Palmares
‘Os próximos dias serão determinantes;a doença vai chegar também ao Interior’, adverte Secretário de Saúde
Alerta feito pelo gestor estadual da Saúde, André Longo, foi acompanhando do apelo para cumprir isolamento social

Em entrevista coletiva no fim da tarde desta quarta-feira (1º), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, foi categórico ao reafirmar a necessidade de isolamento social neste período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
No momento, ainda são vistas muitas pessoas nas ruas, sobretudo em bairros populares da Região Metropolitana do Recife e em municípios do Interior, contrariando as recomendações sanitárias e os apelos dos gestores públicos para que as pessoas saiam de casa apenas em caso de extrema necessidade.
Segundo Longo, a curva de aceleração dos casos de infecção pelo novo coronavírus no Estado ainda caminha em uma demanda possível de ser absorvida pelo sistema de saúde local. Mas, os próximos dias serão determinantes para desenhar o cenário do mês de abril, para o qual é estimada uma sobrecarga no serviço.
“Ainda estamos em um período crítico para conter a escalada da epidemia. É importante que as pessoas se conscientizem. Há relatos de que no Interior as pessoas estão mais relaxadas. A doença vai chegar também ao Interior. É questão de tempo. Ela já está em algumas cidades. Esses dias de agora serão determinantes para o decorrer do mês de abril. É muito importante manter o esforço, reforçar as medidas de isolamento social, de higiene e etiqueta respiratória, a proteção com os idosos e doentes crônicos, alertou o gestor estadual.
Segundo Longo, o governo trabalha para ampliar a capacidade de leitos de média e alta complexidade nas principais cidades das macrorregiões do Estado. “Assumimos o compromisso de instalar mil novos leitos, entre Capital e Interior. Todas as estruturas do governo estão voltadas para isso. O Recife está adotando a estratégia de estruturas anexas (a hospitais e policlínicas) na Capital e queremos usar isso também nas sedes das três macrorregiões, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina.”
A Unidade de Pronto Atendimento Especializado de Petrolina abriu dez leitos exclusivos para pacientes da Covid-19 nesta quarta-feira (1º). “Ao longo das próximas semanas, serão abertos novos leitos, chegando a um total de 100, sendo 20 de UTI, prometeu Longo.
“Outras UPAEs serão usadas também, como a de Goiana (Mata Norte). Inclusive, deixo nosso agradecimento à Fiat Crysler, que esta fazendo esforços para equipar leitos daquela região. O governo também está atuando para equipar Serra Talhada, na área do Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam). Um belo exemplo foi dado pela Prefeitura de Toritama, que abriu nesta quarta um hospital de campanha para atender casos suspeitos e confirmados. Aproveito e falo para os municípios que têm acima de 100 mil habitantes que sigam esse exemplo e também busquem ampliar leitos, completou.
Cotidiano
Novo lote com 1.410 doses da vacina contra covid deve chegar em Palmares
Pernambuco recebeu mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19.
Uma nova remessa de doses das vacinas contra a covid-19 deve chegar à Palmares, na Mata Sul nos próximos dias, isso porque o 13º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na madrugada da última sexta-feira (16).
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou das novas doses recebidas em Pernambuco, 102.400 são de CoronaVac/Butantan e 152.750 de Oxford/AstraZeneca. Com esse novo quantitativo, o estado totalizou 2.276.080 doses de imunizantes contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz.
Nesta etapa da campanha, devem ser imunizadas pessoas a partir dos 60 anos de idade (de acordo com o município), idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde e trabalhadores de forças de segurança e salvamento.

(Foto: Reprodução/PortalPE10)
Cotidiano
Boletim: Duas novas mortes por Covid-19 são registradas em Palmares
Número de óbitos pela doença na cidade subiu para 96. Município tem 3.138 casos confirmados de coronavírus, de acordo com a prefeitura.
Duas novas mortes causadas por coronavírus foram registradas em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Com isso, o número de óbitos pela doença na cidade subiu para 96. As informações foram passadas pela prefeitura na noite de sexta-feira (16).
Estas duas mortes ainda serão contabilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o último boletim epidemiológico, mais 03 pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 em Palmares, elevando o número de casos para 3.138 no município.
Deste total, 2.089 pacientes já são considerados curados.
Cotidiano
Palmares inicia processo de municipalização do trânsito
Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.
O Prefeito de Palmares, Junior de Beto (PP) recebeu nesta sexta-feira o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Barbosa. Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.
O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.
De acordo com presidente do Conselho Estadual de Trânsito, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.
O próximo passo é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.
Para o prefeito de Palmares, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização.
Neste primeiro momento será realizado, atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade.
-
Pernambucoem 16/04/2021 13:49
Padrasto mata enteada de 12 anos e se suicida em carro em PE, diz polícia
-
Cotidianoem 16/04/2021 17:13
Palmares inicia processo de municipalização do trânsito
-
Brasilem 17/04/2021 12:51
Vídeo: Crianças eram usadas em ritual de sacrifício para “acabar” com pandemia no Pará
-
Pernambucoem 17/04/2021 19:55
Suspeito de matar delegado em Jataúba é morto a tiros dentro de ambulância do Samu, em Caruaru
-
Cotidianoem 17/04/2021 07:25
Caixa avalia antecipar mais parcelas do auxílio emergencial; veja calendários completos
-
Cotidianoem 16/04/2021 08:29
Acidente entre dois caminhões deixa motorista ferido na PE-085, em Ribeirão
-
Cotidianoem 17/04/2021 11:38
Homem é executado com vários tiros na cabeça em Barreiros
-
Pernambucoem 17/04/2021 14:33
Morre delegado baleado ao cumprir mandado de prisão em Jataúba,PE