Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Paciente denuncia situação precária do atendimento no Hospital Getúlio Vargas

Vendedor também denunciou um esquema de aluguel de macas na unidade de saúde

Avatar

Publicado

Falta de insumos, medicamentos, macas, leitos, médicos e longas tempos de espera por atendimento. Essa é a situação do Hospital Getúlio Vargas (HGU), situado na avenida General San Martin, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, e que foi mostrada através de uma denúncia feita por um leitor do FolhaPE. As imagens foram enviadas na manhã desta segunda-feira (26).

O vendedor Cleiton Douglas Lemos dos Santos, de 35 anos, foi até a unidade de saúde no dia 15 de maio, por conta de uma erisipela em uma das pernas, e se deparou com a precariedade dos serviços oferecidos no local. Além de esperar mais de 12 horas sentado em uma cadeira de rodas que nem pneu tinha, o paciente relatou que faltavam medicamentos, médicos, leitos e macas no hospital. “Depois que esperei esse tempo todo pra tomar a injeção, a enfermeira disse que não tinham mais seringas, caso fosse necessário ser aplicada outra dose”, explanou.

Ele denunciou também que só conseguiu ser transferido da cadeira de rodas para uma maca, depois que pagou a quantia de R$ 20 a um funcionário. “Uma enfermeira chegou pra mim e me deu o ‘toque’ que tinha um maqueiro lá que conseguia um lugar melhor pra ficar, no caso uma maca, mas só que pra isso, eu tinha que pagar. É um absurdo, eu sei, mas não podia mais esperar naquela cadeira de rodas desconfortável, porque estava sentindo muita dor”, disse.

Nas imagens é possível observar pacientes deitados em macas numa espécie de leito improvisado, que fica em um dos corredores da unidade de saúde. O HGV realiza mensalmente mais de 2 mil atendimentos na emergência e outros 12 mil no ambulatório; dispõe de 445 leitos, 17 salas no centro cirúrgico, 31 leitos de UTI e conta com o apoio de 2, 555 mil funcionários.

 Confira na íntegra a nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde, a cerca da situação do HGV:

“O Hospital Getúlio Vargas (HGV) reconhece que está atendendo uma grande demanda de pacientes, mas que todos estão sendo assistidos com o cuidado médico necessário. A lotação existe porque o hospital acolhe todos os doentes, mesmo quando não dispõe de leitos suficientes. Atualmente, a situação é agravada porque a emergência do hospital está em reforma e os pacientes foram transferidos para outro setor, com espaço reduzido. Quando a emergência nova for inaugurada, até o final do ano, o Getúlio passará de 50 para 100 leitos no setor, aumentando sua capacidade de atendimento e também possibilitando mais conforto aos doentes.

O Hospital esclarece ainda que está abastecido de insumos e que as escalas de profissionais estão completas. Também é importante alertar que todos serviço prestado pelo HGV, como em todo o SUS, é gratuito. Então, se a população flagrar algum funcionário cobrando qualquer quantia, deve anotar o nome e denunciar, de imediato, à direção do hospital ou à Ouvidoria da Saúde, pelo 0800-2862828 (o anonimato é resguardado). De posse de informações e da comprovação dos fatos, o responsável será punido não somente administrativamente, como denunciado à Polícia”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Amigos e parentes pedem orações para Genésio Cavalcanti, que segue internado na UTI com Covid

O Poeta precisou ir para o leito de tratamento intensivo na segunda-feira (18).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Amigos e parentes usaram as redes sociais para desejar melhoras ao poeta, cronista, contista e aforista, Genésio Cavalcanti, 61 anos , internado no Hospital Regional de Palmares (HRP), após complicações causadas pela Covid-19.

O artista, deu entrada no hospital e precisou ir para um leito de UTI (Unidade de terapia intensiva) na segunda-feira (18) de acordo com informações divulgada nas redes sociais.

Genésio é autor de várias obras como Noites Ensolaradas, Poéticas de Amor, Alma de Poeta e Tempo de Amar.

O cantor Marquinhos Cabral, pediu orações aos seus seguidores em seu perfil em uma rede social. “Caríssimos amigos bom dia. Venho aqui pedir orações pela saúde de meu cunhado O POETA Genésio Cavalcanti. O mesmo encontra-se internado na UTI do HRP. Foi diagnosticado com covid19 e necessita de orações nesse momento.”, escreveu.

