Nos siga nas redes sociais

Brasil

Com patas queimadas pelo fogo no Pantanal, onças-pintadas recebem tratamento com células-tronco; veja fotos

Ferimentos causados por incêndios sem precedentes motivaram criação de hospital para cuidar desses animais

Marcelo Passos

Publicado

Cuidador mostra feridas de queimadura nas patas de uma onça-pintada adulta chamada Amanaci sofrida após um incêndio no Pantanal, enquanto o animal passava por tratamento com células-tronco, na ONG Instituto Nex em Corumbá de Goiás Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS

Nas últimas semanas, o Pantanal vem sendo manchete no Brasil e no mundo devido às queimadas que atingem e destroem parte de seu ecossistema. Nesta tragédia ambiental, animais feridos e até carcaças daqueles que não conseguiram superar o fogo fazem parte da rotina de quem trabalha na contenção das chamas.

Um hospital específico para tratar onças-pintadas queimadas pelo fogo foi criado na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde os animais são submetidos a tratamento com células-tronco.

O fogo em Mato Grosso, estado epicentro das queimadas, já devastou 1,7 milhão de hectares neste ano, área cinco vezes maior do que o território de Cuiabá, a capital do estado, e onze vezes maior do que a cidade de São Paulo (SP).

Os incêndios na região, em agosto, são os piores em 15 anos, e as chamas ameaçam a biodiversidade local, que inclui antas, onças, capivaras e a maior densidade de onças-pintadas do mundo. Naquele mês, o bioma pantaneiro registrou 5.935 focos de queimadas, sendo o agosto com o segundo maior número de queimadas de sua história, desde o início do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 1998.

 

  • Cuidador mostra feridas de queimadura nas patas de uma onça-pintada adulta chamada Amanaci sofrida após um incêndio no Pantanal, enquanto o animal passava por tratamento com células-tronco, na ONG Instituto Nex em Corumbá de Goiás Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Vereador é morto a tiros dentro de bar; esposa fica ferida

Redação PortalPE10

Publicado

Vereador é morto a tiros em Candeias — Foto ReproduçãoRedes Sociais

Um vereador de 38 anos de Candeias, em Salvador, na Bahia, foi morto a tiros na noite desse domingo (24). A esposa da vítima e outras quatro pessoas ficaram feridas. Segundo informações da prefeitura da cidade, André Luiz Ferreira de Araújo (PP) estava em um bar próximo à casa onde ele morava. Suspeitaram chegaram ao local atirando e André foi atingido.

O homem foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos. A esposa do vereador está internada, mas não teve o estado de saúde divulgado.

Ainda não se sabe a motivação do crime.

A prefeitura de Candeias decretou luto oficial de três dias pela morte do vereador.

O corpo de André Luiz será enterrado na tarde desta segunda-feira (25).

Vereador é morto a tiros em Candeias — Foto ReproduçãoRedes Sociais

Continuar Lendo

Brasil

Acidente com ônibus na BR-376 em Guaratuba deixa 21 mortos e 33 feridos, diz PM

Redação PortalPE10

Publicado

Ônibus saiu da pista e tombou às margens da BR-376, em Guaratuba, no Paraná — Foto: Arquivo pessoal/Juliano Neitzke

Um acidente com um ônibus na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, deixou 21 mortos na manhã desta segunda-feira (25), de acordo com o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Segundo a polícia, 33 pessoas foram socorridas feridas, sendo sete delas em estado grave e seis com ferimentos moderados.

O acidente aconteceu na altura do km 668, no trecho conhecido como Curva da Santa, por volta das 8h30, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, a pista está bloqueada para atendimento do caso. Às 12h20, a fila de veículos era de 16 quilômetros.

A PRF informou que ônibus, com placa de Belém, no Pará, descia a Serra do Mar em direção ao litoral catarinense quando bateu na mureta de contenção, saiu da pista e tombou às margens da rodovia.

De acordo com a PRF, o ônibus saiu de Ananindeua (PA) e tinha como destino Balneário Camboriú (SC).

Continuar Lendo

Brasil

Mulher mata a filha de 5 anos e arranca olhos e língua da criança com tesoura

Quando os militares chegaram na residência, encontraram o corpo da menina, com os órgãos próximo ao corpo, e a mãe bastante transtornada.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/NN1/Rota do Sertão)

Um crime bárbaro foi registrado pela Polícia Militar na tarde desse domingo, 24, no Povoado de São Cristóvão, em Maravilha, Sertão de Alagoas. De acordo com a polícia, uma mãe que teria transtornos mentais matou a filha, uma menina de apenas 5 anos, e arrancou os olhos e a língua da criança com uma tesoura.

A informação foi confirmada pelo TNH1 com o 7º Batalhão da PM, que atendeu a ocorrência no interior alagoano. O avô da menina teria acionado a polícia após a mãe se trancar no banheiro com a própria filha. Quando os militares chegaram na residência, encontraram o corpo da menina, com os órgãos próximo ao corpo, e a mãe bastante transtornada.

A mulher foi identificada como Josimare Gomes da Silva, de 30 anos, e a criança era Brenda Carollyne Pereira da Silva, de apenas 5 anos.

Como a mulher estava muito agitada e havia o relato de que ela teria problemas psiquiátricos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também esteve presente para levá-la ao Hospital Regional de Santana do Ipanema. Ela foi sedada e posteriormente encaminhada para a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia.

O Instituto Médico Legal (IML) também esteve no local e, de acordo com o 7º BPM, informou inicialmente que a morte da criança ocorreu devido aos ferimentos provocados por tesoura.

Alguns sites do interior noticiaram que o pai da menina mora fora de Alagoas. O TNH1 também confirmou que a mulher está presa na Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, que era a unidade policial plantonista da região no final de semana, mas que o caso será investigado pela delegacia da cidade de Maravilha.

*Com informações TNH1

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.