Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Hospital Regional de Arcoverde não teria gazes e nem medicamentos

Equipamentos estariam sem funcionar no Bloco Cirúrgico e na UTI da unidade.

Avatar

Publicado

Profissionais que trabalham no Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, estão reclamando da falta de estrutura para exercer as atividades no local. Segundo eles, equipamentos de vários setores estariam sem funcionar, faltariam medicamentos e o prédio da unidade de saúde apresenta problemas. A situação estaria prejudicando o atendimento aos pacientes.

O Hospital Regional de Arcoverde recebe pacientes de treze municípios de Pernambuco. De acordo com a administração do hospital, cerca de cinco mil pessoas são atendidas por mês na unidade. Segundo o médico Marcelo Santos, que trabalha no local, estariam faltando até gazes na unidade de saúde. “Falta desde medicação básica até as medicações de drogas vasioativas. O diretor administrativo tenta suprir o estoque com outras unidades, mas muito pouco. Isto está implicando até na alimentação para os funcionários e também para os pacientes”, explica. O médico afirma ainda que a possível solução para os problemas seria terceirizar os atendimentos na unidade. “Se é inviável para o governo municipal manter com o estadual, que façam como é feito em outros locais, colocando um serviço terceirizado. A gente não está contra ou a favor do governo, só queremos que o hospital funcione”, conta.

Paredes da unidade de saúde estariam com infiltrações (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

O Conselho Gestor do Hospital cedeu um vídeo mostrando as condições internas da unidade de saúde. Nas imagens, é possível ver que há infiltrações nas paredes, o material hospitalar está espalhado em armários precários, além de móveis sem conservação e ralos abertos ao lado da cama de pacientes. Segundo Arnaldo Tenório, presidente do Conselho Gestor, os equipamentos do bloco cirúrgico também não estariam funcionando. “O hospital tem três blocos cirúrgicos. Dos três, apenas um está funcionando pela metade, não estamos fazendo cirurgia, porque falta gaze, seringa e medicamentos. A gente não pode operar o paciente e não ter como fazer o tratamento”, detalha.

O diretor administrativo e financeiro do hospital, Joaquim Santos, explicou que a falta de medicamentos seria causada pelo atraso de fornecedores. “Nós procuramos e eles avisam que estão enviando os produtos. Para não ter o estoque zerado, já chegamos a estar com o estoque crítico, outras unidades de saúde, como Serra Talhada, Salgueiro e Limoeiro, estão nos dando um suporte”, explica. O diretor informou ainda que os pacientes estão sendo atendidos normalmente. “Funciona o bloco cirúrgico, a UTI [Unidade de Terapia Intensiva], pediatria e obstetrícia. Eu acho que é diferente falar que a estrutura do hospital está ruim, quando não está. Se tem um exame que a gente não faz aqui, disponibilizamos uma ambulância para levar os pacientes para fazer o exame em Garanhuns ou outra cidade”, finaliza. (G1 CARUARU)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Governo de Pernambuco inicia vacinação no Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem

Cerca de 1,3 mil profissionais de saúde que atuam na instituição serão imunizados. Categoria tem prioridade absoluta no cronograma de vacinação.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Aluísio Moreira/SEI)

Unidade com maior número de leitos exclusivos para casos do novo coronavírus, o Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem (antigo Hospital Alfa) começou, nesta terça-feira (19.01), a vacinar seus profissionais. O Hospital conta atualmente com 1.309 funcionários, sendo 1.225 aqueles que atuam na assistência direta nas enfermarias e UTIs. Prestigiando o ato, o governador Paulo Câmara agradeceu a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente na unidade desde o início da pandemia, se dedicando a salvar vidas.

“Temos ainda uma longa trajetória, mas estamos muito felizes por tudo que conseguimos avançar até este momento, onde iniciamos uma nova fase com a vacinação. Pernambuco está pronto para cumprir todas as etapas com o planejamento que já fizemos e, ao mesmo tempo, com toda determinação que temos para cuidar das pessoas como estamos fazendo desde o início dessa pandemia”, disse Paulo Câmara.

A vacina chegou ao Recife na noite da segunda-feira e a campanha foi iniciada logo em seguida. “A distribuição das vacinas está ocorrendo e, até às 14h de hoje, todas as Gerências Regionais de Saúde já terão recebido a vacina. Esse processo começou, mas não podemos descuidar em nenhum momento. Vamos usar máscara, manter o distanciamento social e a população pode ter certeza que não vamos descansar enquanto não cumprirmos as etapas do Plano Nacional de Imunização”, concluiu o governador.

