Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Novo lote de 82 mil doses de vacina contra Covid-19 será aplicado em idosos de 80 a 84 anos

Pernambuco agora soma 593.560 doses recebidas pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) desde 18 de janeiro.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Aluisio Moreira/SEI)

Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (24), um novo lote com 82 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. A carga chegou por volta das 9h no Aeroporto Internacional do Recife, na Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que o novo lote será usado para vacinar 65% da população de idosos de 80 a 84 anos em todos os municípios do Estado. A vacinação com as doses dessa carga deverá começar nesta quinta-feira (25). As informações são do Portal Folha de Pernambuco.

Pernambuco agora soma 593.560 doses recebidas pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) desde 18 de janeiro.

Esse novo lote da vacina de Oxford/AstraZeneca faz parte das 2 milhões de doses da vacina que chegaram ao Rio de Janeiro, na terça-feira (23). O imunizante foi produzido pelo Instituto Serum, da Índia.

O documento do Ministério da Saúde ainda indica que o Estado receberá em breve mais 48 mil doses da CoronaVac, produzida em parceria entre o laboratório Sinovac e o Instituto Butantan.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ressaltou a importância da chegada do lote, sobretudo diante da curva de aceleração da doença no Brasil.

“Para se ter uma ideia da importância de vacinarmos todos os idosos com mais de 80 anos, 20% dos nossos leitos de UTI estão ocupados por pessoas dessa faixa etária. Nosso esquema de logística já está em ação e, a partir de amanhã [quinta-feira, 25], todos os 184 municípios já poderão vacinar esse novo grupo”, afirmou.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmo que a destinação desse lote do imunizante ao grupo de idosos de 80 a 84 anos já estava pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desde a última semana.

“Alguns municípios já iniciaram as ações nessa faixa etária e poderão concluir. Ou, se já tiverem finalizado, podem ampliar para outras faixas etárias de idosos, seguindo a ordem de prioridades repassada pelo Ministério da Saúde”, detalhou o secretário.

Doses

Ao todo, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de mais de 3,2 milhões de doses – sendo 2 milhões da vacina de Fiocruz/Oxford/AstraZeneca e 1,2 milhões do imunizante Sinovac/Butantan.

Por causa do cenário epidemiológico da pandemia, a região Norte irá receber 5% do total de vacinas em cada fase de distribuição.

O total adicional será assim distribuído:
Amazonas: 86.667 pessoas entre 60 e 69 anos
Pará: 24.762 pessoas entre 80 e 84 anos
Acre: 12.381 pessoas entre 70 e 84 anos

Agora, o Ministério da Saúde soma mais de 15 milhões de doses de vacinas entregues. A expectativa da pasta é entregar 200 milhões de doses até julho, suficiente para vacinar metade da população brasileira.

Pernambuco

Covid-19: Pernambuco atinge maior média móvel de casos desde o início da pandemia

Redação PortalPE10

Publicado

A patient suspected of having COVID-19

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (13), 2.531 novos casos e 68 óbitos por Covid-19.

Entre os confirmados desta terça, 178 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.353 (93%) são leves. Já as mortes aconteceram entre o dia 23 de outubro de 2020 e essa segunda-feira (12).

Agora Pernambuco totaliza 372.756 casos confirmados da doença, sendo 37.924 graves e 334.832 leves, e também 12.905 mortes pela Covid-19.
Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
Continuar Lendo

Mata Sul

Motorista perde controle por causa da chuva e carro com seis pessoas cai em córrego em Amaraji

PortalPE10 com informações G1

Publicado

As fortes chuvas que atingiram à região Mata Sul  de Pernambuco ocasionaram um acidente na PE-63, no município de Amaraji. Por causa da lama na pista, o motorista de um carro perdeu o controle do veículo, que caiu em um córrego que corta a cidade.

Havia seis pessoas no carro, incluindo uma criança de 2 anos de idade, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) municipal, e os ocupantes do carro não precisaram ser internados.

O acidente ocorreu por volta das 23h40 do domingo (11). Até a manhã desta segunda-feira (12), o veículo seguia dentro do córrego.

O carro trafegava no sentido Amaraji, quando, próximo à ponte que dá acesso ao Engenho Jaguarana, perdeu o controle. No local, passam muitos tratores e veículos pesados, devido ao cultivo de cana-de-açúcar. Por causa disso, segundo a prefeitura, é comum haver lama na pista, o que levou ao acidente.

No momento do acidente, chovia muito na cidade. O carro caiu na ribanceira e foi parar dentro do córrego. Os ocupantes do veículo conseguiram sair pelo lado do carona e escalaram a ribanceira até a pista.

Eles andaram cerca de um quilômetro e chegaram a um vilarejo, onde pediram ajuda ao Samu, que prestou os primeiros socorros às vítimas. O Samu levou os ocupantes do carro até o Centro de Amaraji.

Continuar Lendo

Mata Sul

Suspeitos de tráfico de drogas são presos em Barreiros,PE

Redação PortalPE10

Publicado

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) prendeu dois homens suspeitos de tráfico de drogas, no Engenho Alegre, em Barreiros, na Mata Sul pernambucana. Junto aos dois, nesta quinta-feira (12), um adolescente foi apreendido após denúncias de envolvimento no tráfico de drogas do local.

A PM informou que, ao chegar no local da denúncia, dois suspeitos tentaram fugir, mas foram alcançados e detidos. O efetivo afirmou que foram encontrados 69 bigs de maconha, 12 pedras de crack, e R$ 332 em espécie com os suspeitos.

Após a abordagem, os policiais seguiram para a casa de um dos homens. De acordo com a PM, no local, foram localizados mais 250 bigs de maconha, “produto que a companheira do suspeito afirmou ser dele”, disse em nota a polícia.

A ocorrência foi encaminhada para delegacia de Polícia Civil de Barreiros.

 

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.