Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Pacientes no chão e corredores lotados no Hospital Getúlio Vargas

Uma das sete emergências da Região Metropolitana do Recife, o HGV é referência em ortopedia

Avatar

Publicado

Pacientes amontoados em cadeiras velhas, macas quebradas e deitados no chão. Profissionais entre a prioridade da urgência e a angústia das vidas em atendimento. A noite do último domingo na emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, é o reflexo de um sistema de saúde pública deficitário. Atordoados com a cena que se repete todo fim de semana desde o fechamento de parte da emergência para ampliação, técnicos de enfermagem da unidade resolveram denunciar nas redes sociais os problemas enfrentados.

Uma das sete emergências da Região Metropolitana do Recife, o HGV é referência em ortopedia. Motivo que leva ao local uma infinidade de acidentados de motocicleta. No domingo, eles lotavam a emergência. Junto a eles, pacientes com trombose, em triagem, observação, no setor de graves ou precisando apenas de limpeza. Entre internados e em observação, 82 vidas contadas a dedo pelos quatro técnicos de enfermagem para realizar todos os procedimentos. A situação de dificuldade indignou o técnico de enfermagem Anderson Souza, 29, que fez um desabafo no facebook.

Foto: Anderson Souza/Divulgação

“É inaceitável que umas das maiores emergências de Pernambuco esteja nessas condições há vários anos e nada se faz para melhorar. Sem estrutura, funcionários cada vez mais revoltados e humilhados improvisam para atender os pacientes”, postou. Segundo ele, a situação se agravou com a reforma, que começou há sete meses e deverá ser concluída neste ano, duplicando a quantidade de leitos de 50 para 100. “O regulamento do nosso conselho diz que podemos atender, no máximo, cinco ou seis pacientes de uma vez em clínica médica”, diz. 

O Conselho Regional de Medicina afirma que reuniões já foram realizadas com a direção do hospital e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para amenizar os efeitos da obra. “O HGV recebe muitos pacientes vítimas de acidente de moto. A demanda é alta. A sala de recuperação está funcionando como uma grande enfermaria, e o quadro de profissionais é insuficiente. Mas o problema não é só lá, é generalizado nas outras grandes emergências”, ressalta o vice-presidente do conselho, André Dubeux.

Em nota, a SES reconheceu a alta demanda de pacientes na emergência no domingo e disse que ela foi motivada pelos acidentados de trânsito. Mas garantiu que estava com as escalas de plantão completas, com 20 médicos, cinco enfermeiras e mais de 20 técnicos de enfermagem. No dia, foram realizados 21 procedimentos cirúrgicos. A direção garantiu que realizou visitas das equipes multidisciplinares para agilizar os procedimentos.

Informações DP

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Caixa avalia antecipar mais parcelas do auxílio emergencial; veja calendários completos

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Guilherme Dionizio/Folhapress)

A Caixa Econômica Federal avalia antecipar as próximas parcelas do auxílio emergencial 2021. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16) pelo presidente do banco, Pedro Guimarães.

“A partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos ciclos 2, 3 e 4. Será como foi feito agora, onde primeiro publicamos o calendário, vimos como foi a dinâmica do pagamento, percebemos que estávamos indo bem e, aí, antecipamos”, afirmou Guimarães.

Na quinta (15), durante live com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente da Caixa já havia anunciado a antecipação das datas para saques e transferências a outros bancos da primeira parcela do auxílio.

O adiantamento não vale para beneficiários do Bolsa Família, que recebem o auxílio a quem têm direito no calendário normal de pagamentos do programa.

Com a mudança anunciada pela Caixa, os trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico nascidos em janeiro poderão transferir ou sacar os valores das poupanças sociais digitais a partir do dia 30 de abril. Antes, o saque só seria possível no dia 4 de maio.

A antecipação permite, ainda, que todos os beneficiários possam realizar transferências e saques da primeira parcela até o dia 17 de maio. No calendário anterior, a última data de saque estava prevista para ter início no dia 4 de junho.

