Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Eleição em Pernambuco tem mãe e filho eleitos, primeiro prefeito indígena e ‘ex-padre’ vencendo disputa

Redação PortalPE10

Publicado

No domingo (15), os pernambucanos foram às urnas para escolher os seus prefeitos pelos próximos quatro anos. Com quase todos os 184 municípios do estado decidindo as eleições no primeiro turno, alguns dos vencedores do pleito de ontem guardam histórias curiosas. O Diario de Pernambuco selecionou alguns dos casos mais interessantes da disputa.

Vizinhas, as cidades de Canhotinho e Quipapá, no Agreste e na Mata Sul de Pernambuco, respectivamente, serão governadas por mãe e filho. Sandra Paes (DEM), em Canhotinho, e Alvinho Porto (DEM), em Quipapá, estarão a apenas 27 km um do outro a partir do dia 1 de janeiro de 2021. Sandra será a primeira mulher prefeita de Canhotinho. Ela teve 65,68% dos votos válidos.

O filho conseguiu 54,48% dos votos em Quipapá. E a política está mesmo no sangue da família: o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) é pai de Alvinho e esposo de Sandra. Ele ainda foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012. O avô de Alvinho, Lourival Mendonça de Barros, também governou a cidade em duas ocasiões, em 1965 e 1976. Dois irmãos de Álvaro Porto, Carlos e Eduardo, são outros membros da família com atuação política.

Rodolfo Cornetinha (Avante), candidato a vereador em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, teve uma surpresa nada agradável ao descobrir que divulgou o número errado durante toda a sua campanha. Somente no dia da votação que ele se deu conta disso. O candidato a vereador tentou reparar o erro no dia do pleito, divulgando um vídeo em que explica o equívoco.~/Instagram.O que ocorreu foi a inversão dos últimos dois números. Em vez de a campanha do candidato ter divulgado o número correto (70.936), o material de campanha tinha o número 70.963. No entanto, não deu para Cornetinha. O candidato obteve somente 30 votos. (CB)

Em Gravatá, uma das maiores cidades do Agreste de Pernambuco, o novo prefeito será o Padre Joselito (PSB). Apesar do nome, o candidato eleito deixou o sacerdócio em 2012, após decidir se casar. Joselito conheceu a esposa, Viviane Fagundes, há mais de 20 anos. Viviane, na época, queria ser freira. Ela chegou a ir para Fortaleza para se preparar para o ofício, mas terminou voltando para Gravatá e arrumando emprego na igreja.

Os dois se aproximaram e ela acabou engravidando da primeira filha do casal, ainda antes do casamento. A história do “ex-padre” gerou repercussão nacional. Aos 59 anos, hoje Joselito continua casado e tem três filhos. Na disputa de ontem, ele teve 54,69% dos votos, derrotando o atual prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB).

Na cidade de Pesqueira, também no Agreste, a eleição deste ano consagrou o primeiro indígena a ser eleito prefeito do município. É o cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), que alcançou 51,60% dos votos válidos. Vale lembrar que a cidade é conhecida por ser um dos maiores redutos indígenas do Nordeste.

Após o resultado, a população foi às ruas e comemorou com festa e muita dança a vitória do cacique, mas é possível que ele não chegue a assumir. A candidatura do cacique Marquinhos foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A defesa do candidato já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o resultado da eleição segue sub judice (quando um caso ou processo em particular está sendo julgado ou está aguardando por uma decisão judicial).

 

 

 

Pernambuco

Caminhão frigorífico com doses da vacina Pfizer/BioNtech que seguia para Interior fica preso em alagamento

Redação PortalPE10

Publicado

 

Com as fortes chuvas que atingem a capital pernambucana, um caminhão frigorífico com 5,1 mil doses da vacina Pfizer/BioNtech ficou preso em alagamento na manhã desta sexta-feira (14), na Avenida Recife, Zona Oeste da Cidade. A Avenida já é conhecida por ser intrafegável em dias de chuva.

