Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Levantamento mostra que Pernambuco tem a 3º pior taxa de homicídios do Brasil em 2017

Fisioterapeuta Mirella Sena foi uma das vítimas de violência no ano passado.

Avatar

Publicado

Pernambuco teve 5.427 assassinatos em 2017 (Foto: Katherine Coutinho/G1)

Com 57,3 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) a cada 100 mil habitantes, Pernambuco registrou a terceira pior taxa de homicídios, em 2017. Nos 12 meses do ano, o estado contabilizou 5.427 assassinatos, marca mais expressiva desde 2004, ano inicial da divulgação das estatísticas desse tipo de crime pela Secretaria de Defesa Social (SDS). O estado perde apenas para o Rio Grande do Norte, cujo índice chegou a 64, e para o Acre, que atingiu 63,9 casos.

O número de homicídios registrado em Pernambuco é 21,1% maior do que os 4.479 assassinatos contabilizados em 2016. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes, seguindo a tendência de aumento na violência no estado, também saltou. Em 2016, o índice era de 47,3 casos.

Os números fazem parte do levantamento feito pelo Portal G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. O dado, inédito, contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais (CVLI).

Do total de assassinatos contabilizados no ano passado, 5.142 foram registrados como homicídio doloso, outros 248 como latrocínio (roubo seguido de morte) e 37 como lesão corporal seguida de morte. Em janeiro deste ano, a SDS registrou 451 casos de CVLI, dos quais 440 foram classificados como homicídios dolosos e 11 como latrocínios. Neste período, não houve registro de vítimas de CVLI por lesão corporal.

Uma das tipificações dos assassinatos no estado é a de ‘feminicídio’, que é quando o CVLI ocorre por motivos relacionados ao gênero. De acordo com a SDS, foram registrados 240 casos de assassinatos de mulheres, em Pernambuco, durante o ano de 2017. Desses, 76 foram caracterizados como feminicídios.

 

Em 2016, foram 169 assassinatos no total, dos quais 111 tiveram como agravante o crime de gênero. Em 2015, Pernambuco ainda não tipificava os feminicídios e, por isso, não houve registros do crime, apesar de 245 mulheres terem morrido violentamente no estado naquele ano.


Suley e Wilson Cordeiro, pais de Mirella, afirmam perdoar assassino da filha (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Ex-boxeadora brasileira é presa acusada de espancar o marido até a morte

A vítima tinha 61 anos e estava casado com Viviane Obenauf desde 25 de janeiro deste ano. Ela deve ficar detida por pelo menos três meses.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

Ex-postulante ao título mundial de boxe da categoria super-pena, a brasileira Viviane Obenauf foi presa na Suíça. Aos 34 anos, ela é acusada de espancar o próprio marido, Thomas F., de 61 anos, até a morte.

Viviane aposentou do boxe no ano passado e se casou com Thomas em janeiro de 2020. De acordo com o jornal Daily Satar, o primeiro a levantar informações sobre o caso, a brasileira está sob custódia da investigação e deverá ficar detida por pelo menos três meses.

A polícia local afirmou que o crime teria ocorrido na residência que o casal dividia. A vítima morreu em razão dos ferimentos graves provocados por “agressão violenta sustentada”.

Os investigadores, segundo o site, também visitaram uma academia de propriedade de Viviane em busca de provas. Ela abriu o espaço depois de trabalhar em redes hoteleiras do país. O marido de Viviane era um fabricante de cervejas.

Luto no Facebook

Em 26 de outubro, Viviane colocou uma imagem preta em seu perfil do Facebook. Mesmo sem legenda, vários amigos e familiares desejaram força a ela e à família. Muitas mensagens em alemão também expressavam sentimentos pela perda, embora não estivesse explicitada a morte.

Viviane tinha 20 lutas em seu cartel, com 14 vitórias (sete por nocaute) e apenas 6 derrotas.

*Com informações Metrópoles

Continuar Lendo

Cotidiano

Ana Maria Braga se confunde e diz que Campos do Jordão é eleito no Recife

A apresentadora confundiu também a sigla partidária de João Campos.

PortalPE10 com informações UOL

Publicado

(Foto: Reprodução)

Ana Maria Braga voltou a virar meme nas redes sociais durante a edição desta segunda (30/11) do programa “Mais Você”. A apresentadora se confundiu ao mostrar imagens do Recife, capital de Pernambuco. Ao falar que estava calor na cidade, Ana emendou a informação sobre o resultado das urnas de ontem.

João Campos (PSB) venceu a prima Marília Arraes (PT) com 56,27% dos votos. Só que Ana se atrapalhou.

“Campos do Jordão, o PSDB foi eleito o novo prefeito da capital… Ah, está fazendo calor em Campos do Jordão, não é isso?”, disse ela para a produção.

Campos do Jordão é uma cidade de São Paulo, cuja temperaturas geralmente são frias. E o PSDB não disputou o segundo turno no Recife.

Enquanto as imagens continuavam mostrando a cidade do Recife, Ana se corrigiu.

“Foi eleito o novo prefeito da capital pernambucana. João Campos que ele chama, é isso? Pronto, acertei tudo agora”, comemorou ela, já chamando o intervalo.

Continuar Lendo

Cotidiano

Falsa grávida é presa com drogas escondidas em melancia presa na barriga

Para não levantar suspeitas, ela havia amarrado fruta ao corpo e escondido os entorpecentes dentro.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Falsa grávida é presa com drogas escondidas em melancia presa na barriga em Guaratinguetá. (Foto: PM/Divulgação)

Uma mulher de 38 anos foi presa com 2 kg de pasta base de cocaína escondidos em uma barriga falsa em Guaratinguetá (SP). Segundo a polícia, a mulher usou uma melancia para forjar a barriga de grávida e escondia os entorpecentes dentro da fruta. O flagrante foi neste domingo (29).

Segundo a PM, a mulher estava em um ônibus de turismo que seguia para o Rio de Janeiro quando passageiros suspeitaram e chamaram a polícia.

Durante a abordagem, a polícia percebeu que ela estava com uma barriga falsa e encontrou a droga.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.