Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Ministro da Saúde e Governador inauguram Hospital Vitalino em Caruaru

Unidade hospitalar custou R$ 102 milhões e vai realizar, inicialmente, cerca de 1,4 mil atendimentos mensais

Avatar

Publicado

Hospital Mestre Vitalino, Caruaru, Pernabuco (Foto: Jael Soares/ G1)

Com apenas 30% da capacidade de funcionamento, será entregue, neste sábado (14), às 11h, à população de Caruaru, o Hospital Mestre Vitalino. Logo após a inauguração, irão funcionar a emergência e ambulatório de clínica médica. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o governador João Lyra, que entrega a primeira obra à frente da gestão estadual, participam da solenidade. A unidade vai funcionar às margens da BR-104, numa área de 47 mil metros quadrados. O investimento para a construção foi de R$ 102 milhões, com o foco no atendimento para média e alta complexidade. A expectativa é que, nos três primeiros meses, os dois serviços iniciais realizem uma média mensal de 1,4 mil atendimentos, respectivamente. AUTI de adultos (40 leitos), enfermaria de clínica médica (31 leitos), enfermaria pediátrica (22 leitos) e a UTI Pediátrica (dez leitos) também começam a funcionar nesta primeira etapa.

Os exames de patologia clínica, raio-x, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, tomografia, fisioterapia motora, anatomia patológica e ecocardiograma também estarão disponíveis aos usuários do SUS. A expectativa é que no 2º semestre desse ano, a unidade passe a contar com emergência pediátrica e ambulatório de pediatria, o que representa um acréscimo mensal de 500 e 150 atendimentos, respectivamente.

A Fundação Altino Ventura será responsável pela administração da unidade. A organização social (OS) foi selecionada por meio de edital. De acordo com o governador João Lyra, o modelo de gestão segue o que foi definido pelo governo Eduardo Campos. “Esse modelo, já aplicado com sucesso nos três hospitais metropolitanos, busca otimizar os serviços e fazer com que doentes graves não disputem espaço com pacientes com viroses, febres e com pequenos cortes. O hospital é um patrimônio público e a Fundação terá que prestar contas, trimestralmente, devendo atingir metas quantitativas e qualitativas em seus serviços oferecidos, conforme o contrato de gestão. O Mestre Vitalino será referência para quase dois milhões de pernambucanos moradores da região e ajudará a desafogar a grande demanda sobre o Hospital Regional do Agreste”, explicou o governador.

O funcionamento pleno da unidade está previsto para 2015, com a expectativa do hospital servir de referência para os casos de urgência e emergência, também, nas especialidades de cirurgia geral, neurologia clínica, cirurgia vascular, cardiologia, oncologia e urologia. Ao todo, serão 202 leitos de internação, além de 60 leitos de terapia intensiva, divididos na UTI pediátrica (10 leitos), UTI para adultos (40 lei tos) e UTI coronária (10 leitos), e 13 leitos na Sala de Recuperação Pós-Anestésica.

Com sua estrutura completa, o hospital realizará mensalmente 3.423 consultas, 3.593 atendimentos de emergências e 960 internações. Vale salientar que o ambulatório será destinado para os pacientes egressos, ou seja, aqueles internados ou acompanhados, após atendimentos e cirurgias no próprio hospital.

FINALIZADO– Quando estiver com sua estrutura completa, o hospital realizará, mensalmente, 3.423 consultas, 3.593 atendimentos de emergências e 960 internações. O ambulatório será destinado para os pacientes egressos, ou seja, aqueles internados ou acompanhados, após atendimentos e cirurgias no próprio hospital.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Suspeito de tentar matar jovem com 20 facadas em São José da Coroa Grande é preso pela Polícia Civil

Após os procedimentos de praxe, o imputado foi encaminhado ao Sistema Penitenciário, ficando à disposição da Justiça.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

(Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Na manhã de quarta-feira (27), por meio de ação conjunta entre as equipes da 82ª Delegacia de Polícia de São José da Coroa Grande e da 89ª Delegacia de Polícia de Caruaru, sob o comando dos Delegados, Marivon Gomes e Elson Gouveia, respectivamente, com assessoria da Diretoria de Inteligência – DINTEL, deram cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva expedido pela Comarca da Cidade de São José da Coroa Grande, relacionado ao crime de Tentativa de Homicídio, previsto no artigo 121, combinado com o artigo 14, inciso II do Código Penal, em desfavor do elemento, José Ailton da Silva.

O crime ocorreu no final da tarde do último sábado (23), na Travessa da Rua Antônio Alfredo de Moraes, via pública do Bairro Casamar, na cidade de São José da Coroa Grande, litoral sul de Pernambuco. Na ocasião, a vítima identificada como Amaro Braga da Silva Neto, após uma discussão foi atingida por aproximadamente 20 golpes de facão, ao longo do seu corpo e só não foi morto por circunstâncias alheias à vontade do agente. Após tomar conhecimento do fato, a equipe da 82ª Circunscrição Policial, encetou inúmeras diligências e através de um intenso trabalho investigativo, conseguiu o levantamento de imagens de câmera de segurança e, com apoio do Núcleo de Inteligência, conseguiu identificar o agressor. Em posse dessas informações, de forma célere, o Delegado que preside o Inquérito Policial, Dr. Marivon Gomes, representou pela Prisão Preventiva do autor que, que nessa quarta-feira, por volta das 10h:30min, foi preso por Policiais Civis no Centro de Caruaru, ao sair de um escritório de advocacia.

Vale destacar que a Polícia Civil desde o dia do fato trabalhou diuturnamente com fito de promover uma resposta rápida e efetiva à criminalidade que casos como esse requer, demonstrando com essa ação que o Estado trabalha com bastante afinco para combater todos os crimes, sobretudo aqueles crimes violentos, afim de restabelecer a paz social e segurança na comunidade.

Após os procedimentos de praxe, o imputado foi encaminhado ao Sistema Penitenciário, ficando à disposição da Justiça.

Continuar Lendo

Cotidiano

Rede Globo cogita Ivete Sangalo para substituir Fausto Silva

Apresentador vai deixar a emissora até o final deste ano.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

Após o anúncio da saída de Fausto Silva da Rede Globo, de pois de 32 anos no ar, muitos nomes começaram a ser cotados para substituir o apresentador. De todos os nomes cogitados, o favorito seria o da cantora Ivete Sangalo. As informações são do colunista Fefito, do UOL.

A baiana já possui experiência no comando de atrações televisivas, como o programa Estação Globo. Ivete também foi jurada do The Voice Brasil.

Os outros nomes cogitados pela direção global são Xuxa Meneghel, Eliana e Marcos Mion. Nenhuma decisão foi tomada por enquanto porque a grade de programas da emissora para 2022 ainda não foi fechada.

Uma outra hipótese é que atrações jornalísticas e esportivas ganhem mais espaço aos domingos, tendo outros nomes para assumir a programação dominical.

Continuar Lendo

Brasil

Brasil está entre os 20 países que mais vacinaram contra a Covid

País já vacinou mais de 700 mil pessoas.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Aluísio Moreira/SEI)

Apesar da pandemia de Covid-19 forte, o Brasil segue avançando no combate à doença. E até esta terça-feira (26), o país já vacinou mais de 800 mil pessoas contra a doença, o que coloca o Brasil entre os 20 países do mundo que mais imunizaram sua população.

De acordo com dados divulgados pela Universidade de Oxford, o Brasil se encontra em 16º lugar na lista.

Até o momento, o Brasil já vacinou cerca de 0,33% da população. A vacinação no país começou no dia 18.

*Com informações Pleno.News

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.