Cotidiano
Ministro sugere uso de máscara de pano
O ministro pediu que a população faça a própria máscara e pare de buscar esse tipo de produto.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, traçou um cenário de extrema dificuldade para aquisição de insumos básicos de proteção contra o novo coronavírus e recomendou à população que pare de comprar máscaras descartáveis e faça a própria peça de proteção, com pano e elástico. Mandetta também reforçou também o valor do isolamento social, medida criticada pelo presidente Jair Bolsonaro.
A escassez dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que incluem máscaras, luvas e álcool em gel, por exemplo, além da falta de sopradores mecânicos, levou a crise do desabastecimento para dentro dos hospitais de todo o País. “Hoje, nós estamos muito preocupados com a regularização de estoque desses equipamentos”, disse Mandetta, em coletiva ontem com outros ministros.
“Se nós não fizermos retenção de dinâmica social, se nós sairmos, nos aglomerarmos, se fizermos movimentos bruscos e relaxarmos nesse grau de contágio, sim, você pode ficar com uma série de problemas em equipamentos de proteção individual, porque nós não estamos conseguindo adquirir de forma regular o nosso estoque.”
O ministro pediu que a população faça a própria máscara e pare de buscar esse tipo de produto. “Quem fez estocagem domiciliar (de máscaras)… é na unidade de saúde que tem de ter. Acho que máscaras de pano para os comunitários (população) funcionam muito bem como barreira. Não é caro de fazer, faz você mesmo e lava com água sanitária”, disse o ministro. “Tenha quatro ou cinco máscaras dessas, lave com água sanitária. Agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta agora ficar lamentando que a China não está produzindo. Nós vamos ter de criar as nossas armas e serão aquelas que nós tivermos.”
Cotidiano
Motorista fica preso às ferragens após acidente entre carro e caminhão, em Água Preta
Trecho chegou a ficar com uma das faixas interditadas.
Um acidente entre um veículo de passeio e um caminhão deixou uma pessoa ferida nesta quarta-feira (14), em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco.
Um caminhão carregado com madeira colidiu de frente com um veículo modelo Fiat que vinha sentido contrario. O acidente aconteceu próximo a uma curva, na PE-096.
Um motorista do carro chegou a ficar preso às ferragens, mas foi resgatado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para uma unidade de saúde próxima. O motorista do caminhão não se feriu. Uma das pistas foi interditada para atendimento da ocorrência.
*Mais informações em instantes

(Foto: Reprodução)
Cotidiano
Pernambuco anuncia ampliação da vacinação para idosos acima de 60 anos de idade em todo o Estado
Governador Paulo Câmara divulgou a flexibilização do rodízio de abastecimento de água nas áreas críticas da RMR, com a elevação do nível de armazenamento dos reservatórios provocada pelas chuvas
Em pronunciamento nesta quarta-feira (14.04), o governador Paulo Câmara anunciou a chegada de mais 255 mil doses de vacina contra a Covid-19 ao Estado, prevista para amanhã (15.04). Com o novo lote, será possível avançar em todos os municípios pernambucanos na imunização de idosos acima de 60 anos de idade. Além disso, Paulo Câmara também divulgou a flexibilização no rodízio do abastecimento de água nas áreas mais críticas da Região Metropolitana do Recife.
“É um passo importante na proteção da população idosa, que já vem registrando resultados positivos nas faixas etárias cuja imunização já foi concluída. Nosso esquema de logística está pronto e a distribuição dessas novas doses será concluída até a próxima sexta-feira”, ressaltou Paulo Câmara.
ÁGUA – Ainda de acordo com o governador, o volume de chuvas registrado nos últimos cinco dias elevou o nível de armazenamento dos principais reservatórios da Região Metropolitana do Recife. Com isso, será possível flexibilizar o rodízio do abastecimento de água nas áreas mais críticas da RMR. “O novo calendário será divulgado pela Compesa, e vai permitir uma oferta maior para atender às demandas da nossa população. Com mais água, temos mais condições de intensificar a higienização das mãos e dos ambientes”, reforçou Paulo Câmara.
Cotidiano
Vídeo: Volta a chover forte e ruas já começam a ficar alagadas em Catende
Pontos de alagamento já foram registrados na Cohab e na Avenida Bela Aurora.
Voltou a chover forte em Catende, na Mata Sul de Pernambuco na manhã desta quarta-feira (14) e vários pontos de alagamentos já foram registrados. De acordo com informações repassadas ao PortalPE10, há pontos de alagamentos na avenida Bela Aurora que dá acesso a entrada da cidade e também algumas ruas ficaram alagadas no bairro da Cohab.
Alguns dos veículos que tentam atravessar a avenida principal estão tendo dificuldades.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) o previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada.
Ver essa foto no Instagram
-
Cotidianoem 13/04/2021 08:39
Ex-vereador de Maraial é assassinado a tiros
-
Cotidianoem 14/04/2021 08:54
Polícia investiga se carro encontrado carbonizado em Quipapá foi usado na morte de ex-vereador
-
Cotidianoem 12/04/2021 20:33
Mata Sul: Chuva forte causa alagamento no centro de Catende
-
Cotidianoem 14/04/2021 14:29
Motorista fica preso às ferragens após acidente entre carro e caminhão, em Água Preta
-
Cotidianoem 14/04/2021 13:57
Vídeo: Volta a chover forte e ruas já começam a ficar alagadas em Catende
-
Mata Sulem 12/04/2021 19:10
Motorista perde controle por causa da chuva e carro com seis pessoas cai em córrego em Amaraji
-
Brasilem 12/04/2021 17:31
Revisão do auxílio emergencial 2021 paga nascidos de janeiro a maio na quinta (15)
-
Brasilem 12/04/2021 17:49
Laudo diz que Henry morreu ao menos 1 hora antes de ser tirado de apartamento