Cotidiano
Inscrições para o Exame Supletivo 2014 seguem até 10 de agosto
Aos 65 anos, o motorista aposentado, Mário Dornelas, vai tentar concluir seus estudos
As inscrições para o Exame Supletivo 2014 começaram na última quinta-feira (10) para os interessados em concluir o ensino fundamental e médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto. Aos 65 anos, o motorista aposentado, Mário Dornelas, vai tentar concluir seus estudos. Entusiasmado ele vai prestar o exame para o ensino médio. Após cursar até a 2ª série do ensino fundamental, Mario abandonou os estudos para se dedicar ao trabalho, reingressando em 1975 para prestar o supletivo do nível fundamental.
Após 39 anos o aposentado reconheceu a importância de concluir os estudos. Durante esse intervalo estudou música e fez um curso de informática, e a cada dia percebe que não deseja mais parar e seu objetivo é conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.
“É importante e muito gratificante voltar a estudar, mesmo estando com uma idade avançada, é necessário aprender alguma coisa tanto pra viver como para passar adiante. Pretendo ingressar em um curso técnico depois, mas ainda não tenho nada definido, eu tenho o curso de música e acho que vou seguir por essa área”, ressaltou.
Mário também deixa uma mensagem de encorajamento para os que assim como ele interrompeu os estudos. “Nunca é tarde. A idade não pode atrapalhar, quando temos a condição de caminhar, mesmo se a saúde não estiver 100%, mas sente esse desejo, qualquer tempo é tempo e a cada aprendizagem vamos nos sentimos ainda mais realizados” declara.
Brasil
Isso aí tudo é politicagem, diz Mourão sobre disputa por início de vacinação
O vice-presidente também elogiou a Anvisa que aprovou no domigno, por unanimidade, a autorização para o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.
Diante do silêncio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) o primeiro inquilino do Palácio do Planalto a se manifestar, nesta segunda-feira (18), sobre o início da vacinação contra a Covid-19, no domingo (17).
Mourão evitou polarizar com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que garantiu para si os holofotes ao sair na frente e vacinar a primeira brasileira em território nacional, impondo uma derrota ao governo federal na queda de braço pelo início da imunização contra o novo coronavírus.
Repórteres questionaram Mourão sobre a declaração do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, de que Doria agiu em desacordo com a lei ao vacinar a primeira pessoa no domingo.
“Ah, isso aí eu não vou entrar nesse detalhe. Isso aí tudo é politicagem. Eu não entro na politicagem. O meu caso aqui, você sabe que eu lido com as coisas de forma objetiva. Isso aí eu deixo de lado”, disse Mourão.
O vice-presidente também elogiou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que, no domingo, aprovou, por unanimidade, a autorização para o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.
Após cinco horas de reunião, os cinco diretores deram parecer favorável à liberação dos imunizantes, acompanhando a relatora Meiruze Sousa Freitas, primeira a votar.
Em seus votos, os diretores da agência defenderam critérios técnicos e científicos para as decisões referentes à Covid-19, que todos sejam vacinados e também o distanciamento social.
Indiretamente, trata-se de uma crítica ao discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que desde o início da pandemia se posicionou contra políticas de isolamento e vem defendendo que a vacina não deve ser obrigatória, além de propagandear medicamentos sem comprovação científica, como a hidroxicloroquina.
“A Anvisa fez excelente o trabalho dela. Tem aí duas vacinas aprovadas, tem vacina contratada para até o final do ano vacinar 70% da população brasileira, e, consequentemente, a gente chegaria numa situação, ao fim deste ano, com liberdade de manobra em relação a essa pandemia”, afirmou Mourão.
No domingo, o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, aliado muito próximo de Bolsonaro, foi o último diretor a votar e reforçou que a aprovação da vacina não deve significar o relaxamento de outras medidas de proteção.
Nesta segunda, Mourão foi na mesma linha.
“Faço minhas as palavras do almirante Barra Torres, ontem, quando ele disse que não é porque a pessoa tomou uma vacina hoje que amanhã pode estar na rua sem as medidas de proteção”, disse Mourão.
Também divergindo da linha de atuação de Bolsonaro, o vice-presidente disse que é preciso resolver primeiro a questão sanitária e, depois, a econômica.
