Nos siga nas redes sociais

Palmares

Covid-19: Boletim tem novos casos em Palmares, mas número de pessoas recuperadas chega a 1.170

Marcelo Passos

Publicado

UTI do Centro de Reabilitação que tem atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19.
– Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Palmares voltou a registra novos casos por Covid-19.Segundo o relatório da Secretária de Saúde Palmares , nesta quarta-feira(23) foi registrado mais quatro novos casos da doença, o município tem agora 1.358 exames positivos para o Coronavírus.

 

Da primeira confirmação de Covid-19, registrado no fim de março, Palmares totaliza 1358 pessoas que foram infectadas pelo coronavírus. 1826 casos tiveram o resultado negativo para o novo coronavírus e 04 estão sendo investigados. 14 novas curas foram registradas.

 

Assim, 1.179 pessoas estão recuperadas da doença em Palmares. 70 pessoas faleceram por complicações da COVID-19. Eles tinham de 31 a 93 anos de idade.

Em queda, índice de contágio em Pernambuco chega a patamar de março

Em entrevista realizada nesta quarta-feira (23), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que o estado registrou queda nos índices Segundo dados do Comitê de Enfrentamento, com base na semana epidemiológica 38, encerrada no último sábado, Pernambuco apresenta uma tendência sustentada de queda pelo segundo mês consecutivo, com redução de 18% nos casos graves, e 50% nos óbitos.

De acordo com os dados mais recentes, Pernambuco registrou 260 novos casos de Covid-19, sendo 93,5% leves e 6,5% graves. No total, o estado soma 141.777 casos, com 8.085 óbitos causados pela doença. Segundo o secretário, os indicadores de casos graves, óbitos e solicitações de leitos de UTI em Pernambuco chegaram aos mesmos patamares registrados em março, antes da aceleração da pandemia. “A positividade nos testes para Covid-19, que já atingiu o pico de 58% em meados de abril, hoje está em 14,8%, e entre crianças e jovens é ainda mais baixo, de apenas 1,5% até os 19 anos”, afirmou.

Na coletiva também estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha que detalharam o avanço das etapas de retomada das atividades previstas para as próximas semanas.

Apesar dos números positivos, o secretário ressalta que não é momento para relaxar as medidas de prevenção contra a Covid-19. “Isso não autoriza que as pessoas negligenciem o comportamento em relação a aglomeração, a utilização da máscara e ao isolamento social..Precisamos guardar a cautela necessária”, afirmou.

Palmares

Jovem morto a tiros dentro de hotel em Palmares é identificado como Moises Soares da Silva, de 21 anos

Redação PortalPE10

Publicado

Moises Soares da Silva, de 21 anos, que era natural da cidade de Colônia Leopoldina Foto:Reprodução Facebook

Na noite deste domingo (17) um jovem foi morto a tiros em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas acionaram a polícia e informaram que ouviram disparos vindos de uma hospedaria que fica na Praça Ismael Gouveia, e depois viram dois homens, fugindo em uma moto de cor branca.

A vítima identificada, Moises Soares da Silva, de 21 anos, que era natural da cidade de Colônia Leopoldina, foi encontrado na cozinha da hospedaria e morreu no local. As polícias Civil e Científica confirmaram que o jovem apresentava lesão na cabeça provocada por arma de fogo.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML). A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O homicídio será investigado pela Policia Civil.

 

 

 

Continuar Lendo

Palmares

Estoques de oxigênio devem ser informados todos os dias por hospitais públicos e privados, diz Cremepe

Redação PortalPE10

Publicado

Hospital Regional de Palmares - (Foto: Reprodução/PortalPE10)

Hospital Regional de Palmares – (Foto: Reprodução/PortalPE10)

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou, neste sábado (16), que notificou os diretores técnicos e diretores clínicos de unidades de saúde públicas e privadas, para que informem diariamente o estoque de oxigênio medicinal. Os estabelecimentos também deverão informar a disponibilidade de equipamentos de proteção individual e insumos.

Em nota divulgada pela diretoria, o órgão também disse que as medidas adotadas pelo governo do estado para prevenção da Covid-19 “vêm se comprovando ineficazes para diminuição da taxa de infecção e mortalidade” pela doença.

A nota foi divulgada devido ao colapso do sistema de saúde em Manaus (AM), que teve recorde de internações e falta de oxigênio nas unidades de saúde.

Na nota divulgada pelo Cremepe, o órgão afirma que a divulgação dos estoques de oxigênio e insumos deve ocorrer devido à “urgente manutenção de estoques condizentes com o aumento esperado de pacientes graves para os próximos meses”.

A decisão se baseia em resoluções do conselho que falam sobre a necessidade de atualização do sistema de notificações de Covid-19.

O Cremepe também afirma que devem prevalecer os princípios que norteiam o tratamento do paciente com Covid-19, como “valorização da relação médico-paciente, apoio irrestrito às condutas propostas pelas sociedades nacionais de especialidades médicas e comunidade científica internacional, apoio incondicional à conduta dos nossos médicos pela postura e autonomia ética demonstradas em defesa dos seus pacientes, tendo por foco uma medicina baseada em critérios puramente técnico-científicos”.

A nota também afirma que a vacinação, que ainda não começou no Brasil devido à falta de aprovação de imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “deve ser fortemente estimulada no país, sendo um ato de proteção individual, mas, sobretudo, um ato cívico que beneficiará toda a população, devendo ser realizada pelo estado de forma compulsória”, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Continuar Lendo

Cotidiano

Mais de 2,8 mil candidatos devem fazer a prova do Enem nesse domingo, em Palmares

Provas serão aplicadas nos dois próximos domingos.

Redação PortalPE10

Publicado

Sala de aula – Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa a ser aplicado neste domingo (17). O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas. No município de Palmares, que fica na zona da Mata Sul de Pernambuco, 2.853 candidatos se inscreveram para as provas.

Neste ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar nos locais de prova.

A lista de documentos aceitos está disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre eles estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem também pelo menos uma máscara extra para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

Como se trata de uma prova longa, também é recomendado que os participantes levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato. É recomendado também que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

Enem na pandemia

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Locais de prova

Em Palmares, 9 locais entre escolas e faculdade foram preparados para as provas, são eles: Escola Ginásio Municipal de PalmaRes, Escola Dr. Pedro Afonso de Medeiros, Escola Maquinista Amaro Monteiro, Escola Estadual Galtemir Lins, Colégio Real, Colégio Realzinho, Escola Dimensão, Florence Palmares e Faculdade dos Palmaes (FAP).

A aplicação das provas é simultânea em todo o país, seguindo o horário de Brasília. Os portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), e fechados às 13 h – meia-hora antes do início das provas.

O exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.