No caso do crédito na poupança social digital, que teve início em 6 de abril, houve a antecipação de duas datas. O depósito no Caixa Tem para nascidos em novembro e em dezembro passou dos dias 29 e 30 de abril, respectivamente, para os dias 28 e 29.

Auxílio emergencial 2021 | Trabalhadores informais

As datas abaixo são destinadas ao pagamento de quatro parcelas para beneficiários inscritos pelas plataformas digitais da Caixa em 2020 ou selecionados através do Cadastro Único.

1ª Parcela

Nascidos em Depósito no Caixa Tem (Crédito na poupança social digital) Saque em dinheiro ou transferência para outros bancos
Janeiro 6 de abril 30 de abril
Fevereiro 9 de abril 3 de maio
Março 11 de abril 4 de maio
Abril 13 de abril 5 de maio
Maio 15 de abril 6 de maio
Junho 18 de abril 7 de maio
Julho 20 de abril 10 de maio
Agosto 22 de abril 11 de maio
Setembro 25 de abril 12 de maio
Outubro 27 de abril 13 de maio
Novembro 28 de abril (nova data de crédito) 14 de maio
Dezembro 29 de abril (nova data de crédito) 17 de maio

2ª Parcela

Nascimento Depósito no Caixa Tem Saque em dinheiro
Janeiro 16 de maio 8 de junho
Fevereiro 19 de maio 10 de junho
Março 23 de maio 15 de junho
Abril 26 de maio 17 de junho
Maio 28 de maio 18 de junho
Junho 30 de maio 22 de junho
Julho 2 de junho 24 de junho
Agosto 6 de junho 29 de junho
Setembro 9 de junho 1º de julho
Outubro 11 de junho 2 de julho
Novembro 13 de junho 5 de julho
Dezembro 16 de junho 8 de julho

3ª Parcela

Nascimento Depósito no Caixa Tem Saque em dinheiro
Janeiro 20 de junho 13 de julho
Fevereiro 23 de junho 15 de julho
Março 25 de junho 16 de julho
Abril 27 de junho 20 de julho
Maio 30 de junho 22 de julho
Junho 4 de julho 27 de julho
Julho 6 de julho 29 de julho
Agosto 9 de julho 30 de julho
Setembro 11 de julho 4 de agosto
Outubro 14 de julho 6 de agosto
Novembro 18 de julho 10 de agosto
Dezembro 21 de julho 12 de agosto

4ª Parcela

Nascimento Depósito no Caixa Tem Saque em dinheiro
Janeiro 23 de julho 13 de agosto
Fevereiro 25 de julho 17 de agosto
Março 28 de julho 19 de agosto
Abril 1º de agosto 23 de agosto
Maio 3 de agosto 25 de agosto
Junho 5 de agosto 27 de agosto
Julho 8 de agosto 30 de agosto
Agosto 11 de agosto 1º de setembro
Setembro 15 de agosto 3 de setembro
Outubro 18 de agosto 6 de setembro
Novembro 20 de agosto 8 de setembro
Dezembro 22 de agosto 10 de setembro
Continuar Lendo

Cotidiano

Palmares inicia processo de municipalização do trânsito

Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O Prefeito de Palmares, Junior de Beto (PP) recebeu nesta sexta-feira o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Barbosa. Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.

De acordo com presidente do Conselho Estadual de Trânsito, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.

O próximo passo é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.

Para o prefeito de Palmares, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização.

Neste primeiro momento será realizado, atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade.

Continuar Lendo

Cotidiano

Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador na tomada em Pernambuco

Caso está sendo investigado pela polícia.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto ilustrativa de bebê – (Foto: Pexels)

Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado nessa quinta-feira (15) após morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.

Caso está sendo investigado

De acordo com a Delegacia de Araçoiaba, a criança estava com a mãe em casa quando sofreu o choque. O caso está sendo investigado pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. As informações são do NE10.

O corpo do bebê foi encaminhado para ser periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O pai do menino foi ao local para reconhecer o corpo.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.