determinado pelo Governo do Estado, o município tem autonomia para decidir sobre as medidas que adotará no enfrentamento à pandemia. Esse poder foi declarado em abril de 2020 pelo Supremo Tribunal Federal. As demais normas de prevenção e combate ao coronavírus do decreto estadual foram mantidas pelo decreto municipal.

Decreto Executivo Municipal nº 009/2021, de 05 de março de 2021.

EMENTA: Regulamenta medidas de emergência e de enfrentamento a nova onda de contaminação da COVID-19, em todo território municipal, bem como dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE XEXEU, Estado de PERNAMBUCO no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas através da Lei Orgânica do Município e no art. 37, IX, da Constituição Federal,

“Art. 1º – A determinação da proibição de funcionamento das atividades não essenciais a partir de quarta-feira dia 03 de março de 2021, do horário das 20:00 hrs as 05:00 hrs da manhã, de segunda a sexta-feira, bem como aos sábados e domingos durante o dia inteiro, em todo o território municipal;

I – Entende-se como atividade essencial no âmbito deste município as entidades religiosas, as farmácias, as lojas que comercializam materiais de construção e os estabelecimentos comerciais que comercializam produtos do gênero alimentício, tal como supermercados, restaurantes, lanchonetes e outros, não sendo estendido tal entendimento para os bares.”

A cidade de Xexéu registrou até o dia 05 de março, 367 casos confirmados,344 recuperados e 20 óbitos da doença. Na madrugada deste domingo o vereador da cidade de Xexéu veio a óbito em decorrência da covid-19.

Cotidiano

Ex-vereador de Maraial é assassinado a tiros

Vítima foi abordada por criminosos armados.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

O ex-vereador Emanuel Ferreira da Silva, conhecido por ‘Mano Pantanal’, de 47 anos, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (13), em Maraial, na Mata Sul de Pernambuco. Segundo informações repassadas ao PortalPE10, o homem estava sentado em um estabelecimento comercial quando os criminosos efetuaram disparos contra ele.

A vítima não resistiu e veio a óbito no local. Os suspeito ainda não foram localizados e não se sabe qual seria a motivação do crime.

O corpo da vítima deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Instituto de Criminalística estão no local. A Polícia Civil da Delegacia de Maraial investigará o caso.

*Mais informações em instantes

Continuar Lendo

Cotidiano

Mata Sul: Chuva forte causa alagamento no centro de Catende

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

A forte chuva que caiu na cidade de Catende, na Mata Sul de Pernambuco durante esta segunda-feira (12) provocou alagamento em várias ruas da cidade.

Em uma das avenidas principais que dá acesso ao centro da cidade a água ficou acumulada causando transtornos para os comerciantes. Em um vídeo enviado para o Whatsapp do PortalPE10 mostra a situação.

Continuar Lendo

Mata Sul

Motorista perde controle por causa da chuva e carro com seis pessoas cai em córrego em Amaraji

PortalPE10 com informações G1

Publicado

As fortes chuvas que atingiram à região Mata Sul  de Pernambuco ocasionaram um acidente na PE-63, no município de Amaraji. Por causa da lama na pista, o motorista de um carro perdeu o controle do veículo, que caiu em um córrego que corta a cidade.

Havia seis pessoas no carro, incluindo uma criança de 2 anos de idade, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) municipal, e os ocupantes do carro não precisaram ser internados.

O acidente ocorreu por volta das 23h40 do domingo (11). Até a manhã desta segunda-feira (12), o veículo seguia dentro do córrego.

O carro trafegava no sentido Amaraji, quando, próximo à ponte que dá acesso ao Engenho Jaguarana, perdeu o controle. No local, passam muitos tratores e veículos pesados, devido ao cultivo de cana-de-açúcar. Por causa disso, segundo a prefeitura, é comum haver lama na pista, o que levou ao acidente.

No momento do acidente, chovia muito na cidade. O carro caiu na ribanceira e foi parar dentro do córrego. Os ocupantes do veículo conseguiram sair pelo lado do carona e escalaram a ribanceira até a pista.

Eles andaram cerca de um quilômetro e chegaram a um vilarejo, onde pediram ajuda ao Samu, que prestou os primeiros socorros às vítimas. O Samu levou os ocupantes do carro até o Centro de Amaraji.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.