Funcionando hoje com 100% de sua capacidade, o antigo Hospital Alfa tem 270 leitos ativos, sendo 150 de enfermaria e 120 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março e, em tempo recorde, a estrutura passou por ampla reestruturação e abriu as portas no dia 15 de abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a Covid-19. Pela unidade passaram, de abril até agora, 4.018 pacientes, dos quais 2.650 já tiveram alta.

O Hospital conta com equipamentos de tomografia computadorizada, raios x, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia e broncoscopia. Entre os meses de abril e dezembro de 2020 foram realizados 7.171 exames de raios x, 2.209 tomografias e 257.836 exames laboratoriais.

“Pelo público prioritário deste momento, a orientação da secretaria é que ações como essa sejam desenvolvidas. Que a gente leve a vacina até os profissionais, que os municípios levem até os asilos, para que a vacinação seja feita no local. São mais de 1.200 profissionais da saúde que trabalham aqui e que serão priorizados para que a gente tenha mais segurança e eles possam continuar salvando vidas neste que é o maior Hospital de Referência para a Covid-19 no Estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com Longo, 270.900 doses chegaram a Pernambuco e a distribuição foi pactuada com os municípios. “O Estado ficou com uma parte desses insumos para vacinar unidades como esta, que são prioridade absoluta neste primeiro momento. Então a gente pegou algumas das vacinas que viriam para o Recife para colocar em unidades como esta, que estão dentro do município, mas sob a égide do Estado”, explicou o secretário.

A primeira pessoa a ser vacinada na instituição foi a técnica de enfermagem Alexina Codeceira, de 50 anos. Muito emocionada, a profissional, que está na linha de frente desde abril de 2020, falou sobre a importância de todos se imunizarem assim que possível. “Temos que acreditar na vacina. É a chance que temos de mudar essa história. A gente que está na UTI está vendo cenas muito tristes, então, se vacinem. Não tenham medo. É o recado que eu deixo para todos. E, mesmo vacinados, continuem usando máscara, álcool em gel e não se exponham de novo”, aconselhou.

Na sequência também foram imunizados a enfermeira Cristiane Correia, o médico Manoel Alves, a auxiliar de farmácia Sandra Silva, a nutricionista Janaína Nascimento, a assistente social Valmira Melo, a fonoaudióloga Cristiane Neves, a psicóloga Maria Renata Braga e a fisioterapeuta Lidier Nogueira – todos trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia.

Continuar Lendo

Cotidiano

Jovem que foi assassinado próximo a Sulanca em Palmares é identificado

Crime ocorreu na Avenida Coronel Pedro Paranhos, na madrugada desta terça-feira (19).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Whatsapp)

A Polícia Civil de Pernambuco identificou as vítimas do homicídio e de uma tentativa de homicídio na madrugada desta terça-feira (19) no município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco: a vítima do óbito trata-se de José Mario Barreto de Oliveira.

De acordo com informações, o jovem estava pilotando uma motocicleta acompanhado de uma mulher, quando em determinado momento um veículo Fiat teria parado próximo e elementos armados desceram do carro foi quando começaram a efetuar vários disparos que atingiram José Mario e Jaciara Pereira da Silva.

Uma equipe do Samu foi acionada e esteve no local, porém o homem já estava sem vida, a mulher foi atingida por um disparo no braço e foi socorrida para a emergência do Hospital Regional de Palmares (HRP)

Buscas foram realizadas, mas os suspeitas de cometer o assassinato não foram localizados. O corpo de José Mario foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil, da 18ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH), está investigando o caso.

Continuar Lendo

Cotidiano

FOTOS: Veja como foi a chegada das vacinas contra Covid-19 em Palmares

Município recebeu a primeira remessa de doses da CoronaVac nesta terça-feira (19).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Na manhã desta terça-feira (19), as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram em Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Enviadas pelo Ministério da Saúde, as primeiras vacinas foram transportadas em um avião da FAB que pousou em Recife capital pernambucana na noite de segunda-feira (18). Pernambuco recebeu 270 mil doses da Coronavac nesta primeira remessa.

Confira, a seguir, a galeria de imagens da chegada da vacina na sede da III Geres.

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

 

 

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.