Empregos
Médicos travestis e transexuais vão poder usar nome social em São Paulo
Cremesp quer aprovar resolução até setembro; OAB já adotou medida

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) deve aprovar até o próximo mês uma resolução que permitirá a médicos travestis e transexuais do estado usarem o nome social no exercício da profissão. O nome social é a forma pela qual travestis e transexuais escolhem ser chamados e é diferente do nome de registro em cartórios.
“Se o médico é reconhecido na sua plenitude de identidade e pessoa, ele será um melhor médico. E quem se beneficia é o paciente. Quero que isso saia no máximo até o fim de setembro. Mas acho que pode ser antes”, comenta Márcio Gomes de Aranha Lima, presidente da instituição.
Lima revela que a resolução será levada em breve para votação dos 42 conselheiros. Ele acredita que seja improvável que algum dos membros se coloque contra a aprovação. “Dependo só de um parecer do departamento jurídico para implementar. A iniciativa da presidência já conta bem a favor. Ninguém hoje se oporia a isso (…) O Conselho não pode agir com preconceito”, diz.
O direito já é assegurado por lei em órgãos do serviço público federal, como ministérios, universidades federais e empresas estatais. O Cremesp segue uma medida já adotada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que permitiu a advogados transexuais e travestis ter o nome social em seu registro profissional.
Segundo o presidente, a resolução é uma das medidas de “humanização” da medicina que sua gestão, iniciada em abril deste ano, pretende seguir. Ele espera que ela incentive profissionais a solicitar o uso do nome social. “Com a resolução isso se torna uma rotina e podemos encorajar os médicos a fazerem esse pedido. É um ciclo virtuosos que podemos inaugurar”, acredita.
Empregos
Secretaria de Educação de Água Preta abre seleção com 198 vagas
Mais um edital de seleção simplificada foi publicado nesta sexta-feira (5). Desta vez, a seleção foi aberta pela Prefeitura de Água Preta, na Zona da Mata pernambucana. Os objetivos são contratação temporária e formação de cadastro reserva.
São 198 vagas no total, com salários que podem chegar a R$ 1,6 mil. Há vagas para cargos como merendeiro, professor, motorista de transporte escolar, intérprete de libras, profissional habilitado para braile, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo e nutricionista.
Os interessados podem ser inscrever presencialmente, pelos Correios ou pela internet. Se optar pela inscrição presencial, o candidato deve entregar ficha de inscrição preenchida, com cópias dos documentos comprobatórios exigidos em envelope lacrado no Colégio Municipal Padre Francisco Geraedts, localizada na Eudócia, de 8h às 13h.
Pelos Correios, o candidato deve enviar os documentos com aviso de recebimento para Praça dos Três Poderes, 3182, Centro, Água Preta/PE, CEP: 55.550-000. Pela internet, o endereço é https://forms.gle/BFRqpE4b6pemNTs97.
As inscrições começam no dia 8 de março e vão até 15 de março de 2021. Os candidatos inscritos na vigência do edital 02/2021 estão automaticamente considerados inscritos, e serão reaproveitadas suas inscrições e documentações.
O processo seletivo será composto por análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório.
Resultados
O resultado preliminar deve sair em 17 de março de 2021 e o resultado final deve sair no dia 2 de abril, no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco.
Empregos
Confira as vagas de emprego disponíveis para esta sexta-feira (26) na Agência do Trabalho, em Palmares
Há vagas para vendedor pracista, operador de empilhadeira, pedreiro, garçom, entre outros.
Profissionais que estão em busca de uma oportunidade de emprego têm 253 vagas disponíveis através da Agência do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), em 15 municípios do estado, nesta sexta-feira (26).
Entre as oportunidades, há 12 vagas para pedreiro e outras 15 para servente de obras em Vitória de Santo Antão. Também há chance de contratação para quem quer trabalhar como auxiliar de limpeza, vendedor pracista, garçom, motorista, eletricista, entre outros (confira lista completa mais abaixo).
