Nos siga nas redes sociais

Esportes

Não é piada: números da Fifa apontam Brasil como melhor ataque e defesa da Copa

Os números vão indignar os mais revoltados com o Mineiraço da última terça-feira (8).

Avatar

Publicado

Os números vão indignar os mais revoltados com o Mineiraço da última terça-feira (8). De acordo com os números – e critérios – da Fifa o Brasil tem o melhor artaque da Copa 2014. E, pasmem, a melhor defesa. Antes que alguém pare de ler por aqui e já saia soltando farpas aguente só mais algumas linhas: no ranking da mentora da Copa, o que se leva em consideração não é volume de gols marcados e sim os chutes. Os pentacampeões mundiais chegaram a uma centena justamente nos 7×1 sofridos diante da Alemanha. Aliás, lembrando o jogo de triste memória, ele é o maior exemplo do critério adotado. Apesar do atropelamento foi o Brasil quem mais finalizou: 18×14.

Mas, voltando aos números gerais que é o nosso foco no momento. Da centena de chutes dados pelos pentacampeões, 67 deles foram em direção ao gol mas apenas 11 resultaram em gols. Vinte e cinco deles foram bloqueados por defensores adversários e outros 31 pararam nas mãos dos goleiros.

O segundo posto fica para a Argentina, com 95 bolas mandadas para as metas rivais e 61 no alvo. Mas para os albicelestes foi mais difícil vencer goleiros. Apenas oito redundaram em gols. A Alemanha funde os neurônios dos viciados em números ao ostentar um honroso quinto lugar com 88 chutes. Mas o destrinchamento dos números os levaram à final. Desses, 64 foram no retângulo rodeado pela rede, o que dá o espantoso percentual de 82,7%. Apenas 24 foram para fora. Bélgica e França ocupam terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Outro ponto que mostra o poderio alemão é a posição dos chutes. Foram 43 deles dentro da área contra 21 fora dela. O feito só foi igualado pela França, concidentemente eliminada pelos próprios germânicos. O Brasil chutador fez 37 dentro da área e 30 fora dela. A outra finalista, Argentina, acertou 34 dentro da área e 27 fora.

DEFESA

Agora a polêmica das polêmicas. É sabido por todos que os anfitriões do Mundial ostentam a defesa mais vazada da competição, com 11 gols sofridos. Mas para a Fifa a melhor defesa é aquela que desarma. E desarmar foi com o Brasil e seus 134. A Alemanha fez bem menos, 92, embora o percentual de desarmes completos, quando o time toma a bola do rival e fica com ela para transitar ofensivamente, tenha sido maior: 85% contra 80% dos canarinhos.

Para quem tinha muita badalação no ataque e descrédito na defesa, a Argentina surpreendeu ao ponto de apresentar um percentual de desarmes completos um pouco melhor até que seu adversário na decisão. Foram 86% de um volume total de 104. Não é à toa que os discípulos de Messi ainda não tomaram um gol sequer nos mata-matas.

PASSES

Estamos agora com o único fundamento em que os dois finalistas aparecem juntos. Alemães e argentinos são os que mais passam. Tricampeões em primeiro com 4.169. Bicampeões em segundo com 3.732. Calcada no tiki-taka levado por Guardiola ao Bayern de Munique, base da seleção, a Alemanha completou 82% do que passou contra 78% dos portenhos.

Os dois postulantes ao insosso terceiro posto no pódio vêm na sequência. A Holanda soma 3452 passes e os mesmos 78% de acerto da Argentina. O Brasil trocou bolas 3018 vezes e completou 75% delas. A curiosidade aqui fica para a Espanha, uma das maiores usuárias de passes da história do futebol. Eliminados na primeira fase, os campeões de 2010 estão apenas em 10º no ranking com 2.071 passes, algo compreensível, pois só jogaram três vezes. Mesmo assim, o índice de acerto é o mesmo da Alemanha: 82%.

