Cotidiano
Menopausa precoce pode elevar risco de insuficiência cardíaca, diz estudo
Mulheres que pararam de menstruar entre 40 e 45 anos tiveram 40% mais complicações cardíacas do que as de 50 a 54 anos

Mulheres que entram na menopausa precocemente — isto é, entre os 40 e 45 anos — têm mais riscos de sofrer insuficiência cardíaca e doenças do coração. O tabagismo, no presente ou no passado, eleva esse risco ainda mais. Essa é a constatação de um estudo do Instituto Karolinska, na Suécia, publicado nesta quarta-feira no periódico Menopause.
A pesquisa avaliou dados de 22.000 mulheres e é a primeira a relacionar insuficiência cardíaca, que é a deficiência do coração em bombear o sangue adequadamente, e menopausa precoce. Os estudiosos concluíram que mulheres que entraram na menopausa antecipadamente tiveram uma taxa de insuficiência cardíaca 40% maior do que as pararam de menstruar na idade mais usual — 50 a 54 anos.
A incidência de insuficiência cardíaca foi mais elevada entre tabagistas — tanto entre aquelas que fumam quanto entre as que fumaram no passado. Mulheres fumantes, como é comprovado, entram na menopausa em média um ano antes que as não-fumantes.
“A menopausa é sempre um bom momento de começar a tentar diminuir os riscos de doenças cardíacas. Isso pode ser feito com uma boa dieta, prática de exercícios, perda de peso e fim do tabagismo”, diz Margery Gass, diretora executiva da Sociedade Norte Americana de Menopausa. “O estudo encoraja outras pesquisas a tentarem descobrir a fundo como que a menopausa está ligada à insuficiência cardíaca.”
Cotidiano
Regina Duarte faz críticas à vacina contra a covid-19: “que diabos esta vacina está realmente fazendo?”
A atriz e ex-secretária da Cultura do governo Bolsonaro, Regina Duarte, usou as redes sociais para criticar a vacina contra a covid-19, questionando sua utilidade.
“Isso não elimina a necessidade de proibições de viagens. Não elimina a necessidade de fechar negócios. Não elimina a necessidade de fechamentos em geral. Não elimina a necessidade de uso de máscaras. Então… que diabos esta vacina está realmente fazendo?”, escreveu a atriz em uma publicação no Instagram.
A atriz recebeu apoio de muitos seguidores, que chegaram a dizer que o vírus é invenção da China e que não se vacinarão.
Cotidiano
Profissionais do Hospital Regional de Palmares recebem primeira dose da vacina contra Covid-19
Unidade de Saúde é a maior da região e recebe pessoas de todo o estado.
Os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à covid-19 no Hospital Regional de Palmares (HRP) começaram a receber na tarde desta quinta-feira (21) as primeiras doses da Coronavac, vacina com uso emergencial aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a primeira a receber a dose do imunizante foi a enfermeira Elidiane Luiza, que falou sobre o sentimento de estar vivenciando esse momento.(veja o vídeo acima)
Nesta etapa que envolve a primeira dose da Coronavac, profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes operacionais, entre outros, receberam a vacina.
André Akel diretor médico do Hospital Regional de Palmares foi o responsável por aplicar as primeiras doses da vacina, ele falou do sentimento de gratidão e destacou também quais os profissionais que iram tomar a vacina nesse primeiro momento. Ele também destacou o trabalho do Hospital Regional frente ao combate ao novo coronavírus
Ao todo serão 90 profissionais da unidade que vão receber a primeira e segunda dose da vacina.
Cotidiano
Catende inicia vacinação contra Covid-19 em profissionais da saúde e idosos
Primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 59 anos que trabalha na área há 29 anos. Cidade recebeu 504 doses da vacina.
A Prefeitura de Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, começou a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21). A cidade foi uma das últimas da região a fazer a imunização contra o novo coronavírus.
A primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 59 anos que trabalha na área há 29 anos Zuleide Soares da Silva recebeu a primeira dose da Coronavac. A técnica de enfermagem Fabiane Maria Monteiro de Carvalho, 41 anos, também recebeu a primeira dose da vacina e a primeira moradora do abrigo Santo Antônio a ser vacinada foi Dona Rita de 104 anos.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município de Catende recebeu cerca de 504 doses da vacina, ao qual serão imunizados os profissionais da saúde, que atuam no Hospital Municipal e os idosos institucionalizados do abrigo Santo Antônio.
Ate esta quinta-feira (21) de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Catende, a cidade tem 659 casos confirmados, desses 616 não apresentam mais sintomas da doença e são considerados recuperados do vírus e o total de óbitos em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus é de 41.
-
Brasilem 21/01/2021 10:58
Mulher recebe comanda que a identifica como ‘moça do peitão’ em bar
-
Cotidianoem 21/01/2021 14:02
Corpo de homem com perfuração de bala é encontrado em Água Preta
-
Mata Sulem 21/01/2021 18:46
Delegado dá detalhes sobre a operação que prendeu suspeitos de tráfico de drogas em Palmares e Xexéu
-
Cotidianoem 21/01/2021 11:14
Após se recuperar da Covid, cantor gospel Flávio Camargo morre de pneumonia
-
Cotidianoem 21/01/2021 10:12
Depen retoma provas de concurso público para 309 vagas
-
Brasilem 21/01/2021 11:23
Médico escolhido para ser primeiro vacinado contra Covid-19 morre horas antes de ser imunizado
-
Pernambucoem 21/01/2021 14:33
Mãe e filho são atingidos por carreta enquanto tentavam atravessar BR-101;menino de 6 anos morreu
-
Cotidianoem 21/01/2021 10:48
Incêndio atinge prédio que fabrica vacinas contra Covid-19 na Índia, mas produção não é afetada