Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Em Pernambuco Dilma recupera eleitorado e Eduardo Campos apresenta queda

Os dados fazem parte da pesquisa estimulada, quando aparecem listados os nomes dos postulantes.

Avatar

Publicado

O legado político deixado pelo ex-presidente Lula (PT) ainda exerce forte influência sobre os eleitores de Pernambuco. Ao menos esse é o reflexo dos números da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau (IPMN), encomendada pelo Portal Leia Já, e publicada em parceria com o Jornal do Commercio.
 
No levantamento, divulgado nesta segunda-feira (4), a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata apoiada por Lula, desponta com 40% das intenções de voto para presidente enquanto o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) está com 30%. O tucano Aécio Neves segue distante na disputa por voto no Estado e aparece com apenas 4%.
 
Os dados fazem parte da pesquisa estimulada, quando aparecem listados os nomes dos postulantes.
 
Segundo o economista Maurício Romão, um dos coordenadores do estudo, a influência de Lula no Nordeste ainda é muito forte e esse resultado da análise se deve “mais pela figura do ex-presidente e menos por Dilma”.
 
“Ele tem um respeito muito grande em meio aos nordestinos e essa memória do eleitor se manifesta nos números”, explica.
 
Quanto à aparente contradição entre a boa avaliação do governo de Eduardo Campos (PSB) durante os últimos sete anos (54%) e a intenção de votos para o socialista, Romão explica que a transferência de escolha não é direta.
 
“Eduardo não é mais governador. Ele está ausente do Estado para se dedicar à campanha como presidenciável e então isso também influencia. Toda ausência é sentida”, observou.
 
Os votos brancos e nulos somaram 14%. Já as pessoas que não souberam ou não quiseram responder atingiram 12% do total. A soma é bem inferior ao resultado global da disputa.
 
REGIÕES – Quando se divide o Estado por regiões, a situação é de equilíbrio entre os dois candidatos. Dilma vence em quatro áreas (Recife, Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco). Eduardo assume a dianteira no Grande Recife (34% x 33%) e na Zona da Mata (37% x 35%). No Recife, maior colégio eleitoral de Pernambuco, há um empate técnico. A petista obteve 32% dos votos e Eduardo ficou com 31%.
 
ESPONTÂNEA -Na pesquisa espontânea (quando não é dito ao eleitor o nome do candidatos), Dilma também assume a liderança com 36% das intenções de voto. Eduardo tem 24%. Lula, que não é candidato, também é mencionado e recebeu 3% dos votos, mesmo percentual de Aécio Neves. Brancos, nulos ou nenhum destes somam 10%, enquanto 22% não sabe ou não respondeu.
 
Aécio luta contra o desconhecimento. De acordo com os dados da pesquisa, 39% dos entrevistados pernambucanos nunca ouviu falar do mineiro. Só 3% nunca ouviu falar de Dilma, enquanto 5% nunca ouviu falar no socialista, depois de sete anos de governo.
 
As entrevistas foram realizadas entre os dias 28 e 29 de julho, período em que aconteceu a greve dos rodoviários no Grande Recife. A pesquisa entrevistou 2.482 pessoas em todas as regiões do Estado. A margem de erro está estimada em dois pontos percentuais, para mais ou menos.A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00260/2014.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Artista palmarense Genésio Cavalcanti morre por complicações da Covid-19

Genésio Cavalcanti estava internado na UTI do Hospital Regional de Palmares (HRP), onde teve o estado de saúde agravado neste domingo (24).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

O poeta, escritor e empresário palmarense, Genésio Cavalcanti, morreu por complicações da Covid-19, a informação foi divulgada neste domingo (24).

Genésio estava internado havia alguns dias no Hospital Regional de Palmares (HRP), mas de acordo com o boletim médico, ao longo da internação, seu estado de saúde teria se agravado e ele precisou ficar internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

No sábado segundo o boletim seu estado de saúde era estável com “pressão arterial normal, função renal normal. Porém, sedado, entubado e sob ventilação mecânica total. Sem febre ou outras anormalidades.”, informou o boletim.

Neste domingo (24) o quadro teria se agravado e o empresário acabou não resistindo.

Genésio é autor de várias obras como Noites Ensolaradas, Poéticas de Amor, Alma de Poeta e Tempo de Amar. Ele também era integrante da Academia Palmarense de Letra (APLE) e empresário.

Nas redes sociais amigos e familiares desejavam melhoras ao artista e realizavam orações pela recuperação.

Genésio Cavalcanti deixa esposa e dois filhos.

Continuar Lendo

Cotidiano

Acidente deixa criança e quatro adultos feridos em Gameleira

Condutor teria perdido o controle e veículo desceu um barranco na PE-073.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Cinco pessoas entre elas uma criança ficaram feridas em um acidente na PE-073, em Gameleira, na Zona da Mata Sul na manhã deste domingo (24).

De acordo com informações o condutor teria perdido o controle do carro onde todos os ocupantes estavam, na altura do Engenho Bom Sucesso, zona rural de Gameleira. Ainda segundo informações não houve ferimentos graves entre as vítimas.

O acidente aconteceu na manhã deste domingo e o veículo desceu um barranco na lateral da rodovia. Várias  ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer as vítimas.

Quatro adultos sendo dois homens e duas mulheres teriam sido socorridos e encaminhados para o Hospital de Pequeno Porte Argemira S. R. Barros, em Gameleira, já a criança teria sido encaminhada para a emergência do Hospital Regional de Palmares (HRP). O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

Continuar Lendo

Cotidiano

Corpos das três jovens que morreram em acidente são liberados do IML e seguem para São Domingos

Carro em que elas estavam bateu em uma uma van de transporte alternativo. Elas moravam em São Domingos.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto: Reprodução PortalPE10

Os corpos das três jovens que morreram em um acidente na PE-126, em Catende, na Mata Sul, foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) no início da tarde deste domingo (24).

As vítimas moravam em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde serão sepultadas.

.:: Leia também: ‘Foi um acidente, uma fatalidade’, diz motorista de Corolla após acidente na PE-126 em Catende

O acidente foi na manhã de sábado (23) e o carro onde as jovens viajava invadiu a faixa contraria e colidiu com uma van. Os ocupantes do carro ficaram feridos, sendo que as três acabaram morrendo no local. Ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu.

Os passageiros da van tiveram ferimentos leves e foram liberados.

(Foto: Reprodução)

As três jovens foram identificadas por Cybelle Teodozio Dos Santos de 19 anos ,Isabela Giovana Leite de 18 anos e Vitoria Queiroz Honorato de 21 anos. Todas eram moradoras do Distrito de São Domingos que pertence à cidade de Brejo da Madre de Deus.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.