Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Fundação Terra inaugura Centro de Recuperação para dependentes químicos

Parceria com a Prefeitura de Arcoverde oferecerá serviço na região

Avatar

Publicado

 

A Fundação Terra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Arcoverde, inaugurou o Centro de Especialização em Recuperação de Dependentes Químicos (Caps AD III – Álcool e Droga), no distrito de Mimoso. O Caps AD III será gerenciado pela Fundação Terra, presidida pelo Pe. Airton Freire.  Devido aos constantes apelos de familiares de dependentes químicos, o Padre Airton Freire verificou a necessidade de instalação de serviços de auxílio a usuário de drogas na região.  A inauguração contempla o 1º serviço a ser ofertado gratuitamente à população, pelo SUS, com a capacidade inicial de atendimento limitada, pois alguns espaços se encontram em fase final de construção.  Está prevista para abril a expansão dos atendimentos, com a inauguração do 2º serviço, denominado Terra Terapêutica, que oferecerá atendimento privado (particular).

Localizado no Sítio Mimoso, a 16 km de Arcoverde, o Centro de Especialização em Recuperação de Dependentes Químicos (Caps AD III – Álcool e Droga) terá abrangência regional, atendendo a treze municípios da região do Moxotó. São eles: Arcoverde, Manari, Inajá, Tacaratu, Jatobá, Petrolândia, Custódia, Venturosa, Buíque, Sertânia, Pedra e Tupanatinga.

Este será o primeiro estabelecimento da região a oferecer este tipo de serviço. A previsão é que, inicialmente, sejam realizados cerca de 80 atendimentos pelo SUS (40 manhã e 40 tarde), acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por psicanalistas, psiquiatra,  clínico geral, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, entre outros profissionais.

Serão 12 leitos, em caso de internação, porém a princípio com funcionamento diurno e posteriormente com o noturno, quando o paciente, por lei, pode permanecer albergado por 14 dias. O estabelecimento é destinado a proporcionar atenção integral e contínua a pessoas do sexo masculino com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência de álcool e outras drogas, com funcionamento durante 24 horas do dia, inclusive, feriados e finais de semana. “Queremos oferecer um suporte medicamentoso, psicoterápico, de orientação, na perspectiva da redução de danos e oportunizar um novo direcionamento de vida do indivíduo”, esclarece a secretária municipal de Saúde Andréia Britto.

Apesar de existir na rede de saúde de Arcoverde um Caps de transtorno e um ambulatório municipal, é detectada uma carência na cobertura desse tipo de serviço, pois apenas cinco dos 13 municípios que compõem a VI Geres apresentam essa modalidade de assistência.  De acordo com a prefeita de Arcoverde Madalena Britto, o funcionamento da rede de saúde mental instalada era insuficiente para o acolhimento e tratamento local da demanda de usuários de álcool e outras drogas, sendo necessários encaminhamentos e acompanhamentos em outros setores e outros municípios.

Parcerias – Uma obra social não avança sem cooperação e solidariedade. A parceria entre a Fundação Terra e a Prefeitura Municipal de Arcoverde foi concretizada com a aprovação do Ministério da Saúde, que repassará recursos para a prefeitura apoiar na manutenção da unidade. O espaço possui seis quilômetros de extensão e abrigará também a Terra Terapêutica. São duas casas diferentes. Uma para pacientes do SUS e a outra com atendimentos privados, mas com a mesma qualidade de serviços e objetivo: zelar pela vida das pessoas com dependência química.

No local haverá atividades agrícolas e pecuárias em parceria com UFRPE, assim como, atividades esportivas e oficinas de arte. “Este é um novo modelo de assistência. A união do tratamento terapêutico com atividades laborais, esportivas e, se for da preferência do paciente, acompanhamento religioso também”, destaca a coordenadora do Terra Terapêutica Graça Barros.

Doações são bem-vindas, pois os recursos repassados vão suprir parte das despesas do projeto. Quem quiser e puder ajudar a manter a Terra Terapêutica e o CAPS ADIII pode se informar pelo e-mail: [email protected]  ou 87- 3821-1542. “

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Artista palmarense Genésio Cavalcanti morre por complicações da Covid-19

Genésio Cavalcanti estava internado na UTI do Hospital Regional de Palmares (HRP), onde teve o estado de saúde agravado neste domingo (24).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

O poeta, escritor e empresário palmarense, Genésio Cavalcanti, morreu por complicações da Covid-19, a informação foi divulgada neste domingo (24).

Genésio estava internado havia alguns dias no Hospital Regional de Palmares (HRP), mas de acordo com o boletim médico, ao longo da internação, seu estado de saúde teria se agravado e ele precisou ficar internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

No sábado segundo o boletim seu estado de saúde era estável com “pressão arterial normal, função renal normal. Porém, sedado, entubado e sob ventilação mecânica total. Sem febre ou outras anormalidades.”, informou o boletim.

Neste domingo (24) o quadro teria se agravado e o empresário acabou não resistindo.

Genésio é autor de várias obras como Noites Ensolaradas, Poéticas de Amor, Alma de Poeta e Tempo de Amar. Ele também era integrante da Academia Palmarense de Letra (APLE) e empresário.

Nas redes sociais amigos e familiares desejavam melhoras ao artista e realizavam orações pela recuperação.

Genésio Cavalcanti deixa esposa e dois filhos.

Continuar Lendo

Cotidiano

Acidente deixa criança e quatro adultos feridos em Gameleira

Condutor teria perdido o controle e veículo desceu um barranco na PE-073.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Cinco pessoas entre elas uma criança ficaram feridas em um acidente na PE-073, em Gameleira, na Zona da Mata Sul na manhã deste domingo (24).

De acordo com informações o condutor teria perdido o controle do carro onde todos os ocupantes estavam, na altura do Engenho Bom Sucesso, zona rural de Gameleira. Ainda segundo informações não houve ferimentos graves entre as vítimas.

O acidente aconteceu na manhã deste domingo e o veículo desceu um barranco na lateral da rodovia. Várias  ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer as vítimas.

Quatro adultos sendo dois homens e duas mulheres teriam sido socorridos e encaminhados para o Hospital de Pequeno Porte Argemira S. R. Barros, em Gameleira, já a criança teria sido encaminhada para a emergência do Hospital Regional de Palmares (HRP). O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

Continuar Lendo

Cotidiano

Corpos das três jovens que morreram em acidente são liberados do IML e seguem para São Domingos

Carro em que elas estavam bateu em uma uma van de transporte alternativo. Elas moravam em São Domingos.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto: Reprodução PortalPE10

Os corpos das três jovens que morreram em um acidente na PE-126, em Catende, na Mata Sul, foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) no início da tarde deste domingo (24).

As vítimas moravam em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde serão sepultadas.

.:: Leia também: ‘Foi um acidente, uma fatalidade’, diz motorista de Corolla após acidente na PE-126 em Catende

O acidente foi na manhã de sábado (23) e o carro onde as jovens viajava invadiu a faixa contraria e colidiu com uma van. Os ocupantes do carro ficaram feridos, sendo que as três acabaram morrendo no local. Ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu.

Os passageiros da van tiveram ferimentos leves e foram liberados.

(Foto: Reprodução)

As três jovens foram identificadas por Cybelle Teodozio Dos Santos de 19 anos ,Isabela Giovana Leite de 18 anos e Vitoria Queiroz Honorato de 21 anos. Todas eram moradoras do Distrito de São Domingos que pertence à cidade de Brejo da Madre de Deus.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.