Empregos
Confira sete dicas de sites e aplicativos que oferecem simulados do Enem
Serviços online podem oferecer uma revisão dinâmica e menos cansativa antes da prova

Os professores indicam: a algumas horas do Enem 2015, não adianta insistir em estudar uma grande quantidade de novos conteúdos.
– Nada de querer fazer milagre no último dia antes da prova. Se você já estudou, agora é hora de relaxar, descansar e dar uma última revisadinha nas coisas que já viu. Não tente aprender nada novo – aconselha Davi Ruschel, professor de história do Universitário.
A tecnologia pode ajudar. Para uma revisão dinâmica e menos cansativa, faça proveito de sites e aplicativos que oferecem simulados do exame.
Enem Quiz
O que é
Oferece vídeo-aulas e simulados gratuitos especificamente sobre as provas do
Enem, além de mostrar, em gráficos, o desempenho do estudante por disciplina.
Onde está
Em enemquiz.com.br, na Apple Store (para iOS) e no Google Play (para Android).
Questões Enem da Empresa Brasil de Comunicação
O que é
Banco de questões das provas de 2009 a 2014. Você pode escolher quais áreas do conhecimento quer estudar.
Onde está
No site questoesenem.ebc.com.br.
Passei! Enem
O que é
Banco com mais de 500 questões preparatórias para o Enem. Não necessita de conexão. Gratuito.
Onde está
Disponível na Apple Store (para iOS) e no Google Play (para Android).
Blog do Enem
O que é
Simulado online para o exame deste ano com questões inéditas do QMágico (grupo de tecnologia educacional), em parceria com o Pravaler (programa de crédito universitário) e o Blog do Enem. O teste estará disponível até sábado, primeiro dia de prova. As inscrições são gratuitas.
Onde está
Em blogdoenem.com.br/simulado-enem.
Enem Academix
O que é
Aplicativo que oferece exercícios, simulados, alertas de estudo e calendário das provas, além de vídeo-aulas. Custo é de US$9,99 mensais.
Onde está
Na Apple Store (compatível apenas com iOS).
App prova
O que é
Questões preparativas para o Enem em formato de jogo. É possível desafiar os amigos e comparar seu desempenho com o de outros estudantes. Gratuito.
Onde está
Na Apple Store (para iOS), no Google Play (para Android) ou emappprova.com.br.
iPass Enem
O que é
Aplicativo que disponibiliza mais de 200 questões de provas anteriores e dicas de redação. Gratuito.
Onde está
Na Apple Store (compatível apenas com iOS).
Brasil
Prazo para contestar o auxílio emergencial negado acaba nesta segunda-feira (12)
Acaba nesta segunda-feira (12) o prazo para trabalhadores que receberam o auxílio emergencial em 2020 e foram considerados inelegíveis para ter o benefício neste ano fazerem a contestação e tentarem reverter a resposta negativa do governo.
A contestação é feita no site da Dataprev, onde se consulta o direito ao auxílio emergencial: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/.
A pessoa deve informar dados como nome completo, data de nascimento, CPF e nome da mãe e, após aparecer a resposta “inelegível”, pode fazer a contestação. Para isso, é preciso clicar em “Contestar”.
O sistema aceitará apenas critérios passíveis de contestação, ou seja, aqueles nos quais é possível haver atualização de bases de dados da Dataprev, como data de nascimento errada, CPF não identificado e informações incorretas sobre vínculos empregatícios e recebimento de outros benefícios sociais e trabalhistas.
Caso o pagamento, após o recebimento da primeira parcela, venha a ser cancelado no processo de reavaliação mensal, o beneficiário também poderá contestar a decisão.
Outro caminho que o cidadão encontra para contestar a negativa do benefício ou o corte das parcelas na revisão mensal é buscar o Judiciário. Há, ainda, a possibilidade de processamentos de ofício realizados pelo Ministério da Cidadania, também como em 2020.
Na ocasião, houve parceria entre os órgãos do governo e a Defensoria Pública para atendimento ao trabalhador que não conseguiu a renda, mas que julgava ter direito ao benefício.
Quando o trabalhador é considerado elegível ao benefício, seu cadastro é liberado para o pagamento do auxílio pela Caixa Econômica Federal e todas as parcelas devidas são depositadas.
Brasil
Mais de 90% dos estabelecimentos do Brasil confirmaram dificuldade para pagar salários
Os fechamentos impostos por estados e municípios em fevereiro e março agravaram a situação dos bares e restaurantes. O faturamento caiu ou até mesmo chegou a zerar. Além disso, as dívidas acumuladas em 2020 precisam ser pagas. Assim, a grande maioria dos empresários do setor se vê em uma situação crítica, sem ter como honrar dívidas e com enorme dificuldade em pagar funcionários.
É o que aponta a mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada entre os dias 1° e 5 de abril, com mais de 2 mil empresários do setor de alimentação fora do lar em todo o Brasil.
De acordo com o levantamento, 91% dos entrevistados disseram enfrentar problemas para pagar os salários de abril – sendo que 76% já tiveram dificuldades para pagar a folha de março. Além disso, 73% tiveram de demitir empregados nos três primeiros meses do ano.
Isso é resultado direto do faturamento baixo e do alto endividamento: 82% trabalharam no prejuízo em março e 76% deles afirmaram ter algum tipo de pagamento em atraso, principalmente impostos, aluguéis e fornecedores. E, 70% destes estão com parcelas do Simples vencidas.
“Estamos há mais de dois meses na espera de uma nova MP dos salários, que permita a suspensão de contratos ou redução de jornada, com a contrapartida do benefício emergencial. Em janeiro nós já alertamos o governo federal de que a situação ficaria crítica. Sem isso, mesmo caminhando para a reabertura, muitos estabelecimentos não irão aguentar. As ajudas em alguns estados e municípios foram bem-vindas, mas insuficientes”, diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
Brasil
IBGE suspende provas para recenseadores do Censo 2021
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo 2021. De acordo com o instituto, portanto, as provas não serão mais realizadas nas datas programadas no edital(18 e 25 de abril) A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano.
O IBGE destacou, no entanto, que o processo seletivo não foi cancelado e informou que avaliará, junto com o Cebraspe, empresa organizadora do concurso, um novo planejamento para aplicação das provas, “depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.
O concurso para trabalhadores do Censo 2021 oferece cerca de 17 mil vagas para agentes censitários e 182 mil vagas para recenseadores.
As informações são da Agência Brasil.
-
Cotidianoem 13/04/2021 08:39
Ex-vereador de Maraial é assassinado a tiros
-
Cotidianoem 14/04/2021 08:54
Polícia investiga se carro encontrado carbonizado em Quipapá foi usado na morte de ex-vereador
-
Cotidianoem 14/04/2021 14:29
Motorista fica preso às ferragens após acidente entre carro e caminhão, em Água Preta
-
Cotidianoem 12/04/2021 20:33
Mata Sul: Chuva forte causa alagamento no centro de Catende
-
Cotidianoem 14/04/2021 13:57
Vídeo: Volta a chover forte e ruas já começam a ficar alagadas em Catende
-
Mata Sulem 12/04/2021 19:10
Motorista perde controle por causa da chuva e carro com seis pessoas cai em córrego em Amaraji
-
Brasilem 12/04/2021 17:31
Revisão do auxílio emergencial 2021 paga nascidos de janeiro a maio na quinta (15)
-
Brasilem 12/04/2021 17:49
Laudo diz que Henry morreu ao menos 1 hora antes de ser tirado de apartamento