Nos siga nas redes sociais

Palmares

Municípios de Pernambuco devem ter acesso às doses da CoronaVac nesta terça (19)

PortalPE10 Com informações FolhaPE

Publicado

A partir desta terça-feira (19), os municípios pernambucanos terão acesso às doses da vacina CoronaVac, que chegaram ao Estado na noite desta segunda (18).

As 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) serão responsáveis por receber os lotes encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e cada município fará a retirada do quantitativo correspondente. Outros detalhes operacionais não foram divulgados a fim de prezar pela segurança durante a logística.

As Geres são unidades administrativas distribuídas pelo território pernambucano. Cada uma abriga um conjunto de municípios e atua de forma mais localizada na atenção básica, na reestruturação da rede hospitalar, em ações municipais, no combate à mortalidade infantil e no combate às diversas endemias.

Pernambuco recebeu 270 mil doses do imunizante da Coronavac/Butantan, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). Esse total deverá contemplar 135 mil pessoas, já que são necessárias duas aplicações para cada uma.

Ficou acordado entre o Estado e os municípios que serão beneficiados, inicialmente, trabalhadores de saúde atuantes em UTIs e enfermarias de atendimento à Covid-19, além dos vacinadores, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados.

Com o número de doses enviadas, serão vacinados 34% dos trabalhadores de saúde pernambucanos (mais de 99 mil) e 100% dos demais públicos: 26,5 mil indígenas, 2,5 mil idosos institucionalizados e 130 pessoas com deficiência institucionalizados.

Todos os municípios do Estado serão contemplados com um quantitativo de doses equivalente à parte da sua população que se encaixe nesses grupos da primeira fase da imunização. O arquipélago de Fernando de Noronha também recebera um lote. Segundo a SES-PE, a data de entrega depende da disponibilidade de voo.

A recomendação do Ministério da Saúde é que o intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser entre duas e quatro semanas. Segundo o laboratório Sinovac, desenvolvedor da CoronVac, o intervalo maior apresentou um nível maior de resposta imune em testes recentes.

Em Pernambuco, a orientação, neste momento, é que a vacinação ocorra nos serviços de saúde, nas instituições e aldeias, ou seja, indo até o público prioritário.

Mata Sul

Shoppings, bares, restaurantes, comércio e academias não vão funcionar durante fins de semana

Redação PortalPE10

Publicado

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (1º), novas medidas restritivas, válidas para todo o estado. Estará proibida qualquer atividade não essencial das 20h às 5h de segunda a sexta. Já nos finais de semana, somente serviços essenciais poderão funcionar. Os shoppings e comércio de rua serão fechados, assim como praias, parques e clubes, nos sábados e domingos. As medidas passam a valer na próxima quarta-feira (dia 03) e seguem até o dia 17 de março.

Apesar das restrições mais severas nos finais de semana, supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes poderão funcionar. Já nas praias será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. As medidas foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento e a decisão tem o objetivo de conter o avanço da Covid-19, já que a taxa de ocupação chegou a 93% dos leitos de terapia intensiva no estado.

Nesta terça-feira (02), o governador estará em Brasília para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik. “Vamos buscar todas as possibilidades existentes para ampliar a imunização de todos os pernambucanos e pernambucanas”, finalizou.

Restrições

Na última quarta-feira (dia 24 de fevereiro) o Governo de Pernambuco havia decretado medidas rígidas nas Gerências Regionais de Saúde com sede em Caruaru, Limoeiro e Ouricuri. Em 63 municípios do Agreste e Sertão, as atividades econômicas e sociais ficaram proibidas entre 20h e 5h nos dias de semana. Nos finais de semana, o rigor foi ainda maior e as restrições valiam das 17h às 5h. Porém, na sexta-feira (dia 26 de fevereiro), o Governo de Pernambuco ampliou as restrições para todo o estado, proibindo atividades não essenciais entre 22h e 5h. As medidas seriam válidas até o dia 10 de março.

Continuar Lendo

Mata Sul

Órgãos de segurança intensificam fiscalizações para garantir cumprimento de decreto em Palmares

A operação contou com a participação da Policia Militar (PM) do 10º BPM, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal de Palmares

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

Para garantir o cumprimento que restringe o horário de funcionamento de serviços não essenciais das 22h às 5h em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, órgãos de segurança intensificaram as fiscalizações neste final de semana.

A operação contou com a participação da Policia Militar (PM) do 10º BPM, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal de Palmares.

O decreto

O Governo de Pernambuco anunciou, na sexta-feira (26), a restrição de atividades não essenciais em todo o território do Estado entre 22h e 5h. A medida, tomada por causa da alta da pandemia de Covid-19, começou a valer desde sábado (27) até 10 de março.  A decisão, anunciada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara

“A polícia e os órgãos de fiscalização estarão nas ruas para observar o cumprimento desse novo decreto. Vamos monitorar os dados minuto a minuto neste fim de semana e, caso os índices permaneçam piorando, novas medidas restritivas podem ser anunciadas já no início da próxima semana”, advertiu Paulo Câmara.

O governo ainda divulgou que irá ampliar as equipes de logística para diminuir o prazo de entrega de vacinas aos municípios pernambucanos a partir da chegada no Recife.

Continuar Lendo

Mata Sul

Jovem alvo de tiros não resiste a ferimentos e morre em Palmares

Segundo o policiamento a vitima não estava com nenhum tipo de documento de identificação, populares disseram apenas que seu primeiro nome seria Carlos.

Redação PortalPE10

Publicado

Sede da Delegacia de Polícia de Palmares (Foto: Philipe Passos/PortalPE10)

Um jovem foi morto a tiros por volta das 19h20min do último domingo (28), no Engenho Herval, na zona rural de Palmares, Mata Sul de Pernambuco.

De acordo com a polícia, a vítima foi alvejada com vários disparos de arma de fogo, em via pública. Ao chegar no local a PM encontrou o jovem já caído no chão, sem sinais vitais.

Policiais Militares do 10º BPM isolaram o local do crime. A Polícia Civil foi acionada para fazer as primeiras apurações e iniciar a investigação. O Instituto de Criminalística (IC) também esteve no local realizando levantamentos que irão auxiliar no processo investigatório.

Segundo o policiamento a vitima não estava com nenhum tipo de documento de identificação, populares disseram apenas que seu primeiro nome seria Carlos.

A autoria do crime ainda é desconhecida. O corpo da vítima foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Recife.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.