Nos siga nas redes sociais

Empregos

Defensoria do Rio apresenta ação para facilitar transferência de alunos da Gama

Universidade foi descredenciada pelo MEC nesta semana

Avatar

Publicado

Alunos da Gama Filho montam acampamento próximo ao Palácio do Planalto e pedem que o ministério da Educação cancele o descredenciamento da instituição ou que ofereça condições para que os alunos concluam seus cursos

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro apresentou, na tarde desta quinta-feira, uma ação civil pública com pedido de liminar para facilitar o processo de transferência dos estudantes da Universidade Gama Filho, descredenciada nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC). A Gama Filho faz parte do grupo Galileo, que também controla o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), outra instituição fechada pelo MEC. Juntas, as duas têm cerca de 9.500 alunos.

De acordo com Larissa Davidovich, coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio (Nudecon), a ação visa facilitar a entrega de documentos para a transferência. Após o descredenciamento, o MEC informou que abriria um edital para outras instituições de ensino superior interessadas em receber os estudantes. Entretanto, Davidovich afirma que os estudantes precisam de respaldo judicial para conseguir a documentação o mais rápido possível. “Pedimos o prazo de dez dias para que eles sejam atendidos pelo grupo Galileo. Com os papéis em mãos, eles poderão procurar outra universidade enquanto o processo de transferência assistida não começa.”

O Nudecon recebeu mais de 1.000 reclamações de estudantes da Gama Filho nesta semana. Entre eles, muitos alegavam que o Galileo não estaria respondendo aos e-mails de solicitação de documentos. A assessoria de imprensa do grupo informou, entretanto, que continua trabalhando para responder a todas as solicitações em até dez dias e que vai aumentar o grupo de atendentes para responder aos pedidos. Ainda segundo a assessoria, o Galileo trabalha em uma ação judicial para reverter a decisão do MEC. Também nesta quinta-feira, o Procon do Rio de Janeiro autuou o grupo Galileo por dificultar a entrega de documentos para a transferência dos alunos.

Desde a terça-feira, cerca de 30 estudantes estão acampados em Brasília. Eles participaram de audiência no MEC para tratar da questão. Agora, pedem um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Ana Flávia Hissa, estudante de medicina e membro do diretório central dos estudantes da Gama Filho, disse que o grupo tem duas pautas. “Primeiro, queremos uma participação mais ativa da comissão de estudantes no processo de transferência assistida proposto pelo MEC. Segundo, defendemos a federalização da universidade.”

Na tarde de ontem, o MEC publicou uma nota informando que a federalização da instituição particular está fora de cogitação. “Não reconhecemos base jurídica para que os estudantes da Gama Filho e UniverCidade possam ingressar em qualquer universidade pública desconsiderando o processo seletivo em curso, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”, informava a nota, que destacava ainda a impossibilidade de contratação de funcionários sem concurso público. A Pasta veio a público após uma declaração de reitores de universidades federais que defendiam a medida.

De acordo com o MEC, o descredenciamento foi determinado devido à má qualidade do ensino oferecido nas instituições e porque o grupo Galileo não tinha um plano para superar os problemas financeiros, que causaram atrasos no pagamento de professores e funcionários. ?Em 2013, o vestibular das instituições foi suspenso em duas ocasiões. Em agosto, o grupo foi notificado após um período de paralisação das atividades causado pela falta pagamentos. Diante da situação, a mantenedora assinou um termo de saneamento de deficiências (TSDs). Porém, em dezembro, as instituições tiveram novamente os vestibulares suspensos por terem descumprido o acordo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empregos

Confira mais de 230 vagas de emprego nesta segunda (26) em mais de 15 cidades de Pernambuco

Lista tem ainda oportunidades exclusivas para Pessoas com Deficiência

Redação PortalPE10

Publicado

As Agências do Trabalho de Pernambuco anunciaram as vagas de emprego que estarão abertas nesta segunda-feira (26). Para concorrer a uma das oportunidades, os candidatos devem agendar o atendimento pela internet e consultar os endereços e telefones das unidades do Estado.

Ao todo, estarão disponíveis 231 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior como para auxiliar de cozinha, cozinheiro de restaurante, inspetor de qualidade, técnico de enfermagem do trabalho, laboratorista industrial, pedreiro, engenheiro de produção, gerente de recursos humanos, entre outros. Há oportunidades exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD).

As vagas de emprego exigem, exceto para pessoas com deficiência, uma experiência mínima de seis meses. Os cargos são para os municípios de Arcoverde, Bezerros, Cabo, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Nazaré da Mata, Paudalho, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Salgueiro e São Lourenço da Mata.

Clique no nome quadro de vagas 

Portalpe10quadro-de-vagas-26-10-2020

Continuar Lendo

Empregos

Assaí Atacadista anuncia 1.800 vagas temporárias

Interessados nas vagas devem ter o ensino médio completo

Marcelo Passos

Publicado

A rede de supermercados, o Assaí Atacadista anunciou, nesta sexta-feira (23), que está oferecendo 1.800 vagas de trabalho temporário em todo o Brasil. As oportunidades estão distribuídas em mais de 170 lojas, atendendo aos cargos de empacotador, repositor, operador de caixa, operador de depósito e fiscal de prevenção de perdas.

De acordo com a empresa, dependendo do desempenho dos profissionais, contratações poderão ser efetivadas. “Podem se candidatar maiores de 18 anos com ensino médio completo e disponibilidade para trabalhar em escala 6×1. Em razão da pandemia de Covid-19, o processo seletivo da rede foi adaptado para ser realizado 100% on-line”, informou o Assaí Atacadista.

Análise curricular é uma das fases da seleção. Confira, no site da empresa, as vagas disponíveis no processo seletivo.

Em Pernambuco, até 10 de novembro, as vagas podem ser consultadas no site da empresa AST Consult. A companhia garante que oferece benefícios e salário compatíveis com o mercado.

Continuar Lendo

Empregos

C&A Brasil: 400 vagas abertas na área de vendas via WhatsApp

C&A Brasil: 400 vagas abertas na área de vendas via WhatsApp

Redação PortalPE10

Publicado


A C&A Brasil, empresa do varejo de moda, faz saber aos interessados a abertura de mais de 400 vagas de emprego em todo o Brasil.

As oportunidades são disponibilizadas no cargo de consultor de vendas diretas e supervisor de vendas diretas, ambas para atuar através do WhatsApp. A oportunidade é para início imediato e o regime de trabalho é presencial.

A empresa informa que, como principais requisitos, os candidatos devem ter o ensino médio completo para consultores de vendas diretas ou ensino superior completo em cursos de tecnologia para supervisor de vendas.

Dentre as obrigações do consultor de vendas diretas está o envio de mensagens, promoções e ações especiais para clientes C&A Brasil pré-cadastrados, convidando-as a conhecer as novidades da marca, no atendimento proativo e ativo. Já o supervisor de vendas diretas irá dar suporte aos 700 associados em loja.

Além do salário compatível com o mercado, a C&A oferece benefícios como férias semestrais, restaurante no local, bônus anual, assistência médica e odontológica e desconto em produtos C&A Brasil.

Inscrições

Interessados de todo o país podem se candidatar até o final deste mês. Os interessados nas vagas de supervisor devem se inscrever através do site de recrutamento. Já para vagas de consultor, devem se candidatar através do portal de inscrição.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.