Cotidiano
OAB encontra superpopulação de até 8 presos por vaga em Palmares
No dia 28 deste mês, o Conselho Estadual da Ordem vai se reunir para avaliar a abertura de uma Ação Civil Pública
Oito presos por cada vaga. Essa é a situação do Presídio Rorenildo da Rocha Leão, na cidade de Palmares, uma das sete unidades prisionais visitas pela Seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) em fevereiro deste ano. Lá, existem 598 presos para 74 vagas, de acordo com o relatório divulgado pela entidade nessa terça-feira (15).
“É uma situação degradante cuja raiz principal é a superpopulação penitenciária”, descreveu o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves. Juntas, todas as sete unidades abrigam 12.536 detentos, apesar de possuírem apenas 3.965 vagas. ”A superpopulação carcerária é uma das principais causas para diversas irregularidades ligadas à falta de higiene, salubridade, segurança e saúde”, aponta o relatório.
No dia 28 deste mês, o Conselho Estadual da Ordem vai se reunir para avaliar a abertura de uma Ação Civil Pública contra o Governo de Pernambuco, para solucionar os problemas do sistema penitenciário. A avaliação da Ordem é que o excesso de presos ocasiona os diversos problemas dos presídios, principalmente de saúde e higiene.
Nas visitas, a OAB teve dificuldade em encontrar médicos. “Constatamos de forma triste a realidade dos enfermos. Muitos dos quais precisando se deslocar para hospitais ou prisão domiciliar”, diz o presidente da entidade. A OAB encontrou paraplégicos e tuberculosos sendo tratados junto com outros presos em celas com até três vezes mais presos que a capacidade, ou em pavilhões.
“Todas as unidades, sem exceção, são fétidas. Uma situação deplorável”, diz. No Presídio Juiz Luiz Antônio Lins de Barros não havia sequer controle sobre a saúde dos visitantes; especialmente no que tange às visitas íntimas e às doenças sexualmente transmissíveis.
Os problemas de saúde e higiene não são os únicos. No Complexo Penitenciário do Aníbal Bruno, a própria direção do presídio reconheceu o uso de aparelhos celulares pelos detentos. Em todas as unidades, a OAB teve dificuldade em encontrar detectores de metais ou aparelhos de raio X. Onde haviam, estavam em desuso.
“Também há uma deficiência grave na defensoria pública. E falta de inspeção de juiz”, destaca Pedro Reynaldo. Em muitos dos presídios, não há local adequado sequer para que os advogados possam conversar com os presos.
A OAB também viu problemas na capacitação dos presos e na oferta de trabalho para os detentos. Em uma das unidades onde havia sala de aula o relatório diz que não há condições mínimas de utilização. “O único ar condicionado estava quebrado, cadeiras quebradas, iluminação praticamente inexistente e não havia quadro destinado ao professor.”
“Este relatório é a síntese do retrato dantesco da situação de nossas penitenciárias”, diz a apresentação do documento. “Infelizmente, não é algo restrito a Pernambuco. Outros estados estão na mesma situação”, diz o presidente da OAB.
As unidades visitadas pela OAB foram o Complexo do Curado (antigo Aníbal Bruno); a Penitenciária Professor Barreto Campelo; a Penitenciária Agroindustrial São João; o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico; a Colônia Penal Feminina do Recife; e o Presídio Dr. Rorenildo da Rocha Leão, em Palmares.
Cotidiano
Rede Globo cogita Ivete Sangalo para substituir Fausto Silva
Apresentador vai deixar a emissora até o final deste ano.
Após o anúncio da saída de Fausto Silva da Rede Globo, de pois de 32 anos no ar, muitos nomes começaram a ser cotados para substituir o apresentador. De todos os nomes cogitados, o favorito seria o da cantora Ivete Sangalo. As informações são do colunista Fefito, do UOL.
A baiana já possui experiência no comando de atrações televisivas, como o programa Estação Globo. Ivete também foi jurada do The Voice Brasil.
Os outros nomes cogitados pela direção global são Xuxa Meneghel, Eliana e Marcos Mion. Nenhuma decisão foi tomada por enquanto porque a grade de programas da emissora para 2022 ainda não foi fechada.
Uma outra hipótese é que atrações jornalísticas e esportivas ganhem mais espaço aos domingos, tendo outros nomes para assumir a programação dominical.
