Nos siga nas redes sociais

Mundo

Papa Francisco é vacinado contra a Covid-19 no Vaticano

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Stringer/Vatican Media/AFP)

O Papa Francisco, de 84 anos, recebeu a vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira (13), no primeiro dia da campanha de vacinação organizada no Vaticano, informaram fontes da imprensa próximas ao pontífice argentino.

O papa foi vacinado “em um setor do átrio do Salão Paulo VI, especialmente preparado” para a aplicação das vacinas, garantiram o jornal argentino La Nación e a revista jesuíta American Jesuit Review America.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou o início da campanha de vacinação para os quase 5.000 residentes e funcionários do Vaticano.

O pontífice “recebeu a vacina da Pfizer/BioNTech e foi um dos primeiros a ser imunizado”, reportou o jornal argentino.

Francisco recebeu a primeira dose da vacina e, em três semanas, receberá a segunda, como prevê o imunizante para a covid-19. Nenhuma foto foi divulgada até agora.

Vários prelados, bispos e cardeais contraíram o vírus nos últimos meses, incluindo o cardeal Crescenzio Sepe, arcebispo de Nápoles, que cumpre isolamento após testar positivo para a doença.

O médico particular do papa por cinco anos, Fabrizio Soccorsi, morreu no sábado, aos 78 anos, após “complicações da covid-19”, quando foi “hospitalizado por uma patologia relacionada ao câncer”.

Francisco cancelou todas as suas viagens ao exterior desde o início da pandemia em março de 2020 e questionou a celebração de sua visita ao Iraque, marcada para os próximos 5 a 8 de março.

O Papa emérito Bento XVI, 93 anos, aposentado em um mosteiro dentro do Vaticano, também está entre os primeiros vacinados, segundo seu secretário particular, o arcebispo Georg Gänswein.

Cotidiano

Médico do papa Francisco morre por complicações da Covid-19

PortalPE10 com informações G1

Publicado

O médico pessoal do papa Francisco, Fabrizio Soccorsi, morreu aos 78 anos por complicações da Covid-19, informou o Vaticano neste sábado (9).

Soccorsi, formado em medicina pela Universidade La Sapienza, estava internado havia dias no hospital Gemelli para se tratar de uma “patologia oncológica” — doença relacionada a tumor ou câncer que o Vaticano não detalhou. Ao longo da internação, ele recebeu teste positivo para o novo coronavírus e sentiu sintomas da Covid-19.

O médico trabalhava para o papa desde 2015 e atuou como consultor da Diretoria de Saúde e Higiene do Vaticano, além de especialista do conselho médico da Congregação das Causas dos Santos. Não se sabe quando foi a última vez que Soccorsi esteve com Francisco.

Vacinação
A vacinação contra a Covid-19 no Vaticano deve começar nos próximos dias. A prioridade será dada ao “pessoal de saúde e segurança, idosos e pessoal em contato mais frequente com o público”. Não se sabe, ainda, quando exatamente o papa Francisco, aos 84 anos, receberá o imunizante.

Na vizinha Itália, a vacinação já começou. Estima-se que mais de 500 mil pessoas já tenham recebido a primeira dose da vacina.

Continuar Lendo

Mundo

Governo de Portugal confirma novo lockdown: “Será como março e abril”

Redação PortalPE10

Publicado

Garantir que nada que se refira aos bens essenciais dos portugueses faltarão. Ainda não sabemos detalhes sobre quais os tipos de comércio que irão abrir ou fechar e agora não vale a pena falar“, explicou. “É nossa obrigação reduzirmos ao máximo o contato com as pessoas e sabemos que à medida em que crescem os números de infectados, também há mais possibilidade de cada um de nós nos infectarmos”, declarou.

O decreto ainda precisará ser aprovado em assembleia, mas o governo acredita que será sancionado o mais breve possível.

Portugal já foi um exemplo para outros países no início da pandemia e tem vivido seu pior momento. O país já contabiliza mais 7,7 mil mortes e mais de 476 mil casos da doença e, somente neste sábado, mais 111 mortes foram relacionadas com o vírus e 9.478 novos casos de infecção foram registrados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Continuar Lendo

Mundo

Indonésia confirma queda de Boeing com 62 pessoas a bordo

PortalPE10 com informações G1

Publicado

 

Avião na Indonésia com mais de 50 pessoas a bordo perde contato logo após decolar

Autoridades indonésias confirmaram a queda de um avião neste sábado (9). Um Boeing 737-500 da companhia aérea Sriwijaya Air com 62 pessoas a bordo sumiu dos radares quatro minutos após decolar de Jacarta, capital da Indonésia. O governo confirmou que enviou um navio de resgate para as operações de busca.

Segundo o site especializado FlightRadar24, o avião fazia o voo 182 e perdeu mais de 10 mil pés de altitude em menos de um minuto enquanto rumava à cidade de Pontianak, na ilha de Bornéu. Por volta das 4h40 (de Brasília; 14h40 em Jacarta), o Boeing desapareceu. A viagem duraria cerca de uma hora e 30 minutos.

Em nota, a companhia aérea disse que 56 passageiros e seis tripulantes estavam a bordo. Não há qualquer indício que permita determinar as causas.

Moradores disseram a um jornal local que ouviram um estrondo próximo ao horário que o avião perdeu contato.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.