Nos siga nas redes sociais

Mata Sul

Governo de Pernambuco libera aulas presenciais para o ensino médio a partir de 6 de outubro

Inicialmente, apenas o 3º ano poderá retomar. No dia 13 de outubro, pode voltar o 2º ano e, em 20 de outubro, o 1º ano, cursos técnicos e a Educação de Jovens e Adultos.

Marcelo Passos

Publicado

O governo de Pernambuco autorizou, nesta segunda-feira (21), a retomada das aulas presenciais para alunos do ensino médio, a partir do dia 6 de outubro. A volta ocorre em três etapas, começando pelo 3º ano. A decisão é válida para as redes pública e privada do estado. Em Fernando de Noronha, as aulas já voltam a acontecer de forma presencial na terça-feira (22).

Também foram anunciados, em entrevista coletiva transmitida pela internet, nesta segunda-feira (21), um centro de testagem no formato “drive-thru” e outro específico para profissionais da educação.

No dia 13 de outubro, poderão retomar às aulas os estudantes do 2º ano e, no dia 20 de outubro, está autorizado o retorno dos estudantes do 1º ano, do ensino técnico concomitante (cursado em conjunto com o ensino médio) e subsequente (após a conclusão do ensino médio) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cursinhos e do ensino superior já tinham sido liberados pelo governo.

Cabe às escolas a decisão sobre o retorno, ou não, do processo de retomada das aulas presenciais, desde que observem as regras estabelecidas pelo governo. Para os estudantes, o retorno é opcional e, no caso dos menores de idade, a decisão deverá ser tomada pelos pais ou responsáveis. Na rede estadual, há 1.060 escolas.

“A escola vai voltar, mas de uma forma diferente, com uma série de medidas a serem adotadas e é muito importante que todos participem”, disse Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.
No entanto, as escolas deverão manter as atividades não presenciais e as escolas poderão optar por manter as aulas apenas de forma online ou pela retomada das aulas presenciais com ensino híbrido, combinando atividades presenciais e não presenciais.

O protocolo de retomada tem mais de 60 regras de segurança. Entre elas estão o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro de todos os ambientes das escolas (incluindo dos estudantes em sala de aula), lavagem das mãos e uso do álcool gel, orientações para todos nas escolas, organização de grupos fixos de estudantes e monitoramento e testagem dos casos suspeitos e de seus contactantes.

Na rede estadual, segundo Fred Amancio, todos os estudantes e profissionais receberão máscaras e, no caso dos trabalhadores, também serão distribuídos protetores faciais. Termômetros de medição de temperatura por infravermelho, sem necessidade de contato físico, foram distribuídos para todas as unidades de ensino.

“Também estamos trabalhando na redução da capacidade de estudantes nas salas de aula. Nossas salas têm, em média, entre 40 e 60 estudantes e, agora, terão 20. Também instalamos tótens e dispensores de álcool em gel nas escolas e estamos instalando novos lavatórios em espaços abertos”, afirmou o secretário.

Mata Sul

Homem de 29 anos que estava desaparecido é encontrado morto em Joaquim Nabuco

O corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Redação PortalPE10

Publicado

 

Um homem foi encontrado assassinado nesta segunda-feira (26), no Engenho Bom Gosto, na zona rural de Joaquim Nabuco, na Mata Sul de Pernambuco.

O corpo de João Raimundo Neto, de 29 anos, apresentava lesões provocadas por golpes de faca e pedradas, na cena do crime ninguém deu qualquer informação que ajude a Polícia Civil nas investigações.

O corpo foi periciado e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. Informações são do Agreste Violento

 

Continuar Lendo

Mata Sul

Catende volta a registra novo óbito por Covid-19 ;números de casos passa de 500

Do total de novos infectados, 22 foram pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e 77 com quadros leves da doença.

Redação PortalPE10

Publicado

UTI do Centro de Reabilitação que tem atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19.
– Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (26), 99 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 22 (22,2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 77 (77,8%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 159.476 casos confirmados da doença, sendo 26.920 graves e 132.556 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 141.833 pacientes recuperados da doença. Destes, 17.193 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 124.640 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 12 novos óbitos (10 masculinos e 2 femininos), ocorridos desde o dia 05 de maio. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Bezerros (1), Caruaru (2), Catende (1), Garanhuns (1), Igarassu (1), Petrolina (2), Recife (1), Santa Terezinha (1), Tacaimbó (1) e Trindade (1). Com isso, o Estado totaliza 8.564 mortes pela doença.

Do total de mortes do informe de hoje, quatro ocorreram nos últimos três dias, sendo duas em 25/10 e duas em 24/10. Outros oito registros ocorreram entre os dias 05/05 e 22/10.

Os pacientes tinham idades entre 21 e 87 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 50 a 59 (1), 60 a 69 (3), 70 a 79 (5) e 80 ou mais (2). Do total, 7 pacientes apresentavam doenças pré-existentes: diabetes (3), doença cardiovascular (2), hipertensão (1), doença hepática (1), tabagismo (1), etilismo (1), obesidade (1) e AVC (1), – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Cinco casos estão em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 22.206 casos foram confirmados e 37.949 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

Continuar Lendo

Mata Sul

Jovem de 20 anos é morto a tiros em Água Preta; PM suspeita que crime tenha relação com dívida por drogas

O instituto de criminalística recolheu o corpo que foi encaminhado para o IML .

Marcelo Passos

Publicado

Reprodução

Felipe Correia da Silva de 20 anos foi morto a tiros na noite deste domingo (25), em Água Preta. De acordo com a Polícia Militar, o crime pode ter relação com uma dívida por drogas.

Segundo a PM, a vitima tinha sido preso na semana passada com outro suspeito, que portava uma arma de fogo, na ocasião a vítima estava com um big-big de maconha e foi liberado, apos assinatura, de um TCO.

Ainda de acordo com a policia, ninguém no local presenciou o crime, e não se sabe ate o momento a autoria. O instituto de criminalística recolheu o corpo que foi encaminhado para o IML .

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.