Há vagas no Recife (38), Arcoverde (2), Belo Jardim (14), Bezerros (6), Cabo de Santo Agostinho (9), Camaragibe (25), Caruaru (57), Garanhuns (7), Ipojuca (12), Palmares (10), Petrolina (11), Salgueiro (6), Santa Cruz do Capibaribe (9), Serra Talhada (11) e Vitória de Santo Antão (36).
Os interessados devem procurar uma das Agências do Trabalho do estado. O atendimento ocorre preferencialmente com agendamento, feito pelo site da secretaria ou pelo Portal Cidadão.
Confira as vagas disponíveis
- Arcoverde
Empregado Doméstico nos Serviços Gerais – 1
Farmacêutico – 1
- Belo Jardim
Auxiliar de limpeza – 5
- Bezerros
Auxiliar Administrativo – 1
Auxiliar de Contabilidade – 1
Eletricista de Instalações Industriais – 1
Mecânico de Equipamentos Industriais – 1
Mecânico de Manutenção de Teares – 1
Vendedor Pracista – 1
- Cabo de Santo Agostinho
Açougueiro – 1
Alinhador de Pneus – 1
Operador de Extrusora de Borracha de Plástico – 5
Padeiro – 1
Pasteleiro – 1
- Camaragibe
Encanador – 10
Operador de pavimentação (asfalto, concreto e materiais similares) – 5
Pedreiro – 10
- Caruaru
Ajudante de carga e descarga de mercadoria – 5
Assistente Administrativo – 1
Auxiliar administrativo – 2
Carpinteiro auxiliar – 1
Cobrador Pracista – 1
Copeiro de hospital – 1
Eletricista – 1
Encanador – 1
Encanador industrial – 1
Fiscal de Obras – 1
Impressor de Máquina Ofsete – 1
Mecânico de Manutenção de Automóveis – 2
Motorista de Caminhão – 1
Operador de Betoneira – 1
Operador de Empilhadeira – 1
Operador de Tratores Diversos – 1
Padeiro – 1
Pedreiro – 10
Serralheiro de alumínio – 1
Servente de Obras – 3
Servente de Obras – 1
Soldador – 1
Supervisor administrativo – 2
Técnico de Imoblização ortopédica – 1
Técnico de manutenção industrial – 5
Vendedor interno – 2
Vendedor porta a porta – 3
Vendedor pracista – 2
Vidraceiro – 1
- Garanhuns
Tosador de animais domésticos – 1
- Ipojuca
Atendente de lanchonete – 1
Auxiliar de cozinha – 1
Auxiliar de lavanderia – 2
Empregado Doméstico nos Serviços Gerais – 1
Gerente de loja de supermaercados – 1
Palmares
Assistente Administrativo – 1
Atendente de Telemarketing – 1
Atendente de Telemarketing – 1
Auxiliar administrativo – 1
Comprador- 1
Gerente Comercial – 1
Professor de inglês – 1
Recepcionista atendente – 2
Vendedor pracista – 1
- Petrolina
Analista de logística – 1
Assistente de vendas – 1
Auxiliar Administrativo – 1
Auxiliar financeiro – 1
Chapeiro – 1
Chefe de serviço de limpeza – 1
Cozinhador de alimentos – 1
Cozinheiro de Restaurante – 1
Gerente de produção – 1
Serralheiro – 1
Vendedor de Serviços – 1
- Recife
Açougueiro – 1
Açougueiro – 2
Alinhador de Pneus – 2
Analista Fiscal(economista) – 1
Auxiliar de Pintor de automóveis – 1
Auxiliar Mecânico de Refrigeração – 2
Auxiliar Técnico de Refrigeração -1
Balconista de Açougue – 1
Bolacheiro – 1
Churrasqueiro – 1
Controlador de pragas – 1
Costureira de máquina reta – 1
Estofador de Móveis – 2
Impressor flexográfico – 2
Instalador de Alarme – 1
Mecânico de Máquinas Pesadas (Manutenção) – 2
Mecânico de Refrigeração – 3
Operador de Telemarketing Ativo (Estágio) – 1
Padeiro – 1
Pedreiro – 1
Pasteleiro – 1
Serralheiro – 1