Brasil
Brasil está entre os 20 países que mais vacinaram contra a Covid
País já vacinou mais de 700 mil pessoas.
Apesar da pandemia de Covid-19 forte, o Brasil segue avançando no combate à doença. E até esta terça-feira (26), o país já vacinou mais de 800 mil pessoas contra a doença, o que coloca o Brasil entre os 20 países do mundo que mais imunizaram sua população.
De acordo com dados divulgados pela Universidade de Oxford, o Brasil se encontra em 16º lugar na lista.
Até o momento, o Brasil já vacinou cerca de 0,33% da população. A vacinação no país começou no dia 18.
*Com informações Pleno.News
Brasil
São Paulo confirma três casos de variante da Covid vinda do Amazonas
Nova cepa do vírus surgiu em Manaus em dezembro e vem se disseminando rapidamente pela capital amazonense.

Com 48 horas de infecção, células começam a apresentar prolongamento que pode contribuir com o avanço da Covid; em azul, as partículas virais — Foto: LMMV/IOC/Fiocruz, LVRS/IOC/Fiocruz e Nulam/Inmetro
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou, na terça-feira (26), três casos importados de Covid-19 no Estado causados pela nova variante brasileira do coronavírus, identificada pela primeira vez no Amazonas e que vem sendo apontada como uma das razões para a explosão de casos da doença em Manaus.
Esses são os primeiros registros da nova variante fora do Amazonas. De acordo com a secretaria, a confirmação foi feita por meio de sequenciamento genético feito no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, que é referência nacional e vinculado à pasta estadual.
– O vírus foi sequenciado a partir de amostras com resultados positivos de exames processados pelo Centro de Virologia de três pessoas que tiveram Covid-19 e passaram por atendimento em serviços da rede pública de saúde em São Paulo, com histórico de viagem ou residência em Manaus – disse a pasta, em nota.
Segundo estudos feitos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Fiocruz Amazonas, a cepa teria surgido em Manaus em dezembro e vem se disseminando com rapidez na capital amazonense. A variante, chamada de P.1, tem mutações importantes na proteína spike, responsável por permitir a entrada do patógeno nas células humanas.
A P.1 é derivada de uma das variantes predominantes no país, a B 1.1.28. É provável que ela tenha maior poder de transmissão por causa da mutação N501Y, presente também nas variantes identificadas no Reino Unido e na África do Sul.
– Essas mutações poderiam estar associadas a um maior potencial de transmissão, apesar de ainda não haver comprovação científica de que esta variante seja mais virulenta ou transmissível em comparação a outras previamente identificadas – informou a secretaria.
Outra mutação que causa preocupação é a E484K, já associada em estudos a um potencial de escapar de anticorpos, o que pode favorecer reinfecções e até afetar a eficácia de vacinas. Novas pesquisas estão sendo feitas para determinar se a variante brasileira e as demais são mais contagiosas, letais ou se afetariam o desempenho dos imunizantes.
Os sequenciamentos realizados pelo Lutz foram depositados no banco de dados online e mundial Gisaid (Iniciativa Global de Compartilhamento de Todos os Dados sobre Influenza). De acordo com a secretaria, eles têm alta qualidade e confiabilidade, correspondendo a 99,9% do genoma do vírus.
*Com informações Estadão.
-
Cotidianoem 26/01/2021 13:49
Paulo Câmara anuncia calendário de pagamento do 13º do Bolsa Família de Pernambuco
-
Mata Sulem 26/01/2021 11:20
Hospital Regional de Palmares tem 15 pacientes internados na Ala Covid, sendo 7 em leitos de UTI
-
Brasilem 26/01/2021 21:31
Brinquedo trava e deixa pessoas de cabeça para baixo a 18m de altura
-
Brasilem 26/01/2021 13:56
Governo Bolsonaro gastou mais de R$ 15 milhões com leite condensado em 2020
-
Pernambucoem 27/01/2021 19:19
Leilão online do Detran-PE terá 376 veículos com lance inicial a partir de R$ 100
-
Brasilem 27/01/2021 07:51
Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir desta quarta-feira
-
Brasilem 26/01/2021 10:38
Governo Federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
-
Brasilem 26/01/2021 10:17
Mesmo com vacina, máscaras e isolamento são essenciais