Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Governadores da oposição fazem críticas e cobram medidas à gestão Temer

Carta de cinco páginas contém 11 reivindicações…

Avatar

Publicado

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé

Governadores de Minas Gerais de seis estados da região Nordeste redigiram nesta sexta-feira (18), no Recife, uma carta de cinco páginas com 11 reivindicações, além de uma série de críticas ao governo Michel Temer.

Assinam o documento os governadores Fernando Pimentel (PT-MG), Rui Costa (PT-BA), Camilo Santana (PT-CE), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI) e Robinson Faria (PSD-RN). Destes, apenas Faria integra um partido da base do governo, que ainda não decidiu que candidato apoiará na eleição presidencial de outubro.

Os sete governadores criticam a tentativa de privatização da Eletrobras, pedem que a Chesf seja transformada em empresa pública vinculada ao Ministério da Integração, reclamam da mudança de metodologia de avaliação de risco dos estados para a concessão de crédito e cobram, por exemplo, a definição de uma linha de financiamento de R$ 42 bilhões prometida no começo de março.

Eles afirmam que, diante dos prazos estabelecidos pela legislação eleitoral, são “levados a duvidar do firme propósito do governo federal de disponibilizar para os estados da Federação, os aludidos recursos”.

Na carta, os governadores afirmam que, apesar de ações da União como a renegociação das dívidas dos estados e adoção de taxa de juros mais competitivas, “essas medidas não foram suficientes para a retomada da atividade econômica”.

Os governantes dizem que a gestão Michel Temer os trata como “adversários políticos” e diz que a população destes estados é vítima de “pequenez cívica”.

Ao criticar a flutuação do preço do gás de cozinha, os governadores dizem que “fica clara a priorização do interesse empresarial sobre o social”.

Os governantes acusam o governo de insensibilidade social.

“Não podemos aceitar que a insensibilidade social leve a grande parcela dos mais pobres a pagar a conta do necessário ajuste das contas públicas”, diz trecho da carta, que critica ainda “cortes propostos em ações como o Programa de Aquisição de Alimentos, […], assim como a política de desmonte do Sistema Único de Assistência Social, que nos levará a um aumento da escalada da violência”.

Eles criticam ainda a criação do Ministério da Segurança Pública sem a discussão com os estados.

“Cabe ressaltar que sua eficácia se encontra na estrita dependência da definição de seu orçamento e da extensão de suas ações em todo o território nacional, sem o que teremos apenas mais uma estrutura burocrática na capital federal”, diz o texto.

“Urge, portanto, que todas essas questões sejam definitivamente enfrentadas pela administração federal, mediante franco entendimento com os governadores dos estados”, dizem os governantes.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Ana Maria Braga se confunde e diz que Campos do Jordão é eleito no Recife

A apresentadora confundiu também a sigla partidária de João Campos.

PortalPE10 com informações UOL

Publicado

(Foto: Reprodução)

Ana Maria Braga voltou a virar meme nas redes sociais durante a edição desta segunda (30/11) do programa “Mais Você”. A apresentadora se confundiu ao mostrar imagens do Recife, capital de Pernambuco. Ao falar que estava calor na cidade, Ana emendou a informação sobre o resultado das urnas de ontem.

João Campos (PSB) venceu a prima Marília Arraes (PT) com 56,27% dos votos. Só que Ana se atrapalhou.

“Campos do Jordão, o PSDB foi eleito o novo prefeito da capital… Ah, está fazendo calor em Campos do Jordão, não é isso?”, disse ela para a produção.

Campos do Jordão é uma cidade de São Paulo, cuja temperaturas geralmente são frias. E o PSDB não disputou o segundo turno no Recife.

Enquanto as imagens continuavam mostrando a cidade do Recife, Ana se corrigiu.

“Foi eleito o novo prefeito da capital pernambucana. João Campos que ele chama, é isso? Pronto, acertei tudo agora”, comemorou ela, já chamando o intervalo.

Continuar Lendo

Cotidiano

Falsa grávida é presa com drogas escondidas em melancia presa na barriga

Para não levantar suspeitas, ela havia amarrado fruta ao corpo e escondido os entorpecentes dentro.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Falsa grávida é presa com drogas escondidas em melancia presa na barriga em Guaratinguetá. (Foto: PM/Divulgação)

Uma mulher de 38 anos foi presa com 2 kg de pasta base de cocaína escondidos em uma barriga falsa em Guaratinguetá (SP). Segundo a polícia, a mulher usou uma melancia para forjar a barriga de grávida e escondia os entorpecentes dentro da fruta. O flagrante foi neste domingo (29).

Segundo a PM, a mulher estava em um ônibus de turismo que seguia para o Rio de Janeiro quando passageiros suspeitaram e chamaram a polícia.

Durante a abordagem, a polícia percebeu que ela estava com uma barriga falsa e encontrou a droga.

Continuar Lendo

Cotidiano

Governo argentino diz que nova nuvem de gafanhotos está próxima da divisa com Brasil

Técnicos dizem que inseto é de um tipo diferente do que se aproximou em agosto.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Twitter)

O governo da Argentina alertou que uma nova nuvem de gafanhotos está próxima do Rio Grande do Sul, no Brasil. O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) disse, na sexta-feira (27), que percebeu os insetos nas cidades Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, próximas às cidades brasileiras Rincão Vermelho e Porto Xavier.

Os técnicos disseram que o gafanhoto é de um tipo diferente do que ficou próximo ao Brasil em agosto. O animal foi visto em três fazendas em Campo Vieira e uma em Itacaruaré.

Insetos estão sendo monitorados

O deslocamentos desses insetos está sendo monitorado.

*Com informações NE10

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.