Nos siga nas redes sociais

Palmares

Hospital Regional de Palmares tem 15 leitos disponíveis para atender pacientes do Covid-19

Pernambuco ocupa o terceiro lugar em mortes por Covid-19 no Brasil.

Avatar

Publicado

Em Pernambuco o número crescente de casos confirmados de Covid-19 tem chamado a atenção do governo do estado. Pernambuco ocupa o terceiro lugar em mortes por Covid-19 no Brasil.

Diante desse cenário, diversos investimentos estão sendo feitos para combater o avanço do coronavírus. Uma das medidas adotadas é a ampliação de leitos para atender os pacientes em tratamento da Covid-19. A ampliação da rede hospitalar foi divulgada pelo governador Paulo Câmara pelas redes sociais.

Em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, o Hospital Regional está com 15 leitos disponíveis para receber pacientes em tratamento da doença, informou o diretor de comunicação da unidade Shellington Ferreira.

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Pernambuco tem alcançado, e por vezes até ultrapassado, a marca de 90%, segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele informou, nesta terça-feira (14), que houve abertura recorde de leitos nos hospitais públicos em 30 dias, mas, mesmo assim, a velocidade da disseminação do novo coronavírus no estado preocupa

“Tínhamos uma média de 21 internações por dia de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave e, atualmente, isso mais que dobrou, para 45 casos por dia, nem todos com necessidade de terapia intensiva. As UTIs tinham ocupação de 49% e, agora, esse número tem variado entre 80% e 90%, por vezes superando os 90%”, disse o secretário.

Ainda de acordo com André Longo, houve uma abertura recorde de leitos no estado, no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Só hoje [terça-feira, 14], foram abertos 37 novos leitos de UTI. Nos últimos 30 dias, foram 467 leitos ao todo, sendo 204 de UTI. Por isso, precisamos ter o compromisso de cada um com o distanciamento social, para que a curva de casos não ultrapasse a linha de capacidade do sistema de saúde. Se houver uma curva mais acentuada, pessoas vão ficar sem assistência”, declarou Longo.

Apesar da ocupação das UTIs ser alta, nem todos os pacientes receberam diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

“Dos 204 leitos de UTI que temos, a ocupação está, atualmente, em 88%, o que significa mais de 180 leitos ocupados de terapia intensiva. Nos de enfermaria, a ocupação é de 63%, que significa 165 leitos ocupados. Há, atualmente, 63 pacientes com diagnóstico de Covid-19 em UTI, mas temos outros 117 com Síndrome Respiratória Aguda Grave que também se encontram internados, por vezes ainda aguardando um diagnóstico laboratorial”, contou.

Nesta terça, dos 204 leitos de UTI abertos, 180 estavam ocupados. A ocupação média dos novos leitos está em 74% com pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, suspeitos e confirmados da Covid-19. Leitos de enfermaria têm ocupação de 64% e de UTI, 88%.

Em nota, a SES-PE informa que o governo de Pernambuco “continua monitorando, por meio do Gabinete de Crise, comandado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara, a evolução da doença no estado e no Brasil, e a partir da necessidade, essa rede será incrementada, seja com a contratação de leitos junto à rede privada, seja com novos leitos na rede própria”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Novo lote com 1.410 doses da vacina contra covid deve chegar em Palmares

Pernambuco recebeu mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Uma nova remessa de doses das vacinas contra a covid-19 deve chegar à Palmares, na Mata Sul nos próximos dias, isso porque o 13º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na madrugada da última sexta-feira (16).

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou das novas doses recebidas em Pernambuco, 102.400 são de CoronaVac/Butantan e 152.750 de Oxford/AstraZeneca. Com esse novo quantitativo, o estado totalizou 2.276.080 doses de imunizantes contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz.

Nesta etapa da campanha, devem ser imunizadas pessoas a partir dos 60 anos de idade (de acordo com o município), idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde e trabalhadores de forças de segurança e salvamento.

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

 

Continuar Lendo

Cotidiano

Boletim: Duas novas mortes por Covid-19 são registradas em Palmares

Número de óbitos pela doença na cidade subiu para 96. Município tem 3.138 casos confirmados de coronavírus, de acordo com a prefeitura.

Redação PortalPE10

Publicado

Vítimas da Covid-19 enterradas em cemitério em Manaus – (Foto: Michael Dantas/AFP)

Duas novas mortes causadas por coronavírus foram registradas em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Com isso, o número de óbitos pela doença na cidade subiu para 96. As informações foram passadas pela prefeitura na noite de sexta-feira (16).

Estas duas mortes ainda serão contabilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o último boletim epidemiológico, mais 03 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 em Palmares, elevando o número de casos para 3.138 no município.

Deste total, 2.089 pacientes já são considerados curados.

Continuar Lendo

Cotidiano

Palmares inicia processo de municipalização do trânsito

Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O Prefeito de Palmares, Junior de Beto (PP) recebeu nesta sexta-feira o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Barbosa. Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.

De acordo com presidente do Conselho Estadual de Trânsito, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.

O próximo passo é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.

Para o prefeito de Palmares, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização.

Neste primeiro momento será realizado, atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.