Esportes
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A; clubes e estados decidirão
Presidentes pernambucanos acenaram como favoráveis à decisão; FPF diz ter protocolo, mas precisará da formalização de Náutico, Santa Cruz e Sport

Presidentes de Náutico, Santa Cruz e Sport devem se posicionar à FPF (Foto: Camila Pifano/Esp. DP//Rafael Melo/Santa Cruz//Paulo Paiva/DP)
Após três meses da volta das atividades nos jogos de futebol, o retorno do público aos estádios caminha para acontecer em breve. Segundo informou a Rádio Bandeirantes de São Paulo, após avaliar solicitação da CBF, o Ministério da Saúde acenou positivamente para a liberação de 30% da capacidade dos estádios no Campeonato Brasileiro da Série A.
Cenário que também pode viabilizar a abertura para as demais Série da Competição, B, C e D. Porém, o acerto será condicionado primeiramente às secretarias de saúde de cada unidade federativa, assim como ao aval dos próprios clubes, onde não há um consenso claro a princípio.
“A União legisla em termos federais. Ela diz que não há objeção, mas isso não quer dizer nada. É só uma autorização da parte dela. Cada estado tem que fazer o seu protocolo e obter a aprovação individualizada. Nem todos estão liberados. Ninguem está. Ela apenas sinaliza que, da parte dela, não vai entrar com medida contrária à liberação”, destacou Evandro Carvalho, ao Diario.
O mandatário da FPF vai além e destrincha os próximos passos que precisam ser adotados para a liberação parcial da torcida nos estádios.
“Primeiro tem que ter a concordância dos clubes. Eles têm que definir o que lhes interessa, e depois têm que ir em cada federação, em cada governo, e fazer um protocolo para encontrar uma solução que o governo autorize. É uma decisão dos clubes. Se eles quiserem, vão pedir”, apontou o presidente.
Ainda segundo Evandro, já existe um modelo a ser apresentado à Secretaria de Saúde de Pernambuco. “Já temos tudo, mas não tivemos nenhuma reunião nesse sentido. Porque a CBF ainda não tinha essa confirmação.”
Com isso, nos próximos dias a CBF deve convocar os clubes para deliberar a respeito do formato da liberação. “Tem que reunir os conselhos técnicos das Séries A, B e C, para os clubes decidirem por maioria”, aponta, antes de ver a possibilidade de não ter público em todos os estados.
“Não necessariamente. Depende da votação, e depende principalmente do estado. Tem estado que não pode, por exemplo, Santa Catarina. A palavra final é do governo do estado. Se eles quiserem, se inicia um processo entre os clubes para ver o que faz.”
Cenário pernambucano
Até a última segunda-feira (21), Pernambuco somava 141.777 casos e 8.025 óbitos registrados de covid-19. Números que apontam o cenário local com estabilidade em relação à média móvel, com queda de 7% comparando aos dados da última quinzena.
Apesar de Náutico, Santa Cruz e Sport se posicionarem favoráveis à liberação do público ao Superesportes no último final de semana, segundo Evandro respectivos presidentes, Edno Melo, Constantino Júnior e Milton Bivar, ainda não sinalizaram o desejo à FPF.
“Só quem falou isso até aqui foram alguns clubes da série. (Náutico, Santa Cruz e Sport) não encaminharam isso para a federação”, afirma Evandro. As informações são do site Superesportes
Brasil
Jogadores e presidente do Palmas-TO morrem após queda de avião
Um avião particular caiu momentos após decolar de uma pista de pouso no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional no Tocantis. A aeronave tinha acabado de decolar e acabou atingindo o solo em um matagal logo após a cabeceira da pista.
A assessoria do Palmas Futebol e Regatas informou que o presidente do time, Lucas Meira e quatro jogadores estavam na aeronave. Os atletas são Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari. Há ainda o piloto, identificado apenas como ‘Comandante Wagner’. Não houve sobreviventes.
A equipe enfrentaria o Vila Nova pela Copa Verde em Goiânia. A partida estava programada para esta segunda-feira (25). O Vila Nova emitiu nota lamentando o acidente e informando que vai colaborar para o adiamento da partida.
Imagens feitas no local mostram que a aeronave ficou completamente destruída com o choque. Além do IML e dos Bombeiros, equipes da Polícia Militar estão no local prestando apoio.
Esportes
Neymar deixa marca dos pés na calçada da fama do Maracanã

O atacante Neymar passará a ter a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. Neste fim de semana, o jogador se reuniu com uma equipe do estádio para tirar os moldes que serão exibidos no local.
O jogador do PSG e da seleção brasileira foi recebido pelo secretário de esportes do Rio, Leandro Alves, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos posaram ao lado do atleta e do pai dele, Neymar da Silva Santos.
“Muito feliz e orgulhoso de poder fazer da história do futebol e me juntar ao lado de tantos craques que deixaram seus pés marcados no Maracanã”, escreveu Neymar no Instagram.
A calçada da fama do Maracanã reúne pegadas de mais de 100 personalidades do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Sócrates, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Ainda não há data para a inclusão da homenagem a Neymar no local.
O jogador do PSG passou as festas de fim de ano no Brasil e, logo após tirar os moldes dos pés, postou uma foto anunciando seu retorno à França. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando pra casa” escreveu o atleta.
Esportes
São Paulo anuncia volta de Muricy Ramalho como coordenador de futebol
Tricampeão brasileiro com o clube, Muricy volta ao Morumbi após 6 anos.
O São Paulo anunciou no sábado (2) o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O ex-técnico assumirá o cargo de coordenador de futebol.
A promessa havia sido feita em dezembro pelo então candidato à presidência Julio Casares, que assumiu nesta sexta-feira (1º) o comando do São Paulo no triênio 2021-2023. O treinador tricampeão brasileiro no Morumbi (2006-2008) deixou a Globo, em que era comentarista, no início do último mês.
Na nova função, Muricy deve acompanhar o trabalho cotidiano da comissão técnica, liderada por Fernando Diniz, e atuar em setores específicos, como os departamentos físico e médico.
Além disso, o ex-treinador deve ser responsável pela interface com outros dirigentes do clube e pela coordenação das categorias de base do São Paulo, facilitando o ingresso de jovens jogadores no CT da Barra Funda.
A última passagem de Muricy pelo clube foi de 2013 a 2015. Ele estava fora de times do futebol brasileiro desde maio de 2016, quando se afastou do comando técnico do Flamengo por problemas de saúde.
*Com informações FolhaPress.
-
Cotidianoem 26/01/2021 13:49
Paulo Câmara anuncia calendário de pagamento do 13º do Bolsa Família de Pernambuco
-
Mata Sulem 26/01/2021 11:20
Hospital Regional de Palmares tem 15 pacientes internados na Ala Covid, sendo 7 em leitos de UTI
-
Brasilem 26/01/2021 21:31
Brinquedo trava e deixa pessoas de cabeça para baixo a 18m de altura
-
Brasilem 26/01/2021 13:56
Governo Bolsonaro gastou mais de R$ 15 milhões com leite condensado em 2020
-
Pernambucoem 27/01/2021 19:19
Leilão online do Detran-PE terá 376 veículos com lance inicial a partir de R$ 100
-
Brasilem 26/01/2021 10:38
Governo Federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
-
Brasilem 27/01/2021 07:51
Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir desta quarta-feira
-
Brasilem 26/01/2021 10:17
Mesmo com vacina, máscaras e isolamento são essenciais