Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Mulher vence disputa judicial e recupera bens doados à Igreja Universal

Gaúcha vence na Justiça batalha para recuperar bens doados à Igreja Universal: ‘Lavagem cerebral’

Avatar

Publicado

Há onze anos atrás, a gaúcha Carla Dalvitt passara por problemas financeiros, o que a fez frequentar a Igreja Universal do Reino de Deus. Em meio às várias despesas, a exemplo do Palio que comprou para levar o filho à escola e o desejo ter uma casa própria. Hoje, ela diz que a esperança depositada na instituição neopentecostal converteu-se em pesadelo. A informação é da BBC.

Carla relata que foi obrigada pela congregação religiosa a doar tudo o que tinha. Ficou sem dinheiro, sem carro e, também, alvo de maus comentários na cidade onde mora, Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul. Segundo a entrevista dada, ela diz ter mudado de ideia, mas a Igreja se recusou a ressarcir suas doações.

Carla diz que foi levada a frequentar a Igreja Universal após ver pastores falando pela televisão. A gaúcha lembra que eram mensagens positivas, de prosperidade e esperança. Além disso, muitas pessoas falavam em depoimentos que tinham saído da crise financeira.

A partir das desilusões, ela resolveu que iria acionar judicialmente a Universal, solicitando os valores e bens, além de uma indenização por danos morais. Há seis anos, em 2012, a igreja de Edir Macedo foi condenada a pagar R$ 20 mil e devolver o valor relativo à parte dos bens que a mulher afirma ter doado. A decisão foi confirmada pelo STJ semana passada, mas ainda cabe recurso.

As doações se davam na base do medo. Segundo Carla, “eles” sempre diziam que uma maldição aguardava quem prometeu e não doou. Ela relata que ficou pensando na maldição, com medo. Neste ritmo, vendeu um carro por valor abaixo da média do mercado e doou o dinheiro à igreja. Deu também um colchão, um computador, dois aparelhos de ar condicionado que vendia em sua loja, um fax, uma joia, uma impressora e móveis da cozinha que sua mãe havia acabado de comprar. Todas as doações foram escondidas da família.Após o marido ter descoberto, brigou com a esposa, tentando alertá-la para o que estava fazendo com o que construíram.

No processo, a Universal argumenta que não há comprovação da doação de itens como as joias e o dinheiro do carro – o que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acatou. Em contato com a BBC, por meio de nota, a igreja disse ainda que  “o dízimo e todas as doações recebidas pela Universal seguem orientações bíblicas e legais, e são sempre totalmente voluntários e espontâneos”.Carla fechou sua loja, está sem carro, numa situação pior que a anterior. Por sorte, diz, uma pessoa a deu um emprego, o que está lhe permitindo uma reconstrução. Ela ainda diz acreditar em Deus, mas não professa nenhuma religião. 
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Ana Maria Braga se confunde e diz que Campos do Jordão é eleito no Recife

A apresentadora confundiu também a sigla partidária de João Campos.

PortalPE10 com informações UOL

Publicado

(Foto: Reprodução)

Ana Maria Braga voltou a virar meme nas redes sociais durante a edição desta segunda (30/11) do programa “Mais Você”. A apresentadora se confundiu ao mostrar imagens do Recife, capital de Pernambuco. Ao falar que estava calor na cidade, Ana emendou a informação sobre o resultado das urnas de ontem.

João Campos (PSB) venceu a prima Marília Arraes (PT) com 56,27% dos votos. Só que Ana se atrapalhou.

“Campos do Jordão, o PSDB foi eleito o novo prefeito da capital… Ah, está fazendo calor em Campos do Jordão, não é isso?”, disse ela para a produção.

Campos do Jordão é uma cidade de São Paulo, cuja temperaturas geralmente são frias. E o PSDB não disputou o segundo turno no Recife.

Enquanto as imagens continuavam mostrando a cidade do Recife, Ana se corrigiu.

“Foi eleito o novo prefeito da capital pernambucana. João Campos que ele chama, é isso? Pronto, acertei tudo agora”, comemorou ela, já chamando o intervalo.

Continuar Lendo

Cotidiano

Falsa grávida é presa com drogas escondidas em melancia presa na barriga

Para não levantar suspeitas, ela havia amarrado fruta ao corpo e escondido os entorpecentes dentro.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Falsa grávida é presa com drogas escondidas em melancia presa na barriga em Guaratinguetá. (Foto: PM/Divulgação)

Uma mulher de 38 anos foi presa com 2 kg de pasta base de cocaína escondidos em uma barriga falsa em Guaratinguetá (SP). Segundo a polícia, a mulher usou uma melancia para forjar a barriga de grávida e escondia os entorpecentes dentro da fruta. O flagrante foi neste domingo (29).

Segundo a PM, a mulher estava em um ônibus de turismo que seguia para o Rio de Janeiro quando passageiros suspeitaram e chamaram a polícia.

Durante a abordagem, a polícia percebeu que ela estava com uma barriga falsa e encontrou a droga.

Continuar Lendo

Cotidiano

Governo argentino diz que nova nuvem de gafanhotos está próxima da divisa com Brasil

Técnicos dizem que inseto é de um tipo diferente do que se aproximou em agosto.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Twitter)

O governo da Argentina alertou que uma nova nuvem de gafanhotos está próxima do Rio Grande do Sul, no Brasil. O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) disse, na sexta-feira (27), que percebeu os insetos nas cidades Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, próximas às cidades brasileiras Rincão Vermelho e Porto Xavier.

Os técnicos disseram que o gafanhoto é de um tipo diferente do que ficou próximo ao Brasil em agosto. O animal foi visto em três fazendas em Campo Vieira e uma em Itacaruaré.

Insetos estão sendo monitorados

O deslocamentos desses insetos está sendo monitorado.

*Com informações NE10

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.