Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Mais duas cidades em Pernambuco impõem restrições para comércio e igrejas e suspendem aulas por causa da Covid

Decretos foram publicados nesta segunda (22), pelas prefeitura da cidades, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em Buenos Aires, na mesma região, administração municipal limitou horário de lojas.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Prefeitura de Carpina, na Mata Norte de Pernambuco — (Foto: Reprodução/Google Street View)

Duas cidades da Zona da Mata Norte de Pernambuco publicaram decretos, nesta segunda (22), para controlar a circulação de pessoas e evitar a disseminação do novo coronavírus. As prefeituras de Carpina e Tracunhaém proibiram aulas nas escolas, restringiram o funcionamento de bares e restaurantes e limitaram o número de fiéis em igrejas.

A publicação dos decretos nos municípios ocorreu no dia em que Nazaré da Mata, na mesma região, suspendeu as aulas nas redes pública estadual e privada, por 45 dias. Na quarta (17), a prefeitura editou um decreto com restrições para o comércio e templos religiosos. As informações são do G1.

De acordo com a prefeitura de Carpina, as aulas nas redes municipal e privada foram suspensas desde esta segunda e não deverão ser retomadas nos próximos 90 dias. As atividades esportivas em quadras, ginásios e campos de futebol também foram vetadas.

O decreto 008/21 determinou que os bares, restaurantes e lanchonetes devem fechar às 20h, nos dias de semana. Aos sábados, domingos e feriados, a abertura é autorizada até 18h.

A norma publicada pela administração municipal atinge os serviços de entrega de alimentos. O “delivery” só pode funcionar até 22h. Quem descumprir as medidas, informou a prefeitura, terá a licença de funcionamento cassada e as atividades serão paralisadas.

O comércio do Centro deve funcionar das 7h às 18h, nos dias de semana. Aos sábados, as lojas poderão abrir das 6h às 18h.

O decreto também altera os serviços nas feiras em áreas públicas. “Fica proibida a colocação de bancos às margens da PE-90”, disse a norma.

No Centro, a colocação dos bancos será autorizada a partir das 18h da quinta-feira (25). As atividades só podem seguir até as 17h de sábado. Fica proibida, ainda, a colocação de mercadorias sobre lonas no chão.

Ainda de acordo com a determinação, foram suspensas as festividades em homenagem a São José, padroeiro da cidade. A festa ocorreria entre os dias 10 e 19 de março de 2021. Também foram vetadas as festas e solenidades em casas especializadas na cidade.

O uso de máscaras se tornou obrigatório, conforme o decreto. Nas igrejas, as atividades estão autorizadas, desde que cumpridas as seguintes regras: limite de público de 30% da capacidade, oferta de álcool em gel ou líquido a 70%, além de distanciamento mínimo de 1,5 metro.

Em Carpina, cidade distante 55 quilômetros do Recife e com 85 mil habitantes, foram confirmados, desde março de 2020, 1.483 casos do novo coronavírus.

No mesmo período, houve 72 mortes, segundo o Instituto para redução de Riscos e desastres de Pernambuco (IRRD).

Tracunhaém

Em Tracunhaém, o decreto 11/2021 determinou a suspensão das aulas nas redes públicas municipal e privada. A prefeitura também proibiu atividades esportivas em áreas públicas.

Os bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar com a metade da capacidade. Mesmo assim, precisam cumprir o distanciamento de 1,5 metro.

Esses estabelecimentos que comercializam alimentos só poderão funcionar até as 19h, assim como os serviços de “delivery”.

Os templos religiosos devem limitar o número de fiéis a 30% da capacidade. Essa quantidade não pode ser maior do que 300 pessoas.

Na cidade, que tem cerca de 15 mil habitantes, a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão autorizadas a fazer a fiscalização e levar para a delegacia quem descumprir o decreto.

Igreja católica no Centro de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco — (Foto: Reprodução/Google Street View)

Distante 48 quilômetros do Recife, a cidade totalizou, até esta segunda (22), 85 casos do novo coronavírus e 21 mortes, segundo a prefeitura.

