Brasil
Justiça dá 24h para governo apresentar plano para falta de oxigênio no AM
A capital Manaus vive uma crise no sistema de saúde com a falta do insumo para tratar pacientes com Covid-19.
Nessa quinta-feira (14/1), a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe acatou, parcialmente, o pedido de tutela antecipada da Ação Civil Pública, que pedia a definição de um plano sólido e definitivo para a solução do desabastecimento de oxigênio nas unidades de saúde do Amazonas.
Na decisão, a juíza determina que o governo se manifeste em um prazo de 24 horas e providencie o transporte para outros estados de pacientes de Covid-19 “que por ventura estejam na iminência de perder a vida em razão do desabastecimento do insumo oxigênio“.
E, na resposta final, a União deverá apresentar o planejamento de abastecimento da rede de Saúde estadual pelo insumo, que é essencial ao tratamento de pessoas acometidas pela doença.
Paciente em UTI
A ação foi impetrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Contas (MPC), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).
Colapso na Saúde de Manaus
A situação da saúde pública em Manaus (AM) se agravou nos últimos dias. Profissionais de saúde do estado relatam que o estoque de oxigênio para pacientes com Covid-19 chegou ao fim em hospitais da região.
Até terça-feira (12/1), Manaus registrou 2.221 novas hospitalizações, recorde para um mês — apesar de ainda estarmos na primeira metade de janeiro. O número é maior do que o total de internações registradas em todo o mês de abril.
*Com informações Metrópoles
Brasil
Brasil tem mais de 1.300 mortes por Covid-19 e mais de 60 mil casos em 24 horas

O Brasil registrou 1.327 mortes pela Covid-19 e 63.908 casos da doença, nesta sexta-feira (26). Com isso, o país alcança 252.988 óbitos e 10.457.794 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o início da pandemia.
O elevado número de mortesfica aida mais claro na média móvel de óbitos dos últimos sete dias: 1.148. Com isso, o país completa 37 dias com a média acima de 1.000. A média é recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.
Na quinta, o país atingiu o recorde da média móvel de mortes, 1.150.
O Brasil enfrenta o seu pior momento na pandemia.
Os dados do país, coletados até às 20h, são fruto de colaboração entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.
Brasil
‘Há grande chance de um colapso nacional. A população precisa acordar para a dimensão da nossa tragédia’, diz Miguel Nicolelis

Em entrevista exclusiva ao jornal O GLOBO desta sexta-feira, o médico, neurocientista e professor catedrático da Universidade de Duke (EUA) Miguel Nicolelis defendeu um lockdown nacional de 21 dias no Brasil para conter colapso às instituições de saúde com o crescimento de casos de Covid-19 nos últimos dias. “Eu estou vendo a grande chance de um colapso nacional. Não é que todo canto vá colapsar, mas boa parte das capitais pode colapsar ao mesmo tempo, nunca estivemos perto disso”, declarou ao veículo.
Nessa quinta-feira, o Brasil ultrapassou a marca de 250 mil mortos pela Covid-19. Com 1.541 óbitos em 24 horas, segundo maior registro feito pelo Ministério da Saúde desde o início da pandemia.
“Ainda dá tempo de reverter. Estou propondo a criação de uma comissão de salvação nacional, sem Ministério da Saúde, organizado pelos governadores, para resolver a logística. É uma guerra, quando vamos bater de frente com o inimigo de verdade? O Brasil é o maior laboratório a céu aberto para ver o que acontece com o vírus correndo solto. Em segundo lugar, um lockdown imediato, nacional, de 21 dias, com barreiras sanitárias nas estradas, aeroportos fechados. E depois ampliar a cobertura, usando múltiplas vacinas. Não dá para ficar discutindo, assina o contrato e vai em frente, deixa para depois, estamos falando da vida de 1.500 pessoas por dia, são 5 boeings caindo. Vacinação, vacinação, vacinação, testagem e isolamento social. Não tem jeitinho numa guerra. Estamos diante de um prejuízo épico, incalculável, bíblico”, foi enfático o médico ao jornal.
Brasil
Enfermeira bolsonarista morre após se recusar a tomar Coronavac
-
Mata Sulem 25/02/2021 11:50
Vídeo mostra tentativa de assalto em frente de escola no centro de Palmares
-
Brasilem 25/02/2021 11:59
Gêmeas de Minas Gerais são as primeiras do mundo a ter sexo redesignado
-
Mata Sulem 25/02/2021 19:24
(VÍDEO) Motorista perde controle de carro e capota em Joaquim Nabuco
-
Mata Sulem 25/02/2021 08:49
Dupla é presa com duas motocicletas roubadas em Palmares
-
Pernambucoem 26/02/2021 11:58
Governo proíbe atividades não essenciais entre 22h e 5h em todo o território de Pernambuco
-
Mata Sulem 25/02/2021 18:51
Com avanço da Covid-19, Pernambuco suspende cirurgias eletivas em 63 municípios
-
Entretenimentoem 25/02/2021 15:20
Com Covid-19, Irmão Lázaro está intubado em estado grave e será transferido para Salvador
-
Mata Sulem 25/02/2021 20:10
Mulher é presa por tráfico de drogas ao ser flagrada com maconha em Palmares