Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Lacen-PE: aberta seleção com 23 vagas para técnicos de laboratório

Profissionais irão atuar na sede do órgão, no Recife, além das Geres de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.

Lucas Passos

Publicado

(Foto: Divulgação/Prefeitura/RJ)

(Foto: Divulgação/Prefeitura/RJ)

Para reforçar as atividades do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que vem recebendo investimentos do Governo de Pernambuco para continuar ampliando sua capacidade de análise dos exames da Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abre seleção pública simplificada com 23 vagas para técnicos de laboratório. Os profissionais irão atuar na sede do Lacen, no Recife, além dos laboratórios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Caruaru (IV), Petrolina (VIII) e Serra Talhada (XI). As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (26/11) pelo ead.saude.pe.gov.br. O edital foi publicado nesta sexta (20/11) no Diário Oficial do Estado e também está disponível no portal.saude.pe.gov.br.

As vagas no Recife são para os profissionais atuarem no regime de plantão, em turno único de 24 horas ou dois de 12 horas, cada. Já para os laboratórios das Geres, que fazem parte da rede descentralizada do Lacen, o trabalho será de diarista (4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais). Os candidatos serão selecionados a partir de análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório. O resultado preliminar será divulgado em 03/12 e os recursos serão recebidos até as 23h59 do dia 04/12. O resultado final sairá em 11/12.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 em Pernambuco, não será permitida a participação na seleção pública de candidatos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas ou que sejam de algum outro grupo de risco para o novo coronavírus, conforme descrito no edital.

É importante destacar que esta é a segunda seleção realizada especificamente para o Lacen-PE com o intuito de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público relacionada à emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus. O chamamento dos profissionais será para o período de até 6 meses, podendo ser prorrogado por até 2 anos.

MELHORIAS – Para absorver a demanda de exames de RT-PCR, o Governo de Pernambuco investiu em melhorias na estrutura física do Lacen-PE e adquiriu novo maquinário, que possibilitou automatizar e chegar a quadruplicar a capacidade de processamento dos exames. Só nos novos equipamentos e aquisição de insumos para o aparato foram investidos R$ 6 milhões, por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Além das seleções públicas para profissionais, ainda foram nomeados cerca de 50 aprovados em concurso público para o órgão.

BALANÇO – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Lacen-PE já analisou mais de 188 mil amostras biológicas de pacientes suspeitos para o novo coronavírus. No local, são avaliados os exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão-ouro por ter maior sensibilidade para diagnosticar a doença na sua fase aguda, quando há risco de transmissão.

As amostras analisadas pelo Lacen-PE representam 55% do total de exames de RT-PCR já realizadas no Estado – mais de 344 mil. Quando somados os laboratórios parceiros da rede pública estadual, o percentual sobe para 77% (mais de 266 mil).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Jovem de 21 anos é preso suspeito de matar a mãe a facadas em Surubim

PortalPE10 com informações G1

Publicado

(Foto: Reprodução/Internet)

(Foto: Reprodução/Internet)

Um jovem de 21 anos foi preso neste sábado (17) suspeito de matar a mãe a facadas em Surubim, no Agreste de Pernambuco. A vítima tinha 52 anos.

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na noite da sexta-feira (16). “O autor do crime, um homem de 21 anos, teria esfaqueado a mãe após uma briga”, informou a polícia por meio de nota.

A mulher chegou a ser encaminhada para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil local.

Continuar Lendo

Pernambuco

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice-prefeito de Verdejante

Redação PortalPE10

Publicado

A Justiça Eleitoral de Pernambuco cassou os mandatos do prefeito e vice-prefeito do município de Verdejante, no Sertão de Pernambuco. O motivo da cassação, segundo a Justiça, é devido abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação social.

Por meio de nota, a Prefeitura de Verdejante informou que o prefeito Haroldo Tavares e o vice-prefeito Dorival Gondim, eleitos de forma democrática e legítima pela população, receberam a decisão da Justiça Eleitoral com surpresa, mas com tranquilidade na certeza que tudo será esclarecido. A nota diz ainda que, os políticos realizaram uma campanha limpa e transparente. Por isso, confia que, ao final, a justiça e a vontade popular irão prevalecer.

A Prefeitura reforçou que a decisão não afasta o prefeito e o vice-prefeito das atividades. Todos acreditam que a decisão será reformada pela corte eleitoral uma vez que não existe provas de abuso de poder, o assunto será tratado unicamente na esfera judicial.

Continuar Lendo

Cotidiano

Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador na tomada em Pernambuco

Caso está sendo investigado pela polícia.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto ilustrativa de bebê – (Foto: Pexels)

Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado nessa quinta-feira (15) após morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.

Caso está sendo investigado

De acordo com a Delegacia de Araçoiaba, a criança estava com a mãe em casa quando sofreu o choque. O caso está sendo investigado pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. As informações são do NE10.

O corpo do bebê foi encaminhado para ser periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O pai do menino foi ao local para reconhecer o corpo.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.