Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Nigéria isola hospital que recebeu vítima morta por ebola

Além de todos acontecimentos no país,os médicos nigerianos estão em greve por melhores condições de trabalho e salários.

Avatar

Publicado

Vírus Ebola A cidade nigeriana de Lagos interditou e colocou em quarentena, na segunda-feira, um hospital onde um homem morreu de ebola, o primeiro caso registrado da doença altamente infecciosa no país mais populoso de África.

 Patrick Sawyer, consultor do Ministério das Finanças da Libéria, de 40 anos, entrou em colapso ao chegar ao aeroporto de Lagos em 20 de julho e foi colocado em isolamento no hospital First Consultants em Obalende, uma das partes mais movimentadas da cidade de 21 milhões de pessoas. Ele morreu na sexta-feira.

 “Nós tivemos que fechar o hospital para que possamos colocar o ambiente devidamente em quarentena. Alguns dos funcionários do hospital que estiveram em contato próximo com a vítima foram isolados”, disse o comissário estadual de Saúde de Lagos, Jide Idris, à TV nigeriana.

O hospital será fechado por uma semana e todo o pessoal monitorado para garantir que o vírus não se espalhe, acrescentou.

O surto de ebola já matou 672 pessoas em toda a Guiné, Libéria e Serra Leoa desde que o primeiro caso foi diagnosticado em fevereiro.

A taxa de mortalidade é de 90 por cento entre os contaminados, embora a taxa de mortalidade da epidemia atual seja de cerca de 60 por cento. Altamente contagiosa, especialmente nos estágios finais, os sintomas da doença incluem vômitos, diarréia e hemorragia interna e externa.

Além de todos os acontecimentos no país, os médicos nigerianos estão em greve por melhores condições de trabalho e salários. O presidente da Associação Médica Nigeriana, Tope Ojo, foi citado na mídia local no sábado dizendo que a greve não seria interrompida apesar da ameaça do ebola.

Aeroportos, portos marítimos da Nigéria e fronteiras terrestres estão sob “alerta vermelho” desde sexta-feira.

A Libéria fechou a maioria de seus postos de fronteira no domingo e introduziu medidas de saúde rigorosas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse em um comunicado que o avião de Sawyer fez escala em Lomé, no Togo, a caminho de Lagos.

“A OMS está enviando equipes para a Nigéria e para o Togo para acompanhar os trabalhos de rastreamento dos contatos, em especial, dos contatos que ele pode ter tido a bordo do avião”, disse o porta-voz da OMS Paul Garwood.

A OMS afirnou na semana passada que o seu diretor regional para África, Luís Sambo, estava em viagem para investigar a situação na Guiné, Libéria e Serra Leoa, que têm 1.201 casos confirmados, suspeitos e prováveis.

Um aumento relativo nos casos na Guiné depois de semanas de baixa atividade viral mostrou “as cadeias não detectadas de transmissão existentes na comunidade”, disse a OMS, pedindo que medidas de contenção e rastreamento de contatos sejam intensificadas na Guiné.  

reuters 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Vídeo mostra vítimas nas ferragens após acidente que matou 3 na PE-126, em Catende

Vítimas de um dos carros envolvidos estavam seguindo para Tamandaré, onde iriam passar o final de semana..

Redação PortalPE10

Publicado

Vídeos enviados para o PortalPE10 mostram as vítimas ainda presas às ferragens após um acidente na PE-126, em Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O acidente deixou três mortos e vários outros feridos, na manhã deste sábado (23). (Veja vídeo acima)

Segundo informações colhidas pela reportagem do PortalPE10 no local do acidente, as três vítimas residiam em São Domingos que é distrito-sede do município de Brejo da Madre de Deus. O veículo colidiu com uma Van de transporte alternativo que faz a linha Catende/Palmares.

.:: Veja também:  Três jovens morrem em colisão de carro contra van na PE-126, em Catende

.:: Veja também: Acidente entre carro de passeio e van deixa várias pessoas gravemente feridas

O motorista da van contou que havia saído de Palmares e estava seguindo para Catende, quando o motorista do Corola teria perdido o controle e invadido a pista contraria, causando a colisão.

Continuar Lendo

Cotidiano

Acidente entre carro de passeio e van deixa várias pessoas gravemente feridas

Redação PortalPE10

Publicado

 

Foto: Reprodução PortalPE10

Uma van de transporte complementar que faz a Linha Palmares- Catende bateu na manhã deste sábado (23) de frente com veiculo de passeio ,na PE-126.

O acidente foi no trecho conhecido como “Curva do Cacete” um vídeo enviado ao PortalPE10 mostra o carro de passeio bastante destruído. Informações preliminares de vários feridos estão no local e  estão sendo socorridos para Hospital

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão no local .Não há informações sobre o seu estado de saúde das  vitimas.

Mais informações em instantes no PortalPE10

Continuar Lendo

Cotidiano

OMS afirma ser cedo demais para determinar origem do coronavírus

“É muito cedo para tirar quaisquer conclusões, mas sentimos que estamos fazendo alguns progressos e esperamos continuar assim pelo bem da saúde pública e do futuro”.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Boris SV/Getty Images)

(Foto: Boris SV/Getty Images)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira (22) que é muito cedo para tirar conclusões sobre se a covid-19 teve origem na China, país ao qual enviou uma missão de investigação.

“Todas as hipóteses estão sobre a mesa. É claramente muito cedo para se chegar a uma conclusão sobre onde esse vírus nasceu, seja na China ou fora da China”, explicou Michael Ryan, diretor responsável por emergências de saúde da OMS durante coletiva de imprensa em Genebra.

“Existem diferentes observações científicas em diferentes partes do mundo”, acrescentou. “É um grande quebra-cabeça e você não pode ter uma imagem ampla olhando apenas para uma das 10.000 peças de um quebra-cabeça”.

Uma equipe de especialistas da OMS chegou a Wuhan em 14 de janeiro para investigar as origens do novo coronavírus, cujos primeiros casos foram detectados no final de 2019 nesta cidade da China central.

Após a chegada, os membros da missão foram transferidos para um hotel para uma quarentena de duas semanas. Desde então, trabalham remotamente e, quando a quarentena terminar, poderão ir a campo e encontrar seus contatos chineses.

A China afirmou várias vezes que o coronavírus surgiu fora de suas fronteiras.

Até agora, a covid-19 matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo, infectou dezenas de milhões e causou estragos na economia global.

“Nossa equipe está no campo, o trabalho com nossos colegas chineses está indo bem. Analisamos os dados”, disse Ryan.

“É muito cedo para tirar quaisquer conclusões, mas sentimos que estamos fazendo alguns progressos e esperamos continuar assim pelo bem da saúde pública e do futuro”.

*Com informações AFP.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.