De acordo com a secretária de Saúde de Tracunhaém, Edylaine Soares, o decreto foi elaborado a partir do aumento do número de casos de Covid-19. “Nos últimos dez dias, tivemos 26 novas confirmações”, afirmou.

Segundo ela, foi necessário adotar as medidas em Tracunhaém por causa da ligação com Nazaré da Mata e Carpina, duas cidades que também editaram normas com limites de circulação de pessoas.

“Tivemos janeiro com as aglomerações e festa de fim de ano. As pessoas ficaram sem respeitar as regras. Por isso, estamos com esses casos desse jeito numa cidade que tem poucos habitantes”, afirmou.

Buenos Aires

Com 13 mil habitantes, Buenos Aires, na mesma região, a prefeitura editou um decreto para limitar o horário de bares e restaurantes. Os estabelecimentos podem funcionar até as 20h.

As igrejas devem limitar o público a 30% da capacidade. Na feira, o espaço entre os bancos deve ser de dois metros, segundo a prefeitura.

“Amanhã [dia 23], vamos discutir com a procuradoria municipal a possibilidade de também suspender as aulas nas redes pública e privada”, afirmou o prefeito, Fabinho Queiroz (PSD).

Ainda segundo o prefeito, desde o início da pandemia, Buenos Aires registrou 12 mortes. De acordo com o IRRD, foram confirmados, até agora, 86 casos da Covis-19 na cidade.

Covid-19 em Pernambuco

Secretario André Longo. – (Foto: Sérgio Bernardo/SEI)

Com a confirmação de mais 689 casos e de 14 óbitos por Covid-19 nesta segunda-feira (22), Pernambuco passou a totalizar 291.189 pacientes confirmados e 10.863 pessoas que faleceram após a infecção pelo novo coronavírus. A contabilização teve início em março de 2020.

Pernambuco

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice-prefeito de Verdejante

Redação PortalPE10

Publicado

A Justiça Eleitoral de Pernambuco cassou os mandatos do prefeito e vice-prefeito do município de Verdejante, no Sertão de Pernambuco. O motivo da cassação, segundo a Justiça, é devido abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação social.

Por meio de nota, a Prefeitura de Verdejante informou que o prefeito Haroldo Tavares e o vice-prefeito Dorival Gondim, eleitos de forma democrática e legítima pela população, receberam a decisão da Justiça Eleitoral com surpresa, mas com tranquilidade na certeza que tudo será esclarecido. A nota diz ainda que, os políticos realizaram uma campanha limpa e transparente. Por isso, confia que, ao final, a justiça e a vontade popular irão prevalecer.

A Prefeitura reforçou que a decisão não afasta o prefeito e o vice-prefeito das atividades. Todos acreditam que a decisão será reformada pela corte eleitoral uma vez que não existe provas de abuso de poder, o assunto será tratado unicamente na esfera judicial.

Continuar Lendo

Cotidiano

Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador na tomada em Pernambuco

Caso está sendo investigado pela polícia.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto ilustrativa de bebê – (Foto: Pexels)

Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado nessa quinta-feira (15) após morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.

Caso está sendo investigado

De acordo com a Delegacia de Araçoiaba, a criança estava com a mãe em casa quando sofreu o choque. O caso está sendo investigado pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. As informações são do NE10.

O corpo do bebê foi encaminhado para ser periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O pai do menino foi ao local para reconhecer o corpo.

Continuar Lendo

Pernambuco

Padrasto mata enteada de 12 anos e se suicida em carro em PE, diz polícia

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Dois corpos foram encontrados na manhã desta sexta-feira (16) dentro de um carro às margens da PE-177 em Angelim, no Agreste de Pernambuco. A delegada Priscilla de Lima esteve no local e informou ao G1 que as vítimas eram padrasto e enteada.

“Falei com a família e todos estão surpresos. O padrasto matou a enteada e se matou logo em seguida”, disse a delegada. A motivação do crime ainda é desconhecida.

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Genivaldo Ferreira dos Santos, de 34 anos, e Juliana Rosângela da Silva, de 12. O caso será investigado.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.