Cotidiano
Oito municípios da Mata Sul aderem ao Pacto pela Segurança do governo do estado
Evento contará com prefeitos de Água Preta, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Maraial, Palmares, Xexéu e Cortês
Por meio de uma iniciativa que tem o objetivo de reduzir os índices de criminalidade em todas as regiões do Estado, mais oito municípios, na Mata Sul, deverão aderir ao Pacto dos Municípios pela Segurança Pública. O ato de assinatura do Termo de Cooperação Técnica acontecerá às 10h da próxima sexta-feira (7), na Casa de Recepções Emília Bezerra Medeiros, BR-101, no anexo do Hotel Poeta dos Palmares. Evento acontecerá com presença de promotores e dos prefeitos dos municípios de Água Preta, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Maraial, Palmares, Xexéu e Cortês.
Para o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, que juntamente com o promotor de justiça Paulo Augusto de Freitas, idealizou o Pacto dos Municípios, o termo funciona a partir da conscientização dos gestores municipais sobre a responsabilidade que todos têm com a segurança pública. Segundo ele, não é só do Estado a responsabilidade pela segurança, cabendo a cada município dar sua contribuição no processo.
O Termo de Cooperação Técnica a ser firmado pelos prefeitos prevê, no primeiro ciclo de seis meses, a implementação de cinco dos dez eixos especificados no Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, sendo três deles obrigatoriamente classificados como essenciais. Os eixos essenciais são o cumprimento da lei estadual do Perímetro de Segurança Escolar, melhoria na iluminação pública nas áreas urbanas e rurais, instalação de câmeras e sistema de monitoramento, implementação do programa Pernambuco contra o crack, criação da guarda municipal e implementação do programa de liberdade assistida.
Já os eixos definidos como opcionais são cadastramento e controle de bares, restaurantes, boates e casas de show, ações preventivas nos grandes eventos, estruturação dos Conselhos Tutelares e criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Em contrapartida, o município que aderir ao programa será avaliado ao final de seis meses e receberá um certificado nas classes ouro, prata ou bronze, dependendo dos resultados alcançados.
Já haviam aderido ao Pacto os municípios de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), Cachoeirinha, Caruaru e São Caetano (Agreste Central), Ingazeira (Sertão do Pajeú), Cabrobó (Sertão do São Francisco) e Ibimirim (Sertão do Moxotó).
Brasil
Anvisa aprova uso emergencial de vacina de Oxford e da Coronavac
Ainda faltam os votos de outros dois diretores. A reunião que segue em andamento.
O diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Alex Machado Campos, terceiro a votar na análise de liberação de uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac neste domingo (17), deu parecer favorável à utilização emergencial dos imunizantes no país. Com a decisão, as vacinas poderão ser aplicadas na população brasileira.
Para a liberação do uso emergencial dos imunizantes eram necessários três votos dos cinco possíveis na diretoria da Anvisa. Antes, Romison Rodrigues Mota e Meiruze Freitas, relatora da solicitação, já haviam dado o parecer favorável; mais dois diretores apresentarão suas análises.
A diretora da Anvisa Meiruze Freitas, relatora dos pedidos de uso emergencial das vacinas, foi a primeira a votar neste domingo, e deu parecer favorável à aprovação do uso emergencial temporário dos imunizantes.
“Ressalvadas algumas incertezas pelo estágio das vacinas em desenvolvimento, os benefícios das duas candidatas superam os riscos e ambas atendem os critérios de eficácia e segurança”
Meiruze Freitas, diretora da Anvisa e relatora da análise dos pedidos. Ainda faltam os votos de outros dois diretores. A reunião que segue em andamento.
Os votos seguiram as recomendações de três áreas técnicas da Anvisa: a Gerência-Geral de Medicamentos, a Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos e a Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.
Em suas recomendações, as áreas técnicas afirmam que aprovaram o uso, mas que será preciso acompanhar a evolução das duas vacinas.
Análise da eficácia das vacinas
O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, disse que, apesar da falta de dados sobre as vacinas, o uso das mesmas teria benefícios pelo estágio da pandemia no Brasil e ausência de uma alternativa terapêutica contra a Covid-19.
A área técnica do órgão regulador recomendou neste domingo a aprovação do uso emergencial das duas vacinas. Nos dois casos, a recomendação foi para aprovação com monitoramento das “incertezas e reavaliação periódica” dos dados o imunizante.
A eficácia geral da vacina de Oxford/AstraZeneca é de 70,42%, calculou a agência. O dado considera mais de uma forma de aplicação e intervalo entre doses. No Brasil, com duas doses, a eficácia ficou em 62%. No caso da Coronavac, a eficácia calculada é de 50,39%.
Mendes apontou ainda uma série de lacunas de dados para comprovar que o produto importado da Índia é equivalente ao que a AstraZeneca pretende, no futuro, registrar no Brasil. “Pode constituir produtos diferentes, ainda que possuam categorias similares”, disse.