E a tetracampeã Itália, que ainda não apareceu na história até o momento tem um mínimo a se orgulhar. É o time com maior percentual de passes completados: 85%, embora nos números absolutos é uma tímida 15ª colocada com um total de 1.859. Assim como a Espanha, a Azzurra também ficou na fase de grupos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Neymar deixa marca dos pés na calçada da fama do Maracanã

Redação PortalPE10

Publicado

O atacante Neymar passará a ter a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. Neste fim de semana, o jogador se reuniu com uma equipe do estádio para tirar os moldes que serão exibidos no local.

O jogador do PSG e da seleção brasileira foi recebido pelo secretário de esportes do Rio, Leandro Alves, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos posaram ao lado do atleta e do pai dele, Neymar da Silva Santos.

“Muito feliz e orgulhoso de poder fazer da história do futebol e me juntar ao lado de tantos craques que deixaram seus pés marcados no Maracanã”, escreveu Neymar no Instagram.

A calçada da fama do Maracanã reúne pegadas de mais de 100 personalidades do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Sócrates, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Ainda não há data para a inclusão da homenagem a Neymar no local.

O jogador do PSG passou as festas de fim de ano no Brasil e, logo após tirar os moldes dos pés, postou uma foto anunciando seu retorno à França. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando pra casa” escreveu o atleta.

Continuar Lendo

Esportes

São Paulo anuncia volta de Muricy Ramalho como coordenador de futebol

Tricampeão brasileiro com o clube, Muricy volta ao Morumbi após 6 anos.

Redação PortalPE10

Publicado

Muricy voltará ao São Paulo após período como comentarista – (Foto: Raw Image/Folhapress)

O São Paulo anunciou no sábado (2) o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O ex-técnico assumirá o cargo de coordenador de futebol.

A promessa havia sido feita em dezembro pelo então candidato à presidência Julio Casares, que assumiu nesta sexta-feira (1º) o comando do São Paulo no triênio 2021-2023. O treinador tricampeão brasileiro no Morumbi (2006-2008) deixou a Globo, em que era comentarista, no início do último mês.

Na nova função, Muricy deve acompanhar o trabalho cotidiano da comissão técnica, liderada por Fernando Diniz, e atuar em setores específicos, como os departamentos físico e médico.

Além disso, o ex-treinador deve ser responsável pela interface com outros dirigentes do clube e pela coordenação das categorias de base do São Paulo, facilitando o ingresso de jovens jogadores no CT da Barra Funda.

A última passagem de Muricy pelo clube foi de 2013 a 2015. Ele estava fora de times do futebol brasileiro desde maio de 2016, quando se afastou do comando técnico do Flamengo por problemas de saúde.

*Com informações FolhaPress.

Continuar Lendo

Esportes

Neymar ironiza festa para 500 pessoas e diz que todos “merecem celebrar a vida”

PortalPE10 com informações UOL

Publicado

Após ficar dias sem se pronunciar sobre a polêmica festa de Réveillon em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, Neymar publicou no Instagram nesta quinta (31), os preparativos para a sua celebração de Ano-Novo.

Nas imagens, ele mostra a decoração de sua casa, que tem uma enorme mesa de jantar com flores brancas e velas. “Jantarzinho de casa, com distanciamento entre uma cadeira e outra. E não é para 500 pessoas, tá”, ironizou o jogador do PSG sobre notícias que a festa reuniria esse número de pessoas.

“Na legenda do vídeo, Neymar escreveu: “Todos aqui para sermos felizes, depois de um longo e difícil ano! Nós merecemos celebrar as nossas vidas! Momentos únicos ficarão eternos em nossa memória.” Mais cedo, ele já havia publicado vídeo fazendo o exame para a detecção da Covid. Mostrou também o seu filho, Davi Lucca, realizando o teste.

Não fica claro se o jogador está em Mangaratiba ou em Santa Catarina. A assessoria de imprensa de Neymar informou na quarta (30) que ele deveria passar o Réveillon com a família e os amigos no estado catarinense.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.