Cotidiano
Exigência de exame anti-HIV em concurso é contestada
A exigência de realização de exame Anti-HIV, foi imposta no edital do concurso público da Guarda Municipal do Recife
Folha PE

A exigência de realização de exames médicos Anti-HIV, imposta no edital do concurso público da Guarda Municipal do Recife, será discutida durante audiência pública a ser realizada às 10h da próxima quarta-feira (30) na sede da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, que fica na avenida Visconde Suassuna, área Central do Recife. A cobrança chamou a atenção da Organização Não Governamental (ONG) Gestos, que entrou com uma Ação Civil Pública para invalidar o critério, conforme mostramos em matéria públicada pela Folha de Pernambuco, na edição do último dia 15 de abril. Participam do encontro a Secretaria de Segurança Urbana do Recife, o Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD), responsável pela organização do certame, além de representantes da ONG.
De acordo com o promotor de Direitos Humanos, Maxwel Vignoli, que está à frente da discussão, na ocasião, serão apresentadas leis e portarias que comprovam que o tipo de cobrança é ilegal perante a Justiça. “Para isso, iremos salientar referências tanto nacionais e internacionais que resguardam pessoas soropositivas a essa exigência. Qualquer tipo de critério infundado e que tenha cunho preconceituoso, deve ser eliminado do edital”, afirmou o jurista.
“Acho importante que se leve à tona essa questão para que as pessoas soropositivas entendam que há leis que as resguardam. Não vai ser um vírus que irá torná-las incapazes de investir em concursos ou qualquer outro processo seletivo para o ingresso no mercado de trabalho”, destacou o representante da Gestos, Jair Brandão.
Brasil
Mãe que arrancou os olhos da filha e um pedaço da língua com tesoura diz que a criança estava possuída
Em depoimento concedido aos policiais da Delegacia Regional de Santana do Ipanema, Josimare Gomes da Silva, de 30 anos, que matou a própria filha nesse domingo (24), na cidade sertaneja de Maravilha, disse que a criança estava possuída por demônios.
Segundo a suspeita, que arrancou os olhos e parte da língua da filha com uma tesoura, apenas o demônio morreu e a criança estaria viva.
“Os olhos caíram no ralo depois que eu arranquei, mas foi do demônio, minha filha está viva”, teria dito ela, com demonstrações claras de que sofre de problemas psiquiátricos.
Josimare está sob efeitos de medicamentos e segue presa na Delegacia de Delmiro Gouveia, onde permanece à disposição da Justiça.
Policiais que atenderam a ocorrência se surpreenderam ao encontrar a criança sem os olhos, já morta, e a mãe rezando sobre o corpo.
Sobre o caso:
Na noite deste domingo (24) uma mãe que apresentava um quadro grave de depressão e outros problemas psiquiátricos, matou a própria filha de apenas cinco anos de idade. O caso foi registrado no município de Maravilha, no Sertão alagoano.
De acordo com informações, após matar a menina, a mãe, que não teve a identidade revelada, ficou ao lado do corpo da filha, rezando um terço. Ela foi presa em flagrante sem resistir à prisão. Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (7GBM) encaminharam a mulher até à Delegacia Regional de Polícia Civil.
*Com informações 7Segundos
Brasil
(Vídeo) Mãe amarra bebê com corda e chama filha de “ratazana”
Conselho Tutelar encaminhou o bebê aos cuidados da avó materna.
Uma denúncia de maus tratos a uma bebê resultou na prisão da mãe da criança. O caso foi registrado neste domingo (24) em Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas.
A denúncia foi feita pela avó da criança, que mora na zona rural do município.
A Patrulha Maria da Penha foi acionada e quando os policiais chegaram ao local da denúncia, a avó mostrou o vídeo onde a criança está com as mãos e pés amarrados. Durante o vídeo gravado pela própria genitora, a menina é chamada de “ratazana”.
Os policiais acionaram o Conselho Tutelar que encaminhou o bebê aos cuidados da avó paterna.
A idosa relatou que o filho dela, pai do bebê, mora em outro estado e é separado da mãe da criança.
*Com informações 7Segundos.
Cotidiano
Após 32 anos, Faustão deixa a Rede Globo em dezembro
O contrato de Faustão não sera renovado, e chega ao fim em dezembro de 2021. O motivo seria a renovação da grade de programas da Globo no ano seguinte, o que não está nos planos do apresentador.
O apresentador Fausto Silva chegou a um consenso com a Rede Globo, e deixará o comando do ‘Domingão do Faustão’. Ao todo, foram 32 anos no ar liderando a audiência nos domingos. As informações são do portal R7.
O contrato de Faustão não sera renovado, e chega ao fim em dezembro de 2021. O motivo seria a renovação da grade de programas da Globo no ano seguinte, o que não está nos planos do apresentador.
Ainda é estudado se o ‘Domingão’ será mantido no ar ou não. Faustão chegou a receber uma proposta de um programa nas noites das quintas, em um horário diferente, mas recusou.
-
Pernambucoem 24/01/2021 15:36
Motorista de acidente com morte de três jovens na PE-126 é solto após pagar fiança de R$ 3 mil
-
Cotidianoem 24/01/2021 15:44
Acidente deixa criança e quatro adultos feridos em Gameleira
-
Mata Sulem 24/01/2021 10:59
Um dia após tentar suicídio, homem mata sua própria mulher a facadas em Barreiros, PE
-
Brasilem 25/01/2021 17:11
Mãe que arrancou os olhos da filha e um pedaço da língua com tesoura diz que a criança estava possuída
-
Cotidianoem 24/01/2021 15:10
Corpos das três jovens que morreram em acidente são liberados do IML e seguem para São Domingos
-
Brasilem 25/01/2021 11:33
Mulher mata a filha de 5 anos e arranca olhos e língua da criança com tesoura
-
Palmaresem 25/01/2021 09:16
Jovem de 18 anos da cidade de Palmares morre afogado na praia de Porto de Galinhas,PE
-
Pernambucoem 24/01/2021 09:30
Corpos das 3 vítimas do acidente na PE-126 em Catende ainda estão no IML