Mendes afirmou também que há dúvidas sobre a eficácia dos imunizantes na população acima de 65 anos e sobre resultados do uso de doses mais baixas ou da aplicação de apenas uma dose.
Mendes ainda afirmou que os dados não permitem conclusões sobre a eficácia na forma mais grave da doenças. “Existe tendência favorável à proteção, mas precisamos acompanhar mais de perto.”
*Com informações do Estadão Conteúdo
Cotidiano
Policial militar comete suicídio após matar homem a tiros no Agreste
O PM estava bebendo com os amigos e teria assassinado a vítima usando a própria arma.
Um policial militar cometeu suicídio depois de matar um homem a tiros na tarde do último sábado (16), na cidade de Camocim de São Félix, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a polícia, o PM tinha 24 anos e estaria bebendo com os amigos no Bairro Novo.
As testemunhas informaram à polícia que o policial militar teria ido ao banheiro da casa em que estava com os amigos e, ao retornar, atirou com a própria arma na vítima, de 37 anos. Em seguira, o PM se dirigiu até a cozinha e tirou a própria vida.
Investigação
A Polícia Civil foi chamada para atender à ocorrência junto ao Instituto de Criminalística (IC). Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.
A causa do ocorrido ainda é desconhecida e a polícia deve investigar o caso. Familiares do PM chegaram a afirmar que ele estava apresentando sintomas de início de depressão.
*Com informações NE10 Interior.
Cotidiano
Prefeito do Recife, João Campos, testa positivo para Covid-19
O chefe do executivo municipal relatou que desde o início da pandemia vem realizando periodicamente testes para diagnosticar o coronavírus.
O prefeito do Recife, João Campos, anunciou em suas redes sociais que testou positivo para a Covid-19. Através de um vídeo divulgado no sábado (16), o gestor afirma que está assintomático e permanece em isolamento na sua residência.
O chefe do executivo municipal relatou que desde o início da pandemia vem realizando periodicamente testes para diagnosticar o coronavírus. Na sexta-feira (15), João Campos fez mais um exame que, segundo ele, deu negativo, mas a contraprova, realizada neste sábado, deu positivo.
“Ao longo da pandemia, eu fiz vários exames para testar o coronavírus. Todos deram negativo, nunca apresentei sintomas ao longo desse período inteiro. Ontem eu fiz mais um, deu negativo, e a contraprova, de hoje, deu positivo. Então, eu testei positivo para coronavírus, estou sem sintomas, estou bem, estou isolado em casa e vou seguir assim pelos próximos dias, seguindo as recomendações médicas”, disse.
Nessa sexta-feira (15), a deputada federal Tábata Amaral também divulgou em suas redes sociais que testou positivo para Covid-19. Tábata é noiva de João Campos e acompanhou de perto toda a campanha para a prefeitura do Recife. “Estou bem e em casa, respeitando todas as recomendações médicas e de isolamento, e também cancelei as próximas agendas presenciais”, compartilhou a deputada em seu Twitter.
No vídeo publicado em seu Instagram, João Campos também comentou sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Recife. Ele afirmou que “na próxima semana a cidade estará pronta” para vacinar a população, esperando apenas “o Ministério da Saúde mandar as vacinas. “Nossa infraestrutura já está toda pronta”, disse.
Covid em Pernambuco
No sábado (16) o estado confirmou mais 1.450 novos casos da Covid-19 e mais 29 mortes. Com isso, Pernambuco totaliza 240.605 casos confirmados e 9.993 mortes pela Covid-19, espalhadas pelos 184 municípios pernambucanos.
*Com informações Diário de Pernambuco.
-
Brasilem 16/01/2021 15:34
PE: São José da Coroa Grande, Barreiros e outras 7 cidades perdem prazo e não irão receber recursos da Lei Kandir
-
Entretenimentoem 16/01/2021 15:14
Mayra Cardi fala de seu relacionamento atual com Arthur Aguiar e diz que perdoou
-
Brasilem 16/01/2021 18:05
Saúde pode iniciar vacinação com Coronavac, imunizante que Bolsonaro afirmava que não seria comprado
-
Cotidianoem 17/01/2021 14:13
Policial militar comete suicídio após matar homem a tiros no Agreste
-
Palmaresem 16/01/2021 18:22
Estoques de oxigênio devem ser informados todos os dias por hospitais públicos e privados, diz Cremepe
-
Cotidianoem 17/01/2021 13:33
Globo é condenada a indenizar participante do Caldeirão
-
Cotidianoem 17/01/2021 14:03
Operação prende PMs e apreende 1,5 tonelada de cocaína, fuzis, pistolas e centenas de balas em Recife
-
Brasilem 17/01/2021 10:37
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer