Cotidiano
Companhias de energia elétrica vão ajudar a combater o Aedes aegypti
Os profissionais que fazem mensalmente a leitura do consumo de energia das residências vão ajudar.

Os agentes que fazem mensalmente a leitura do consumo de energia das residências brasileiras vão ajudar no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Conhecidos como “leituristas”, esses funcionários serão capacitados e poderão repassar informações de residências suspeitas de conter criadouros do mosquito.
Os dados serão enviados em tempo real para a central operacional da cada distribuidora de energia do País. A partir desse ponto, a empresa repassa essa informação para a unidade local da Defesa Civil, possibilitando uma ação mais rápida no combate ao mosquito.
“Entendemos que tanto o setor elétrico quanto o setor de energia em geral têm uma grande capilaridade e uma grande contribuição a dar nesse combate ao Aedes aegypti“, destacou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga.
O Ministério de Minas e Energia estima que existam aproximadamente 40 mil leituristas em todo o Brasil, que visitam mensalmente entre 60 a 70 milhões de residências e comércios. “É um exército de 40 mil pessoas que conhecem os bairros, as ruas, o Brasil de ponta a ponta. A grande vantagem desse engajamento dos leituristas é que temos a possibilidade de imediatamente chegar na ponta com a informação, identificando os locais e informar esses pontos às autoridades em tempo real”, explicou o ministro.
Cotidiano
Palmares inicia processo de municipalização do trânsito
Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.
O Prefeito de Palmares, Junior de Beto (PP) recebeu nesta sexta-feira o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Barbosa. Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.
O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.
De acordo com presidente do Conselho Estadual de Trânsito, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.
O próximo passo é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.
Para o prefeito de Palmares, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização.
Neste primeiro momento será realizado, atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade.
Cotidiano
Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador na tomada em Pernambuco
Caso está sendo investigado pela polícia.
Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado nessa quinta-feira (15) após morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.
Caso está sendo investigado
De acordo com a Delegacia de Araçoiaba, a criança estava com a mãe em casa quando sofreu o choque. O caso está sendo investigado pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. As informações são do NE10.
O corpo do bebê foi encaminhado para ser periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O pai do menino foi ao local para reconhecer o corpo.
Cotidiano
Adolescente de 16 anos tenta fugir, mas acaba morto a tiros em bairro de Ribeirão
Crime ocorreu na Rua José Bonifácio, em Ribeirão. Corpo de adolescente foi encaminhado para o IML.
Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na Rua José Bonifácio, bairro Alto da Cadeia, em Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na noite de quinta-feira (15).
De acordo com a Polícia Militar, equipes foram acionadas para atender a ocorrência e encontraram a vítima caída com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. A vítima identificada por Maurício José Medeiros Barbosa, foi alvejado diversas vezes.
No local do crime, moradores informaram que a vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas na região. O corpo de Maurício José foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil da Delegacia de Ribeirão.
-
Pernambucoem 16/04/2021 13:49
Padrasto mata enteada de 12 anos e se suicida em carro em PE, diz polícia
-
Cotidianoem 15/04/2021 11:30
Após aviso de fortes chuvas, cidades da Mata Sul ficam em alerta
-
Cotidianoem 15/04/2021 12:46
Moradores de Joaquim Nabuco enfrentam problemas devido à chuva nesta quinta (15)
-
Cotidianoem 16/04/2021 17:13
Palmares inicia processo de municipalização do trânsito
-
Cotidianoem 16/04/2021 08:29
Acidente entre dois caminhões deixa motorista ferido na PE-085, em Ribeirão
-
Brasilem 15/04/2021 09:20
Jovem emagrece 91 kg com dieta e exercícios durante a pandemia da Covid
-
Pernambucoem 15/04/2021 13:29
Clodoaldo Magalhães (PSB) entra com ação judicial contra governo Bolsonaro
-
Cotidianoem 15/04/2021 22:19
Nova morte por Covid-19 é registrada em Palmares e total vai a 94