Esportes
Jogadores, clubes e CBF condenam racismo contra Tinga
Astros e até rivais se manifestaram depois que peruanos ofenderam brasileiro

As manifestações de racismo da torcida do Real Garcilaso, do Peru, contra Tinga, do Cruzeiro, na noite de quarta-feira, na estreia do campeão brasileiro na Copa Libertadores, despertaram indignação e perplexidade entre jogadores, dirigentes e entidades do futebol brasileiro. A CBF liderou as mensagens de apoio a Tinga, condenando o comportamento dos peruanos – que imitavam macacos sempre que o volante tocava na bola durante a derrota cruzeirense por 2 a 1. “Por um mundo sem racismo, sem preconceito e sem desrespeito”, dizia a mensagem divulgada pela entidade nas redes sociais. A CBF lembrou ainda que outros atletas já foram vítimas de ofensas similares. “Neymar, Marcelo, Diego Maurício, Roberto Carlos, Hulk e outros já foram também alvo dessa prática que fere as mais elementares normas de civilidade.” O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também se manifestou via redes sociais, lamentando o caso.
Astros como Neymar, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho também usaram o Twitter para apoiar Tinga. Entre os clubes, o Internacional, onde o volante foi bicampeão da Libertadores, também lamentou a postura dos peruanos, e o Atlético-MG deixou a rivalidade de lado para expressar sua revolta com o episódio. O presidente Alexandre Kalil e jogadores como Victor, Réver e Diego Tardelli condenaram as manifestações racistas. No Cruzeiro, a revolta foi ainda maior por causa das condições precárias que enfrentou na partida disputada no Peru. “Estádios sem condição de jogo, segurança zero, racismo… Será que a Conmebol se pronuncia?”, questionou o meia Júlio Baptista. O clube promete ir à confederação sul-americana para cobrar punições ao Garcilaso por causa do comportamento dos torcedores.
Tinga, um veterano em disputas continentais, se disse chocado com o ocorrido. “Confesso que fiquei surpreso. Já é minha oitava Libertadores e nunca tinha acontecido isso. Joguei alguns anos na Europa, onde se fala muito disso, e nunca aconteceu. De repente, em um país tão próximo, tão parecido com a gente pela mistura de raças, acontece uma coisa dessas. Eu trocaria todos os meu títulos pelo fim do preconceito. Trocaria por um mundo com igualdade entre todas as raças e classes.” Envergonhado com o episódio, o goleiro da equipe, Juan Pretel, pediu desculpas aos brasileiros nesta quinta: “O racismo é repudiável em todos os sentidos. Espero que não volte a acontecer em um estádio, e menos ainda no Peru. Nos perdoem, amigos brasileiros”. A Conmebol disse apenas que está analisando o caso e que condena o racismo, mas ainda não falou em punições.
Faço coro com @dilmabr ao condenar o episódio de racismo envolvendo Tinga, [email protected]_OficialCEC. A FIFA é contra todo ato de discriminação.
— Joseph S Blatter (@SeppBlatter) 13 fevereiro 2014
#TAMOJUNTOTINGA http://t.co/na4IazNbAW
— Neymar Júnior (@neymarjr) 13 fevereiro 2014
#TAMOJUNTOTINGA http://t.co/na4IazNbAW
— Neymar Júnior (@neymarjr) 13 fevereiro 2014
Muito triste pelo que aconteceu com meu parceiro @PauloCesarTinga na Libertadores. Incrivel como isso ainda existe no futebol
— Ronaldinho Gaúcho (@10Ronaldinho) 13 fevereiro 2014
Por um mundo sem racismo, sem preconceito e sem desrespeito #SomosIguais#FechadoComOTinga pic.twitter.com/lNcBQompn5
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) 13 fevereiro 2014
Todos nós somos iguais aos olhos de Deus! #fechadocomoTinga #somosiguais #noracismhttp://t.co/Uit1ypyCjb
— David Luiz (@DavidLuiz_4) 13 fevereiro 2014
Racismo na Libertadores?… Me tiraram o prazer da derrota do Cruzeiro. Lamentável!