As doses seriam enviadas à Petrolina, no Sertão pernambucano, para imunização de grávidas e puérperas.

Equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Corpo de Bombeiros e Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foram acionadas para fazer o resgate das doses que estavam armazenadas em Nitrogênio Líquido Refrigerado.

As doses foram levadas de volta, na temperatura adequada, ao Programa Estadual de Imunização, já que não há mais voos disponíveis para Petrolina na data de hoje.

Segundo informou a SES-PE,  as vacinas, que permanecem nas condições necessárias para posterior uso e serão enviadas já na manhã deste sábado (15) para o Sertão.

Até o momento, Pernambuco recebeu dois lotes da vacina da Pfizer/BioNtech. O primeiro com 17.550 doses e o último com 46.800. Ao total, o Estado recebeu da fabricante 64.350 doses. As doses fazem parte do acordo federal, fechado em março deste ano, para compra de 100 milhões de doses da empresa.

 

Continuar Lendo

Empregos

Governo convoca 1.085 novos profissionais de segurança pública

Redação PortalPE10

Publicado

A convocação dos 1.085 aprovados que irão reforçar os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar (PMPE), Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE) foi homologada pelo governador Paulo Câmara (PSB), nesta sexta-feira (14). Ao todo, são 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar; 100 para os cargos de soldados do CBMPE; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 do Corpo de Bombeiros; além de 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica.

“Nossa intenção é iniciar os cursos de formação nos próximos 30 dias. A maioria dos profissionais deve estar reforçando o Pacto pela Vida ainda em 2021. Ano que vem, serão convocados mais 840 profissionais”, frisou Paulo Câmara. As organizadoras dos concursos estão autorizadas a publicar em seus sites os editais com os cronogramas de matrícula.

“Esse número se soma aos mais de seis mil policiais nomeados desde o início da gestão do governador Paulo Câmara. Neste ano de 2021, são 1.085 servidores da área de segurança que serão convocados para realização de matrícula, apresentação de documentos e início do processo de capacitação nas nossas academias”, detalhou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Para possibilitar os cursos, as academias estão sendo preparadas dentro dos protocolos sanitários de distanciamento social estabelecidos pelo Governo de Pernambuco. Para proteger a saúde dos alunos, professores e funcionários das academias, as turmas serão menores e haverá higienização constante dos ambientes.

Continuar Lendo

Mata Sul

Por causa da chuva forte, Defesa Civil de Pernambuco alerta: quem estiver na rua deve voltar para casa

PortalPE10 com informações G1

Publicado


A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codcipe), alertou na tarde desta quinta (13), que a população deve evitar se expor nas ruas por causa das fortes chuvas que estão caindo em várias regiões. “Quem estiver fora, deve voltar com tranquilidade. Quem puder, deve ficar em casa, em segurança”, declarou o coordenador do órgão, major George Vitoriano.

O alerta do coordenador da Codecipe foi feito às 15h desta quinta; Ao G1, Vitoriano disse que era necessário evitar a exposição nas ruas, sobretudo, a partir do fim da tarde, por causa do pico da maré, às 17h.

“Teremos uma maré de 2,2 metros. Com essa intensidade de chuva que continua caindo, poderemos ter ainda mais alagamentos e as pessoas podem enfrentar mais problemas”, disse.

O major disse, ainda, que ao voltar para casa, as pessoas devem avaliar a situação do trajeto, É preciso, segundo ele, tomar cuidado com áreas de córregos e canais.

Outro alerta foi feito aos pedestres e passageiros de ônibus. “É preciso ficar atento a áreas com ligações elétricas, para evitar choques”, comentou.

Para os motoristas, o coordenador da Codecipe ressaltou a importância de checar as condições dos veículos, para evitar acidentes e problemas mecânicos provocados pela água.

 

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.