Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Forças Armadas terão 3,5 mil homens em PE para a Copa do Mundo

Efetivo participará do esquema especial de segurança montado para o Mundial

Avatar

Publicado

As Forças Armadas de Pernambuco já estão prontas para a Copa do Mundo. Todo o efetivo que participará do esquema especial de segurança montado para o Mundial foi apresentado na manhã desta terça-feira na 7ª Região Militar – 7ª Divisão de Exército, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Um total de 3.500 homens do Exército, Marinha e Força Aérea foram mobilizados para atuar na segurança do Estado durante os jogos que acontecerão na capital.

As tropas, que contarão com cerca de 200 viaturas, 4 helicópteros e embarcações, serão responsáveis pela proteção do espaço aéreo e dos aeroportos, realizando a segurança das delegações internacionais, além de atuarem na proteção dos portos, e das chamadas “rotas protocolares”, vias que serão utilizadas pelas delegações da Fifa e pelas seleções que irão jogar na capital pernambucana.

Todo o processo de preparação das tropas de Pernambuco para a Copa durou cerca de um ano. O efetivo participou de treinamentos intensivos e foi aprovado pelo Comandante de Operações Terrestres (Coter), responsável pelas tropas de todo o País, o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, que veio de Brasília-DF exclusivamente para realizar a checagem do efetivo e das estruturas montadas. “Tenho passado por todas as cidades-sede e Recife é a que reúne as melhores condições em termos de preparação. As equipes estão preparadas, muito bem equipadas e temos tudo para fazer uma grande festa”, afirmou Villas Bôas.

Em Pernambuco, todas as forças de segurança, as polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária, além das forças especiais, atuarão de forma integrada para garantir o bem estar da população. Houve um planejamento detalhado com base na experiência da Copa das Confederações, no ano passado, que serviu como um teste para o Mundial deste ano.

Além disso, foi elaborada uma matriz de risco, a partir de informações levantados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), levando-se em consideração as especificidades de cada delegação. Países como Estados Unidos e Rússia contarão com reforço na segurança, com ações voltadas para a prevenção de ataques terroristas.

De acordo com o general Villas Bôas, as tropas estão preparadas para qualquer ocorrência que venha surgir durante o evento, mas só irão atuar efetivamente nas ruas caso os problemas ultrapassem a capacidade das polícias. “Além disso, para que haja atuação efetiva, deve haver uma solicitação direta do governador”, explicou.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Profissionais do Hospital Regional de Palmares recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Unidade de Saúde é a maior da região e recebe pessoas de todo o estado.

Redação PortalPE10

Publicado

Os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à covid-19 no Hospital Regional de Palmares (HRP) começaram a receber na tarde desta quinta-feira (21) as primeiras doses da Coronavac, vacina com uso emergencial aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a primeira a receber a dose do imunizante foi a enfermeira Elidiane Luiza, que falou sobre o sentimento de estar vivenciando esse momento.(veja o vídeo acima)

Nesta etapa que envolve a primeira dose da Coronavac, profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes operacionais, entre outros, receberam a vacina.

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

André Akel diretor médico do Hospital Regional de Palmares foi o responsável por aplicar as primeiras doses da vacina, ele falou do sentimento de gratidão e destacou também quais os profissionais que iram tomar a vacina nesse primeiro momento. Ele também destacou o trabalho do Hospital Regional frente ao combate ao novo coronavírus

Ao todo serão 90 profissionais da unidade que vão receber a primeira e segunda dose da vacina.

Continuar Lendo

Cotidiano

Catende inicia vacinação contra Covid-19 em profissionais da saúde e idosos

Primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 59 anos que trabalha na área há 29 anos. Cidade recebeu 504 doses da vacina.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, começou a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21). A cidade foi uma das últimas da região a fazer a imunização contra o novo coronavírus.

A primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 59 anos que trabalha na área há 29 anos Zuleide Soares da Silva recebeu a primeira dose da Coronavac. A técnica de enfermagem Fabiane Maria Monteiro de Carvalho, 41 anos, também recebeu a primeira dose da vacina e a primeira moradora do abrigo Santo Antônio a ser vacinada foi Dona Rita de 104 anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município de Catende recebeu cerca de 504 doses da vacina, ao qual serão imunizados os profissionais da saúde, que atuam no Hospital Municipal e os idosos institucionalizados do abrigo Santo Antônio.

Ate esta quinta-feira (21) de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Catende, a cidade tem 659 casos confirmados, desses 616 não apresentam mais sintomas da doença e são considerados recuperados do vírus e o total de óbitos em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus é de 41.

Continuar Lendo

Cotidiano

Corpo de homem é enterrado por outra família após ser trocado em hospital de Garanhuns

Caso aconteceu entre duas famílias de Saloá e Angelim.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

(Foto: Reprodução)

Os corpos de dois homens foram trocados no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, nesta quinta-feira (21). O caso aconteceu entre duas famílias de Saloá e Angelim.

Segundo a família de Gilberto Antônio da Silva, de 59 anos, ele estava com sintomas gripais desde o início de janeiro, e estava internado em um hospital de Saloá, onde morava. No último sábado (16), ele foi transferido para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, e morreu nesta unidade de saúde. Ainda de acordo com os parentes, a família não foi autorizada a reconhecer o corpo porque os sintomas eram de Covid-19. Quando a funerária foi ao hospital, os funcionários informaram que não encontraram o corpo de Gilberto. Só depois foram avisados de que ele teria sido entregue para outra família e já tinha sido enterrado em Angelim.

Na cidade de Angelim, a família de José Sátiro, de 76 anos, também não reconheceu o corpo, pois ele estava com sintomas do novo coronavírus. Ele foi internado em um hospital de Garanhuns. A filha do idoso disse que desconfiou de que o corpo não era o do pai pelo peso do caixão, mas deu continuidade ao sepultamento. Depois da cerimônia, os parentes receberam a notícia de que o corpo estava ainda no necrotério.

O corpo de Gilberto Antônio será exumado após uma autorização da justiça. Já José Sátiro só será enterrado após o jazido ser desocupado. Um boletim de ocorrência será registrado na Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.