Serralheiro- 1
Supervisor de recepção de hotel – 2
Técnico de refrigeração (instalação) – 1
Técnico de Suporte ao Usuário De Tecnologia da Informação – 1
- Salgueiro
Técnico em Segurança do Trabalho – 1
Vendedor Pracista – 1
Vendedor Pracista – 2
Vendedor Pracista – 2
- Santa Cruz do Capibaribe
Agente de microcrédito – 1
Auxiliar de Confecção – 1
Costureiro, à Máquina na Confecção em Série – 2
Mecânico de motocicletas – 1
Operador de Empilhadeira – 1
Promotor de Vendas – 1
Vendedor Interno – 1
- Serra Talhada
Carregador (Armazém) – 1
Chapista de Lanchonete – 3
Garçom – 2
Motorista Carreteiro – 2
Motorista Entregador – 1
Vendedor Interno – 2
- Vitória de Santo Antão
Almoxarife – 1
Eletricista – 4
Pedreiro – 12
Representante Comercial Autônomo – 1
Servente de Obras – 15
Supervisor de vendas comercial – 1
Técnico em Segurança do Trabalho – 1
Brasil
Concurso Depen: provas estão adiadas e certame suspenso
Novo cronograma será divulgado oportunamente, diz anúncio.
Agora é oficial! As provas do concurso Depen foram adiamentos e o concurso está suspenso. Comunicado foi divulgado no portal do concurso público da banca organizadora Cebraspe.
Segundo justificativa do comunicado, motivo foi por razão das medidas restritivas adotadas por alguns estados em decorrência da pandemia. Novo cronograma será divulgado oportunamente, diz anúncio.
Confira texto na íntegra:

(Foto: Reprodução)
Mais cedo, a equipe de jornalismo havia recebido a informação de que a banca organizadora pedia a reserva de salas em universidades em Brasília para o concurso Depen.
No entanto, adiamento das provas continuava em pauta, especialmente após locais de provas previstos para serem divulgados ainda não foram publicados.
Conforme o comunicado divulgado pela banca organizadora do certame (aqui), candidatos do concurso Depen poderiam realizar a consulta individual ao local de realização da prova objetiva a partir desta terça-feira (23/2), mas até o momento a consulta estava indisponível.
A possibilidade de adiamento/suspensão do certame foi levantada na última segunda-feira (22/2), após a equipe de jornalismo do Direção Concursos receber com exclusividade a informação de que a realização do certame ainda estava sendo avaliada.
*Com informações Direção Concursos.
-
Empregosem 05/03/2021 15:01
Secretaria de Educação de Água Preta abre seleção com 198 vagas
-
Mata Sulem 05/03/2021 16:18
Recém-nascida de oito dias escapa ilesa de colisão entre carro e caminhão na BR-101
-
Mata Sulem 05/03/2021 09:42
Prefeito faz apelo após alta de casos de Covid-19, em Palmares: “Estamos em um momento muito crítico”
-
Brasilem 05/03/2021 09:49
Assessor de Leonardo morre após tiro em fazenda do cantor
-
Mata Sulem 05/03/2021 16:16
Com investimento de R$ 70 milhões, metalúrgica em Ribeirão deve gerar mais de 160 empregos na fase inicial
-
Mata Sulem 06/03/2021 12:53
Palmares tem manhã de sábado, com parte do comércio fechado por causa da pandemia pela Covid-19
-
Mata Sulem 05/03/2021 17:10
Durante assalto R$ 11 mil são levados de deposito de gás, em Ribeirão
-
Mata Sulem 05/03/2021 16:06
Suspeitos são detidos após roubo de caminhão na BR-101 em Xexéu