Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Governador poderá determinar fechamento de praias na próxima semana se houver novas aglomerações

Redação PortalPE10

Publicado

Em entrevista coletiva concedida de forma remota, na tarde desta quarta-feira (13), os secretários estaduais de Saúde, André Longo, e de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, deram um ultimato à população pernambucana sobre o comportamento visto nos parques e, sobretudo, nas praias do Estado.

Segundo eles, os próximos dias serão determinantes para a tomada de uma decisão a respeito do acesso a esses locais. Caso não haja uma mudança de postura na utilização desses espaços, não está excluída a possibilidade de um novo fechamento, repetindo o cenário dos meses mais duros da Covid-19 no Estado, em 2020.

Mesmo após a fiscalização nas praias pernambucanas ter sido intensificada, por pedido do Governo do Estado aos municípios, o cenário do último fim de semana não foi muito diferente do que vem sendo observado há alguns meses.

Embora algumas praias tenham registrado um público menor, as pessoas insistem em não seguir os protocolos sanitários recomendados, sobretudo no que diz respeito ao uso das máscaras, que devem ser retiradas somente no momento do banho de mar e da alimentação.

“A gente sabe a importância da faixa de areia para o comércio e para o turismo, mas, se não houver colaboração, teremos que adotar essa medida restritiva na próxima semana”, disse André Longo.

“Temos quase 200 quilômetros de faixa litorânea no Estado. Não é possível que as pessoas se concentrem no mesmo espaço. Se não prevalecer o bom-senso, vai prevalecer a ordem, com a detenção das pessoas e, se necessário, fechamento das praias. Não queremos isso. Queremos que todos convivam pacificamente, mas não se pode admitir que abusem”, completou Pedro Eurico.

Pernambuco

Agente de saúde é estuprada enquanto abria posto em Pernambuco

Redação PortalPE10

Publicado


Uma agente de saúde, de 45 anos, foi estuprada na última quarta-feira (20), por volta das 7h, no momento em que iria abrir o posto de saúde no bairro de Comportas, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com o Sindicato dos Servidores do município, a servidora foi abordada por um homem, portando uma arma de fogo, a arrastou para a copa do local, consumou o estupro e espancou a agente de saúde. Um boletim de ocorrência foi realizado na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, mas o inquérito vai seguir com a Delegacia da Mulher de Jaboatão dos Guararapes. Muito abalada, a mulher passou por exames no Instituto médico legal (IML) e foi medicada na Policlínica Lessa de Andrade, no Recife.

De acordo com a polícia, além de estuprar e espancar a agente de saúde, o criminoso roubou o celular da vítima e um tablet. As investigações seguirão até identificar o autor do crime. Câmeras de segurança das redondezas serão utilizadas para localizar o estuprador.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guarapes lamenta a violência sofrida pela funcionária e informa que “está sendo dada toda assistência para que ela se recupere desse trauma o mais rápido possível. Ela foi encaminhada a uma unidade hospitalar para a realização de exames e terá apoio psicológico durante o período que for necessário”.

O sindicato dos servidores afirmou à reportagem que a segurança dos postos de saúde é precária e que não faz parte do ofício abrir o posto. Além disso, o sindicato está convocando os servidores para participar de uma assembleia virtual na próxima terça-feira (26), às 9h, em que irão decretar paralisação de 24 horas de todos os servidores e servidoras municipais da saúde “em repúdio à violência física e sexual sofrida por uma servidora municipal da saúde ACS”, afirma a nota.

Em comunicado, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes enfatiza que a segurança na unidade de saúde está sendo feita por um vigilante e a Guarda Municipal intensificou as rondas na área. Informações Diário de Pernambuco

Continuar Lendo

Pernambuco

Motorista de acidente com morte de três jovens na PE-126 é solto após pagar fiança de R$ 3 mil

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O motorista envolvido no acidente que causou a morte de três jovens na PE-126 em Catende foi solto neste domingo (24) após passar por audiência de custódia. A Justiça mandou soltar o homem de 33 anos após pagamento de fiança de R$ 3 mil e impôs regras para a liberdade provisória do suspeito.

Entre as regras impostas estão o comparecimento em juízo sempre que convocado para prestar esclarecimentos e proibição de mudar de residência sem autorização da Justiça ou ausentar-se por mais de oito dias de casa sem comunicar o lugar onde será encontrado.

O empresário de 33 anos teve sua prisão decretada ainda no sábado (23) após realizar teste do bafômetro.  Ele foi levado para a delegacia de Palmares e autuado em flagrante por homicídio culposo.

(Foto: Reprodução)

As três jovens  que estavam no veiculo seguiam com destino a praia de Tamandaré no litoral Sul. Cybelle Teodozio Dos Santos de 19 anos,Isabela Geovana Leite de 18 anos e Vitoria Queiroz Honorato de  21 anos. Todas eram moradoras do Distrito de São Domingos que pertence à cidade de Brejo da Madre de Deus o sepultamento das vitimas deve ocorrer nessa segunda-feira no Distrito de São Domingos.

Dois homens seguem internados uma no  Hospital de Caruaru e outro jovem no Hospital da Restauração no Recife, o estado de saúde não foi informado. As vitimas da Van que faz a linha Catende-Palmares já foram liberadas.

Continuar Lendo

Pernambuco

Pernambuco recebe 84 mil doses da vacina de Oxford contra Covid-19 e marca reunião para definir aplicação

Redação PortalPE10

Publicado

Pernambuco recebeu, na madrugada deste domingo (24), 84 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19. No entanto, segundo o governo estadual, a decisão sobre como e quando vai ser aplicada a vacina deve ser tomada em uma reunião, convocada para a segunda-feira (25).

“Vamos, juntamente com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a COVID-19 e com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), fazer o monitoramento da distribuição e a pactuação com os municípios do uso das doses da nova vacina”, disse o governador Paulo Câmara (PSB), em comunicado enviado à imprensa.

As doses chegaram no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre por volta de 0h30, em voo operado pela companhia aérea GOL, que partiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. De lá, seguiram para a central de armazenamento de vacinas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.