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) 13 fevereiro 2014
Brasil
Jogadores e presidente do Palmas-TO morrem após queda de avião
Um avião particular caiu momentos após decolar de uma pista de pouso no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional no Tocantis. A aeronave tinha acabado de decolar e acabou atingindo o solo em um matagal logo após a cabeceira da pista.
A assessoria do Palmas Futebol e Regatas informou que o presidente do time, Lucas Meira e quatro jogadores estavam na aeronave. Os atletas são Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari. Há ainda o piloto, identificado apenas como ‘Comandante Wagner’. Não houve sobreviventes.
A equipe enfrentaria o Vila Nova pela Copa Verde em Goiânia. A partida estava programada para esta segunda-feira (25). O Vila Nova emitiu nota lamentando o acidente e informando que vai colaborar para o adiamento da partida.
Imagens feitas no local mostram que a aeronave ficou completamente destruída com o choque. Além do IML e dos Bombeiros, equipes da Polícia Militar estão no local prestando apoio.
Esportes
Neymar deixa marca dos pés na calçada da fama do Maracanã

O atacante Neymar passará a ter a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. Neste fim de semana, o jogador se reuniu com uma equipe do estádio para tirar os moldes que serão exibidos no local.
O jogador do PSG e da seleção brasileira foi recebido pelo secretário de esportes do Rio, Leandro Alves, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos posaram ao lado do atleta e do pai dele, Neymar da Silva Santos.
“Muito feliz e orgulhoso de poder fazer da história do futebol e me juntar ao lado de tantos craques que deixaram seus pés marcados no Maracanã”, escreveu Neymar no Instagram.
A calçada da fama do Maracanã reúne pegadas de mais de 100 personalidades do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Sócrates, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Ainda não há data para a inclusão da homenagem a Neymar no local.
O jogador do PSG passou as festas de fim de ano no Brasil e, logo após tirar os moldes dos pés, postou uma foto anunciando seu retorno à França. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando pra casa” escreveu o atleta.
Esportes
São Paulo anuncia volta de Muricy Ramalho como coordenador de futebol
Tricampeão brasileiro com o clube, Muricy volta ao Morumbi após 6 anos.
O São Paulo anunciou no sábado (2) o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O ex-técnico assumirá o cargo de coordenador de futebol.
A promessa havia sido feita em dezembro pelo então candidato à presidência Julio Casares, que assumiu nesta sexta-feira (1º) o comando do São Paulo no triênio 2021-2023. O treinador tricampeão brasileiro no Morumbi (2006-2008) deixou a Globo, em que era comentarista, no início do último mês.
Na nova função, Muricy deve acompanhar o trabalho cotidiano da comissão técnica, liderada por Fernando Diniz, e atuar em setores específicos, como os departamentos físico e médico.
Além disso, o ex-treinador deve ser responsável pela interface com outros dirigentes do clube e pela coordenação das categorias de base do São Paulo, facilitando o ingresso de jovens jogadores no CT da Barra Funda.
A última passagem de Muricy pelo clube foi de 2013 a 2015. Ele estava fora de times do futebol brasileiro desde maio de 2016, quando se afastou do comando técnico do Flamengo por problemas de saúde.
*Com informações FolhaPress.
-
Cotidianoem 22/01/2021 15:56
Vítimas de acidente na BR-101 em Joaquim Nabuco começam a ser identificadas
-
Cotidianoem 23/01/2021 19:05
Jovens que morreram em acidente iriam passar o final de semana em Tamandaré
-
Cotidianoem 23/01/2021 17:25
Vídeo mostra vítimas nas ferragens após acidente que matou 3 na PE-126, em Catende
-
Cotidianoem 23/01/2021 12:34
Acidente entre carro de passeio e van deixa várias pessoas gravemente feridas
-
Cotidianoem 23/01/2021 18:26
Após acidente em Catende motorista do Corolla faz teste do bafômetro e é preso pela polícia
-
Mata Sulem 23/01/2021 16:01
Corpos de vítimas do acidente na BR-101, em Joaquim Nabuco, são velados
-
Mata Sulem 23/01/2021 15:28
Três jovens morrem em colisão de carro contra van na PE-126, em Catende
-
Mata Sulem 23/01/2021 22:51
‘Foi um acidente, uma fatalidade’, diz motorista de Corolla após acidente na PE-126 em Catende