“Agora é seguir dentro das regras que foram estabelecidas, dos diferentes grupos, ninguém furar fila, não haver, assim, uma falta de solidariedade e, consequentemente, nós vamos resolver esse problema e o principal, que vem depois, é resolver a situação econômica do país de modo que a gente consiga retornar a uma situação melhor de emprego para nosso povo e o país entre em um ciclo de crescimento. É isso que a gente está esperando”, afirmou Hamilton Mourão.
*Com informações FolhaPress
Cotidiano
Corpo é encontrado em terreno baldio em São Bento do Una
O corpo apresentava deformações e estava irreconhecível, diz Polícia Militar.
Na manhã do domingo (17), um corpo foi encontrado em um terreno baldio, em São Bento do Una, no Agreste pernambucano.
Segundo a Polícia Militar, o corpo estava irreconhecível. O Instituto de Criminalística (IC) foi ao local para realizar a perícia. A suspeita é de a pessoa tenha sido vítima de homicídio, mas ainda não foi confirmada a causa da morte.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi repassado para a Polícia Civil, que irá continuar com as investigações.
Cotidiano
Seleção da Secretaria Estadual de Saúde com 828 vagas começa a inscrever nesta segunda (18/01)
Serão selecionados 258 médicos, 234 profissionais de diversas áreas de nível superior e 336 de nível médio.
Já está aberto o período de inscrição da seleção pública simplificada da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com 828 vagas. O objetivo é atender a necessidade temporária de excepcional interesse público relacionada à emergência em saúde pública provocada pelo novo coronavírus. Ao todo, serão selecionados 258 médicos, 234 profissionais de diversas áreas de nível superior e 336 de nível médio, que serão lotados em todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Os interessados têm até o dia 21/01 para se inscrever pelo ead.saude.pe.gov.br. O edital foi publicado na última quinta-feira (14/01) no Diário Oficial (DOE) e também está disponível no https://cutt.ly/djIOtW2.
A seleção simplificada será realizada em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, que consistirá em análise curricular. O resultado preliminar do certame sairá em 28/01. Já os recursos poderão ser interpostos até às 23h59 de 29/01. O resultado final será divulgado em 03/02. Os profissionais selecionados serão contratados por um período de até 6 meses, podendo ser prorrogado por até 2 anos.
Desde o início da pandemia, já foram convocados, por meio de seleções simplificadas, mais de 5,2 mil profissionais de saúde apenas para os serviços ligados diretamente à SES-PE. Ainda foram nomeados mais de 3 mil aprovados em concurso público, totalizando mais de 8,3 mil profissionais.
SELEÇÃO SIMPLIFICADA – CARGOS
Médicos: cardiologista, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião torácico, cirurgião vascular, clínico geral, coloproctologista, endoscopista, neonatologista, neurocirurgião, neurologista pediátrico, neurologista adulto, oncologista, otorrinolaringologista, pediatra, psiquiatra, tocoginecologista, traumato-ortopedista, radiologia em diagnóstico por imagem, urologista;
Outras profissões de nível superior: assistente social, biomédico, enfermeiro assistencial, enfermeiro sanitarista, enfermeiro obstetra, engenheiro de segurança do trabalho, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo;
Profissões de nível médio: técnico de enfermagem, técnico de mobilização ortopédica, técnico de laboratório, técnico de radiologia e técnico em farmácia.
-
Palmaresem 18/01/2021 07:53
Jovem morto a tiros dentro de hotel em Palmares é identificado como Moises Soares da Silva, de 21 anos
-
Brasilem 18/01/2021 08:13
Diretores da Anvisa dizem que vacina é necessária porque não há tratamento precoce contra a Covid
-
Brasilem 18/01/2021 08:47
Bolsa Família começa calendário 2021 sem auxílio emergencial
-
Mata Sulem 18/01/2021 11:31
Colégio Padre Francisco é arrombado e tem materiais de informática furtados em Água Preta
-
Mata Sulem 18/01/2021 11:10
Traficante foragido da justiça é capturado pela PM em Joaquim Nabuco
-
Cotidianoem 18/01/2021 11:49
Seleção da Secretaria Estadual de Saúde com 828 vagas começa a inscrever nesta segunda (18/01)
-
Brasilem 17/01/2021 17:23
Vacinação no Brasil vai começar na quarta às 10h, diz ministro da Saúde
-
Pernambucoem 18/01/2021 09:34
Paulo Câmara esnoba convite de Pazuello e fica no Recife, para cuidar da vacinação