Nos siga nas redes sociais

Mata Sul

Com avanço da Covid-19, Pernambuco suspende cirurgias eletivas em 63 municípios

Redação PortalPE10

Publicado

Secretario André Longo. – (Foto: Sérgio Bernardo/SEI)

As cirurgias eletivas nas unidade de saúde, públicas e privadas, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente, estão suspensas da próxima segunda-feira (1º/03) até 12 de março.

As três regiões iniciam, a partir de amanhã, um período de restrição de todas as atividades econômicas e sociais, entre 20h e 5h, nos dias de semana, e das 17h às 5h aos sábados e domingos. “O objetivo deste novo decreto é reforçar a capacidade de enfrentamento à Covid-19 com a perspectiva de liberação de mais leitos. Esta medida poderá ser adotada em outras regiões do Estado, caso as taxas de ocupação da rede pública e também da privada continuarem subindo”, disse André Longo.

De acordo com análise epidemiológica da SES-PE, Pernambuco permanece com estabilidade no cenário epidemiológico, com uma aceleração lenta, mas em níveis altos e preocupantes. Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), na semana passada, foram registradas 773 notificações – o que representa 39 registros a mais que na semana epidemiológica (SE) 6, e 63 a mais que na SE 5. Nas solicitações de leitos, houve 24 solicitações de UTI a menos entre as semanas 7 e 6 e 46 solicitações a mais de leitos de enfermaria.

Durante a coletiva do Governo do Estado, o secretário André Longo explicou que “apesar do vírus estar circulando de forma homogênea em todo o Estado, as flutuações ocorrem distintamente entre as Regiões. Nesta última semana, por exemplo, observamos situação anormal, com a saturação da rede, em parte da Mata Norte, no Agreste e no Sertão do Araripe”, informou.

O gestor estadual também detalhou os indicadores das três Regionais que motivaram a adoção de medidas mais restritivas. Na IIª Geres (sede em limoeiro), foi registrado aumento de 43% nos casos de Srag na comparação entre as semanas 6 e 7 e de mais de 100% em 15 dias. A região chegou a ter, segundo André Longo, a totalidade dos 20 leitos de UTI ocupados. Já a IV Geres (Caruaru) registrou aumento de 26% nos casos graves suspeitos para a Covid-19 entre as SE 6 e 7 semana e de 31% na comparação entre as semanas 7 e 5. A taxa de ocupação dos 108 leitos de UTI da Região chegou a 99%. Já no Sertão do Araripe (IX Geres) houve aumento de 43% nos casos de Srag entre as semanas 7 e 6 e a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 98% durante esta semana.

“Apelo aqui para o apoio e o engajamento da população e dos gestores municipais das 63 cidades destas regiões para que possamos, juntos, diminuir as taxas de transmissão do vírus e, consequentemente, a quantidade de doentes que pressionam a rede de saúde. Destaco, mais uma vez, que não descartamos a adoção de novas medidas, nestas e em outras Regiões do Estado, mas as decisões do Governo de Pernambuco serão sempre proporcionais aos indicadores hospitalares e aos dados epidemiológicos”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Longo ainda alertou sobre a situação da pressão sobre a rede de saúde.  “Observamos ao longo da última semana uma maior pressão sobre a rede de saúde, chegando em alguns momento do dia, à marca de 90% de ocupação. Diante disto, o comitê de enfrentamento está avaliando a adoção de novas medidas restritivas nos próximos dias”.

Cotidiano

Ex-vereador de Maraial é assassinado a tiros

Vítima foi abordada por criminosos armados.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

O ex-vereador Emanuel Ferreira da Silva, conhecido por ‘Mano Pantanal’, de 47 anos, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (13), em Maraial, na Mata Sul de Pernambuco. Segundo informações repassadas ao PortalPE10, o homem estava sentado em um estabelecimento comercial quando os criminosos efetuaram disparos contra ele.

A vítima não resistiu e veio a óbito no local. Os suspeito ainda não foram localizados e não se sabe qual seria a motivação do crime.

O corpo da vítima deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Instituto de Criminalística estão no local. A Polícia Civil da Delegacia de Maraial investigará o caso.

*Mais informações em instantes

Continuar Lendo

Cotidiano

Mata Sul: Chuva forte causa alagamento no centro de Catende

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

A forte chuva que caiu na cidade de Catende, na Mata Sul de Pernambuco durante esta segunda-feira (12) provocou alagamento em várias ruas da cidade.

Em uma das avenidas principais que dá acesso ao centro da cidade a água ficou acumulada causando transtornos para os comerciantes. Em um vídeo enviado para o Whatsapp do PortalPE10 mostra a situação.

Continuar Lendo

Mata Sul

Motorista perde controle por causa da chuva e carro com seis pessoas cai em córrego em Amaraji

PortalPE10 com informações G1

Publicado

As fortes chuvas que atingiram à região Mata Sul  de Pernambuco ocasionaram um acidente na PE-63, no município de Amaraji. Por causa da lama na pista, o motorista de um carro perdeu o controle do veículo, que caiu em um córrego que corta a cidade.

Havia seis pessoas no carro, incluindo uma criança de 2 anos de idade, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) municipal, e os ocupantes do carro não precisaram ser internados.

O acidente ocorreu por volta das 23h40 do domingo (11). Até a manhã desta segunda-feira (12), o veículo seguia dentro do córrego.

O carro trafegava no sentido Amaraji, quando, próximo à ponte que dá acesso ao Engenho Jaguarana, perdeu o controle. No local, passam muitos tratores e veículos pesados, devido ao cultivo de cana-de-açúcar. Por causa disso, segundo a prefeitura, é comum haver lama na pista, o que levou ao acidente.

No momento do acidente, chovia muito na cidade. O carro caiu na ribanceira e foi parar dentro do córrego. Os ocupantes do veículo conseguiram sair pelo lado do carona e escalaram a ribanceira até a pista.

Eles andaram cerca de um quilômetro e chegaram a um vilarejo, onde pediram ajuda ao Samu, que prestou os primeiros socorros às vítimas. O Samu levou os ocupantes do carro até o Centro de Amaraji.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.