PERNAMBUCO COVID-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (20/01), 1.770 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 53 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.717 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 244.814 casos confirmados da doença, sendo 30.437 graves e 214.377 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 209.502 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.822 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 190.680 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 39 novos óbitos (22 masculinos e 17 femininos), registrados entre os dias 30/11/2020 e 18/01/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Araripina (2), Cabo de Santo Agostinho (1), Camaragibe (1), Caruaru (2), Cupira (1), Escada (1), Frei Miguelinho (1), Garanhuns (2), Goiana (1), Jataúba (1), Olinda (3), Ouricuri (1), Petrolina (1), Recife (16), Ribeirão (1), São Caitano (1), São José da Coroa Grande (1), São Lourenço da Mata (1) e Terra Nova (1). Com isso, o Estado totaliza 10.098 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 21 e 92 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (1), 40 a 49 (3), 50 a 59 (4), 60 a 69 (7), 70 a 79 (14) e 80 ou mais (9). Do total, 33 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (14), diabetes (13), hipertensão (10), obesidade (8), tabagismo/histórico de tabagismo (4), doença respiratória (4), doença hepática (2), câncer/histórico de câncer (2), AVC (2), doença renal (1), etilismo/histórico de etilismo (1), doença neurológica (1) e imunossupressão (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.

Continuar Lendo

Cotidiano

Vacinas chegam a 100% dos municípios Pernambucanos

Primeira fase beneficiará idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas, índios aldeados e trabalhadores da linha de frente do enfrentamento da Covid-19.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Todas as cidades de Pernambuco estão em posse das vacinas, destinadas para essa primeira etapa da vacinação contra a Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (20), cinco cidades da Mata Norte fizeram a retirada do imunizante na XII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Goiana, totalizando os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. As doses estavam disponíveis para retirada desde a última terça (19).

“Reforço a importância de todos seguirem as recomendações pactuadas para beneficiar, neste primeiro momento, os idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas, índios aldeados e os trabalhadores de saúde de UTI e enfermarias Covid ou, de acordo com a realidade de cada cidade, a gradação de serviços que atuam na linha de frente do enfrentamento”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

.:: Leia também: Vacinação contra a covid-19 já começa em cidades da Mata Sul

.:: Leia também: Saiba quantas vacinas da Covid-19 são destinadas a cada município da Mata Sul

O secretário também destacou a agilidade da entrega das vacinas para todas as 12 Geres, 18 horas após a chegada da primeira remessa do Ministério da Saúde. “Isso ratifica a expertise que ganhamos ao longo de diversas campanhas de vacinação e o trabalho dedicado das nossas equipes para começar com agilidade a proteção dos pernambucanos contra o novo coronavírus”, afirmou.

O gestor ainda reforçou o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), incluindo servidores das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, para garantir a segurança das entregas.

*Com informações Portal Folha de Pernambuco.

Continuar Lendo

Cotidiano

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Kamala Harris fez o juramento e é a nova vice-presidente do país

Redação PortalPE10

Publicado

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos – (Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP)

O democrata Joe Biden tomou posse, nesta quarta-feira (20), como 46º presidente dos Estados Unidos, em cerimônia marcada pela pandemia e ausência de seu antecessor Donald Trump, que deixou Washington poucas horas antes para a Flórida.

Biden, de 78 anos, prestou juramento às 11h50 (hora de Washington; 13h50 em Brasília) perante o presidente da Suprema Corte, John Roberts, em cerimônia solene diante do Capitólio.

O ato foi marcado pela pandemia e pelas fortes medidas de segurança após a tomada do prédio do Congresso no último dia 6 de janeiro.

“Hoje é um dia de história e esperança. Hoje é o dia dos Estados Unidos. A democracia prevaleceu”, disse Biden em seu discurso de posse, no qual pediu a “unidade” do país e prometeu ser o presidente de todos os americanos.

No discurso, o democrata ainda afirmou que irá defender a constituição, a democraria e os Estados Unidos. “Darei a vocês tudo o que posso a serviço do povo. Juntos, construiremos uma história de luz e não de sombras, de decência, de dignidade e de amor”, disse Biden.

Os Estados Unidos enfrentam “a ascensão do extremismo político, a supremacia branca, o terrorismo doméstico, que é algo que devemos enfrentar e que vamos derrotar”, disse Biden

Pouco antes do juramento de Biden, Kamala Harris foi empossada como a primeira vice-presidente dos Estados Unidos, tornando-se também a primeira pessoa negra de origem indiana a ocupar o cargo.

Harris, de 56 anos, prestou juramento com uma mão na Bíblia perante a progressista juíza da Suprema Corte Gloria Sotomayor, que foi a primeira latina a ser eleita magistrada do tribunal superior.

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (Foto: Saul Loeb/AFP)

Entre os juramentos, houve a apresentação das cantoras Lady Gaga, que cantou o hino dos Estados Unidos, e Jennifer Lopez.

*Com informações AFP

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.