Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Covid-19: com ocupação de leitos em alta, Pernambuco reabre mais 70 vagas de UTI e enfermaria

O gestor ainda informou que o Governo de Pernambuco está monitorando a situação no Sertão do Estado. “Especificamente em Petrolina, estamos avaliando o cenário e, caso necessário, iremos abrir leitos para garantir o atendimento na região”, ressaltou.

Redação PortalPE10

Publicado

Nos próximos 10 dias, o Governo de Pernambuco vai reforçar a rede de assistência aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) com 70 leitos, sendo 20 de UTI e 50 de enfermaria, nos Hospitais de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (10 de UTI e 10 de enfermaria); e outras 50 na unidade Olinda (40 de enfermaria e 10 de Terapia Intensiva). No momento, as gestões desses equipamentos estão organizando os espaços, montando maquinário e convocando as equipes multiprofissionais.

“Em relação à ocupação das vagas dedicadas aos pacientes com suspeita para a doença, ontem e hoje, a taxa das UTIs atingiu 80% de ocupação. Isto foi motivado pela retirada do sistema de regulação dos leitos do Hospital de Campanha de Petrolina. Mas, como já tinha dito em outros momentos, o nosso Plano de Contingência prevê o desbloqueio e reconversão de leitos, caso o percentual de 80% seja alcançado de forma sustentada. Assim, o Governo de Pernambuco disponibilizará, até a próxima semana, mais 20 vagas de UTI adulto, sendo 10 no Antigo Alfa e outras 10 na Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, além disso também teremos 50 novos leitos de enfermaria nessas mesmas unidades”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante a coletiva de imprensa on-line desta quinta (26/11).

O gestor ainda informou que o Governo de Pernambuco está monitorando a situação no Sertão do Estado. “Especificamente em Petrolina, estamos avaliando o cenário e, caso necessário, iremos abrir leitos para garantir o atendimento na região”, ressaltou.

Nas últimas semanas, Pernambuco já tinha feito o desbloqueio de 107 leitos, sendo 50 de UTI e 57 de enfermaria, nos hospitais Maria Vitória, no bairro de Areias; Evangélico, na Torre; e no Antigo Alfa, em Boa Viagem, todos no Recife. É preciso lembrar que, ao longo dos últimos meses, com a redução da demanda e para evitar a ociosidade nas vagas da rede pública, mais de 1,5 mil leitos foram bloqueados em Pernambuco. Essas readequações foram feitas respeitando um nível de segurança e preservando a assistência integral à saúde da população pernambucana.

VACINAÇÃO – Pernambuco bateu, nesta quinta (26/11), a meta mínima de 95% de crianças vacinadas na campanha de vacinação contra a poliomielite. Com isso, é o segundo Estado no país a atingir o feito, se mantendo acima da média nacional, de 67%. Ao todo, foram 522.125 meninos e meninas entre 1 e menores de 5 anos imunizados, de um total de 549.369. A campanha segue até esta sexta (27/11), oportunidade para os pais e responsáveis levarem as 27,2 mil que faltam a uma sala de vacina para receber essa proteção extra.

“Quero agradecer o empenho dos profissionais de saúde dos municípios, do Programa Estadual de Imunização, dos pais e também dos responsáveis. Para as crianças que ainda não tomaram a dose extra contra a pólio, lembro que a campanha segue até amanhã em todo o Estado e ainda há tempo de evitar que o vírus da poliomielite volte a circular entre nós. Vacinar é uma demonstração de amor e um compromisso com a saúde e com o futuro de nossas crianças”, disse o secretário.

Brasil

Ministério da Saúde começa nesta segunda envio da vacina para Pernambuco e outros estados

Com aprovação da Coronavac pela Anvisa, Ministério da Saúde deve enviar imunizante para os governos estaduais darem início à campanha de vacinação.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. – (Foto: Carolina Antunes/PR)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o governo começa a partir das 7h desta segunda-feira (17) a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para Pernambuco e outros estados do país. O plano de vacinação de Maceió prevê que a vacinação será iniciada nos hospitais estaduais 24 horas após o recebimento das doses. Já nos municípios, a imunização deve iniciar em 48 horas.

“Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, afirmou, referindo-se à aprovação da Coronavac e a da Universidade de Oxford pela Anvisa.

O ministro da Saúde falou ainda sobre a aplicação da primeira dose da vacina e afirmou que é “uma questão jurídica” e está “em desacordo com a lei”. “Poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, acrescentou o ministro.

Aprovação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.

Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da Coronavac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em “Diário Oficial”.

Depois da aprovação, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac na tarde deste domingo (17). A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina.

Continuar Lendo

Cotidiano

Policial militar comete suicídio após matar homem a tiros no Agreste

O PM estava bebendo com os amigos e teria assassinado a vítima usando a própria arma.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Um policial militar cometeu suicídio depois de matar um homem a tiros na tarde do último sábado (16), na cidade de Camocim de São Félix, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a polícia, o PM tinha 24 anos e estaria bebendo com os amigos no Bairro Novo.

As testemunhas informaram à polícia que o policial militar teria ido ao banheiro da casa em que estava com os amigos e, ao retornar, atirou com a própria arma na vítima, de 37 anos. Em seguira, o PM se dirigiu até a cozinha e tirou a própria vida.

Investigação

A Polícia Civil foi chamada para atender à ocorrência junto ao Instituto de Criminalística (IC). Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.

A causa do ocorrido ainda é desconhecida e a polícia deve investigar o caso. Familiares do PM chegaram a afirmar que ele estava apresentando sintomas de início de depressão.

*Com informações NE10 Interior.

Continuar Lendo

Cotidiano

Prefeito do Recife, João Campos, testa positivo para Covid-19

O chefe do executivo municipal relatou que desde o início da pandemia vem realizando periodicamente testes para diagnosticar o coronavírus.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou em suas redes sociais que testou positivo para a Covid-19. Através de um vídeo divulgado no sábado (16), o gestor afirma que está assintomático e permanece em isolamento na sua residência.

O chefe do executivo municipal relatou que desde o início da pandemia vem realizando periodicamente testes para diagnosticar o coronavírus. Na sexta-feira (15), João Campos fez mais um exame que, segundo ele, deu negativo, mas a contraprova, realizada neste sábado, deu positivo.

“Ao longo da pandemia, eu fiz vários exames para testar o coronavírus. Todos deram negativo, nunca apresentei sintomas ao longo desse período inteiro. Ontem eu fiz mais um, deu negativo, e a contraprova, de hoje, deu positivo. Então, eu testei positivo para coronavírus, estou sem sintomas, estou bem, estou isolado em casa e vou seguir assim pelos próximos dias, seguindo as recomendações médicas”, disse.

Nessa sexta-feira (15), a deputada federal Tábata Amaral também divulgou em suas redes sociais que testou positivo para Covid-19. Tábata é noiva de João Campos e acompanhou de perto toda a campanha para a prefeitura do Recife. “Estou bem e em casa, respeitando todas as recomendações médicas e de isolamento, e também cancelei as próximas agendas presenciais”, compartilhou a deputada em seu Twitter.

No vídeo publicado em seu Instagram, João Campos também comentou sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Recife. Ele afirmou que “na próxima semana a cidade estará pronta” para vacinar a população, esperando apenas “o Ministério da Saúde mandar as vacinas. “Nossa infraestrutura já está toda pronta”, disse.

Covid em Pernambuco

No sábado (16) o estado confirmou mais 1.450 novos casos da Covid-19 e mais 29 mortes. Com isso, Pernambuco totaliza 240.605 casos confirmados e 9.993 mortes pela Covid-19, espalhadas pelos 184 municípios pernambucanos.

*Com informações Diário de Pernambuco.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.